quarta-feira, 6 de setembro de 2017

UMA EMPRESA AUSTRÍACA DESENVOLVEU O 1º TABLET TÁTEL PARA DEFICIENTES VISUAIS.

UMA EMPRESA AUSTRÍACA DESENVOLVEU O 1º TABLET TÁTEL PARA DEFICIENTES VISUAIS.

Por - Maria Marlen Guimarães de Almeida, RU 1093187
Polo – Vacaria
Data 14/08/2017

Fonte: http://engenhariae.com.br/tecnologia/blitab-e-um-tablet-braille-para-cegos-e-deficientes-visuais/Disponível em: 20/08/2017.

Foi desenvolvido por pesquisadores austríacos, o Blitab, o primeiro tablet para deficientes visuais, que utiliza pequenas bolhas líquidas na tela, que ao tocar, elas transformam em textos, os deficientes visuais são capazes de traduzir palavras e imagens táteis em alto relevo. Porém este aparelho é diferente dos demais que existem no mercado, que geram apenas uma linha por vez, este é capaz de gerar textos inteiros e gráficos em braile.
Esta tecnologia revolucionária irá auxiliar as crianças e jovens com deficiências visuais na alfabetização e no desempenho das atividades escolares de maneira adequada. Ele possui entrada para pendrives, e também poderão acessar a internet.
Nos Estado Unidos uma escola já adquiriu este tablet, com o subsidio do governo, onde foi bem aceito por professores e alunos, a experiência foi com alunos da turma do 1º ano, onde havia alguns com baixa visão, eles estão conseguindo se alfabetizar e desenvolver outras atividades, com a ajuda do professor que se habilitou para mexer nesta ferramenta tecnológica.
Essa tecnologia trouxe a inclusão digital, para os deficientes visuais, eles terão maior motivação para desenvolver sua aprendizagem e consequentemente proporciona autonomia, independência e qualidade de vida e inclusão com os demais. A desvantagem dessa tecnologia está relacionada ao valor, apresentando um preço que torna difícil de ser adquirido.
Vale ressaltar que toda metodologia aplicada em sala de aula demanda aperfeiçoamento por parte dos educando, voltando a olhar para a educação inclusiva e a adaptação a novas tecnologias é imprescindível que os professores se especializem para trabalharem nessa área de entendimento. Ainda uma formação efetiva deve acontecer na escola em que eles atuam partindo das suas reais necessidades.
As tecnologias assistivas são Recursos que vieram para melhorar as dificuldades na vida dos deficientes, e fazer com que eles tenham acesso a escola, ao trabalho e outras atividades e a inclusão social, que em outros tempos não era permitido, nem sequer saírem de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário