Tecnologia em sala de
aula, para Educação Inclusiva.
Daniele de Almeida
- 1920708
Caxias do Sul – RS
10/09/2017
No
Brasil existem cerca de 1,0 a 1,5 % de pessoas com deficiência visual, sendo
80% com baixa visão e 20% cegas. ( Raposo e Carvalho 2010).
No
estado do Rio Grande do Sul, cidade de Caxias do Sul, a escola Estadual Erico
Veríssimo destacou-se com uma tecnologia em sala de aula para alunos inclusos
com deficiência visual. O professor Sergio Luis iniciou este trabalho com o
aparelho Dosvox para sua disciplina de Português, por volta de 2010, com alunos
do 6º ano, 3 alunos são DV (dois cegos e um com baixa visão).
Tem como
objetivo a formação do cidadão, a sua preparação para mercado de trabalho e
para que seja capaz de reconhecer e lutar por seus direitos e deveres. Porém,
para que isso ocorra, o individuo deve ser respeitado tanto nos direitos como
nos deveres dentro e fora do ambiente escolar.
O
aparelho dosvox, é um sistema operacional de computadores do qual o usuário se
comunica por voz, ou seja, pela reprodução dos fonemas em português. A sua
tecnologia é totalmente nacional, sendo o primeiro sistema comercial a sintetizar
vocalmente textos genéricos na língua portuguesa.
O
programa viabiliza o uso dos computadores pelo deficiente visual. Este é
composto por:
-
Leitor de telas/janelas para DOS e Windows; programas sonoros para acesso a
internet; sistema de síntese de voz para língua portuguesa; variados programas
de uso geral para deficientes visuais, ( com caderno de telefones, agenda de
compromissos, calculadora e outros.); editor e leitor de textos; jogos de caráter lúdico; ampliador de telas para
pessoas com visão reduzida; programas para ajudar a educação de crianças com
deficiência visual.
A
inclusão do aluno deficiente no ensino, não é simplesmente colocá-lo em uma
classe comum, antes disso o professor deve se preocupar em perceber a
diversidade e a diferença de cada aluno, também sendo necessário preparar o
profissional, seja ela com palestras, cursos, orientações de como utilizar as
tecnologias e recursos para o processo de aprendizagem do aluno, ferramentas
fundamentais.
A
educação inclusiva requer um processo de transformação da escola, tanto no
aspecto físico como no didático–pedagógico para que os educando possam ter
acesso e oportunidade educativa e social compatível com suas diferenças
pessoais. Permitindo ao aluno o desenvolvimento das suas habilidades e
potencialidades, sempre que possível.
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