O PODER DE UMA MESA
DIGITAL
Por Diane Stefan - 1267100
Polo – Caxias do Sul
Data: 04/09/2017
|
Fonte:
playtable.com.br
Trabalhar em
instituições escolares nos dias atuais é um grande desafio ainda mais se
falando em ensinar estudantes com algum tipo de deficiência, seja ela física ou
intelectual. Esse desafio vem diminuindo graças às novas tecnologias que estão
surgindo, auxiliando educadores e melhorando o ensino e aprendizagem dos
estudantes.
As tecnologias de
acessibilidade trazem um enorme ganho para as instituições e principalmente aos
estudantes, pois com elas o desenvolvimento e a aprendizagem de coisas do
próprio dia a dia e até mesmo os conteúdos de uma sala de aula são estudados e
superados.
Atualmente em nosso país
o uso de programas para a inclusão vem crescendo, pois muitas empresas estão
desenvolvendo e fazendo testes para ampliar e facilitar a vida de quem necessita
deste tipo de instrumento e também para as
pessoas que utilizam com o fim de ensino.
Uma dessas tecnologias
para a educação inclusiva é a Mesa Digital no qual é utilizada em instituições
escolares, centro de terapias e no lar de quem adquiriu. Sua manipulação é
fácil e pode ser utilizada individualmente ou por mais de uma pessoa. Possui
uma tela que detecta vários tipos de estímulos, não somente o toque humano,
mas, também pode ser conduzidos com panos, objetos de metal e plásticos. A
empresa que iniciou a fabricação pensou em vários detalhes, deixando a mesa
muito adaptada a todas as pessoas de qualquer idade. Ela é feita com material
de plástico e tela de alto desempenho, robusta e adaptada para crianças e
pré-adolescentes.
A mesa pode ser explorada
para diversas áreas do conhecimento, como história, arte, matemática, geografia
e trabalhar a alfabetização. A maneira na qual é utilizada depende do objetivo
proposto, pois pode ser realizadas tarefas, jogos, atividades educativas aonde
os conteúdos existentes no aplicativo são todos de acordo com as diretrizes do
ministério da educação.
Estudantes com diversas
deficiências podem fazer uso desta tecnologia, tendo deficiência motora severa,
deficiência visual, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade,
autismo, síndrome de Down, surdos entre outros. Todas essas deficiências
conseguem utilizar os materiais disponibilizados.
Estruturado para a
educação infantil e ensino fundamental a partir dos três anos de idade, os
jogos e atividades desenvolvem nas crianças a concentração, estimula o
raciocínio lógico, melhora a atenção e a memorização, auxiliando na resolução de
simples problemas do cotidiano dos estudantes.
A professora Ana
Carolina de uma instituição de ensino fundamental, diz que a partir do momento
que a escola fez aquisição da Mesa digital os ganhos que os estudantes tiveram
foram de diversos âmbitos, tanto na parte de ensino como no desenvolvimento e
concentração durante as atividades, pois houve uma fala dos próprios familiares
o quanto a mesa tem auxiliado os estudantes.
Os ganhos reais que os
usuários têm demonstrado foram na evolução da sua alfabetização, melhor autoestima
e atenção para executar as tarefas tanto em sala de aula como no seu dia a dia,
relata a professora que eles querem realizar as tarefas e conseguem com a ajuda
dos próprios colegas. Essa questão da alfabetização conforme Ana Carolina é a
maior conquista com um aluno, pois a mesa traz os conteúdos de acordo com as
diretrizes da educação e esses alunos acabam tendo uma menor defasagem
idade/ano escolar.
A mesa digital é
utilizada pela professora principalmente em disciplinas de português e
matemática, uma vez que ela leciona em turma de primeiro ano e possui na sala
três estudantes incluídos, sendo um com síndrome de down e dois com déficit de
atenção e hiperatividade.
Por ser uma ferramenta
industrializada e produzida em baixa escala a maior desvantagem percebida até o
momento é o custo. Mas, aos poucos vem melhorando devido a grande procura pelos
benefícios que traz, com a sua acessibilidade, facilidade de uso e
aceitabilidade pelas instituições de ensino e pelas próprias famílias de
crianças com alguma deficiência o transformou em um grande auxiliar na educação
e inclusão desses jovens educandos.
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