domingo, 10 de setembro de 2017

Tecnologia em sala de aula, para Educação Inclusiva.

Tecnologia em sala de aula, para Educação Inclusiva.
Daniele de Almeida - 1920708
Caxias do Sul – RS
10/09/2017
No Brasil existem cerca de 1,0 a 1,5 % de pessoas com deficiência visual, sendo 80% com baixa visão e 20% cegas. ( Raposo e Carvalho 2010).
No estado do Rio Grande do Sul, cidade de Caxias do Sul, a escola Estadual Erico Veríssimo destacou-se com uma tecnologia em sala de aula para alunos inclusos com deficiência visual. O professor Sergio Luis iniciou este trabalho com o aparelho Dosvox para sua disciplina de Português, por volta de 2010, com alunos do 6º ano, 3 alunos são DV (dois cegos e um com baixa visão).
Tem como objetivo a formação do cidadão, a sua preparação para mercado de trabalho e para que seja capaz de reconhecer e lutar por seus direitos e deveres. Porém, para que isso ocorra, o individuo deve ser respeitado tanto nos direitos como nos deveres dentro e fora do ambiente escolar.
O aparelho dosvox, é um sistema operacional de computadores do qual o usuário se comunica por voz, ou seja, pela reprodução dos fonemas em português. A sua tecnologia é totalmente nacional, sendo o primeiro sistema comercial a sintetizar vocalmente textos genéricos na língua portuguesa.
O programa viabiliza o uso dos computadores pelo deficiente visual. Este é composto por:
- Leitor de telas/janelas para DOS e Windows; programas sonoros para acesso a internet; sistema de síntese de voz para língua portuguesa; variados programas de uso geral para deficientes visuais, ( com caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora e outros.); editor e leitor de textos; jogos  de caráter lúdico; ampliador de telas para pessoas com visão reduzida; programas para ajudar a educação de crianças com deficiência visual.
A inclusão do aluno deficiente no ensino, não é simplesmente colocá-lo em uma classe comum, antes disso o professor deve se preocupar em perceber a diversidade e a diferença de cada aluno, também sendo necessário preparar o profissional, seja ela com palestras, cursos, orientações de como utilizar as tecnologias e recursos para o processo de aprendizagem do aluno, ferramentas fundamentais.
A educação inclusiva requer um processo de transformação da escola, tanto no aspecto físico como no didático–pedagógico para que os educando possam ter acesso e oportunidade educativa e social compatível com suas diferenças pessoais. Permitindo ao aluno o desenvolvimento das suas habilidades e potencialidades, sempre que possível.


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