segunda-feira, 4 de setembro de 2017

O Poder de uma Mesa Digital

O PODER DE UMA MESA DIGITAL
Por Diane Stefan - 1267100
Polo – Caxias do Sul
Data: 04/09/2017




Fonte: playtable.com.br

Trabalhar em instituições escolares nos dias atuais é um grande desafio ainda mais se falando em ensinar estudantes com algum tipo de deficiência, seja ela física ou intelectual. Esse desafio vem diminuindo graças às novas tecnologias que estão surgindo, auxiliando educadores e melhorando o ensino e aprendizagem dos estudantes.
As tecnologias de acessibilidade trazem um enorme ganho para as instituições e principalmente aos estudantes, pois com elas o desenvolvimento e a aprendizagem de coisas do próprio dia a dia e até mesmo os conteúdos de uma sala de aula são estudados e superados.
Atualmente em nosso país o uso de programas para a inclusão vem crescendo, pois muitas empresas estão desenvolvendo e fazendo testes para ampliar e facilitar a vida de quem necessita deste tipo de instrumento e também  para as pessoas que utilizam com o fim de ensino.
Uma dessas tecnologias para a educação inclusiva é a Mesa Digital no qual é utilizada em instituições escolares, centro de terapias e no lar de quem adquiriu. Sua manipulação é fácil e pode ser utilizada individualmente ou por mais de uma pessoa. Possui uma tela que detecta vários tipos de estímulos, não somente o toque humano, mas, também pode ser conduzidos com panos, objetos de metal e plásticos. A empresa que iniciou a fabricação pensou em vários detalhes, deixando a mesa muito adaptada a todas as pessoas de qualquer idade. Ela é feita com material de plástico e tela de alto desempenho, robusta e adaptada para crianças e pré-adolescentes.
A mesa pode ser explorada para diversas áreas do conhecimento, como história, arte, matemática, geografia e trabalhar a alfabetização. A maneira na qual é utilizada depende do objetivo proposto, pois pode ser realizadas tarefas, jogos, atividades educativas aonde os conteúdos existentes no aplicativo são todos de acordo com as diretrizes do ministério da educação.
Estudantes com diversas deficiências podem fazer uso desta tecnologia, tendo deficiência motora severa, deficiência visual, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, autismo, síndrome de Down, surdos entre outros. Todas essas deficiências conseguem utilizar os materiais disponibilizados.
Estruturado para a educação infantil e ensino fundamental a partir dos três anos de idade, os jogos e atividades desenvolvem nas crianças a concentração, estimula o raciocínio lógico, melhora a atenção e a memorização, auxiliando na resolução de simples problemas do cotidiano dos estudantes.
A professora Ana Carolina de uma instituição de ensino fundamental, diz que a partir do momento que a escola fez aquisição da Mesa digital os ganhos que os estudantes tiveram foram de diversos âmbitos, tanto na parte de ensino como no desenvolvimento e concentração durante as atividades, pois houve uma fala dos próprios familiares o quanto a mesa tem auxiliado os estudantes.
Os ganhos reais que os usuários têm demonstrado foram na evolução da sua alfabetização, melhor autoestima e atenção para executar as tarefas tanto em sala de aula como no seu dia a dia, relata a professora que eles querem realizar as tarefas e conseguem com a ajuda dos próprios colegas. Essa questão da alfabetização conforme Ana Carolina é a maior conquista com um aluno, pois a mesa traz os conteúdos de acordo com as diretrizes da educação e esses alunos acabam tendo uma menor defasagem idade/ano escolar.
A mesa digital é utilizada pela professora principalmente em disciplinas de português e matemática, uma vez que ela leciona em turma de primeiro ano e possui na sala três estudantes incluídos, sendo um com síndrome de down e dois com déficit de atenção e hiperatividade.
Por ser uma ferramenta industrializada e produzida em baixa escala a maior desvantagem percebida até o momento é o custo. Mas, aos poucos vem melhorando devido a grande procura pelos benefícios que traz, com a sua acessibilidade, facilidade de uso e aceitabilidade pelas instituições de ensino e pelas próprias famílias de crianças com alguma deficiência o transformou em um grande auxiliar na educação e inclusão desses jovens educandos.


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