terça-feira, 12 de setembro de 2017

SISTEMA DE FM PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

SISTEMA DE FM PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Por :Pollyanna Batalha Magrin
Polo –Vacaria / RS
Data 12/09/2017



Figura 1: imagem tirada do google imagens

O sistema tecnológico FM oferece para estudantes de cinco a 17 anos que utilizam aparelhos auditivos e/ou implante coclear um melhor aprendizado e uma maneira eficiente de comunicação em sala de aula. Este recurso já está disponível pelo SUS.
  A prescrição do Kit de Sistema FM à criança e/ou jovem com deficiência auditiva deverá seguir critérios:

• Possuir deficiência auditiva e ser usuário de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e/ou Implante Coclear (IC);
• Possuir domínio da linguagem oral ou em fase de desenvolvimento;
• Estar matriculado no Ensino Fundamental I ou II e/ou Ensino Médio; e
• Apresentar desempenho em avaliação de habilidades de reconhecimento de fala no silêncio.
O Sistema de FM foi desenvolvido na Suíça e funciona da seguinte forma: o interlocutor utiliza um microfone sem fio que transmite o sinal de fala para um minúsculo receptor de FM, que pode ser conectado a qualquer aparelho auditivo e/ou implante coclear, no qual a transmissão é feita sem fio, via frequência modulada, sendo que fatores ambientais como eco e ruídos não interferem no processo de comunicação. É de extrema importância, para quem tem deficiência auditiva e está numa sala de aula, onde o ambiente é puro ruído no qual a pessoa com DA tem grande dificuldade de entendimento de fala. Algumas de suas vantagens são:
•Supera a questão da distância;
• Fácil adaptação ;
• Melhor Audibilidade;
• Percepção de fala no ruído, eco e distancia;
• Garantia de boa intensidade sempre;
• Ruído de fundo não atrapalha tanto ;
• Som que reflete não vai chegar na mesma intensidade (intensidade sonora não atrapalha o aluno).
Este sistema pode facilitar muito o trabalho do professor, em todas as disciplinas e atividades propostas em sala de aula, permitindo ainda a conectividade com aparelhos de áudio MP3, televisão, GPS. Ampliando assim as possibilidades de inclusão no ambiente escolar resultando em uma melhor adaptação curricular, sendo assim sua única desvantagem é a falta de conhecimento deste meio de comunicação.
A divulgação deste recurso é de grande importância, pois muitos desconhecem o direito que possuem de receber o sistema de FM gratuito. Os pais e professores devem estar alertas e procurar o sistema de saúde para solicitar este recurso tecnológico.
A seguir depoimento de uma usuária do sistema mencionado acima:

NÁTALI HELENA NOVACOSKI, 19 anos.
"Meu nome é Nátali Helena Novacoski, nasci em agosto de 1998, tive a perda  auditiva no hospital por causa da infecção que tive no ouvido. Minha mãe descobriu que eu tinha deficiência auditiva aos 3 anos de idade, porque ela falava de costas e eu não ouvia ela falar comigo, e aí me levou para fazer uma revisão na PróAudi (Centro Auditivo), e lá que então começaram a me acompanhar e conseguindo adquirir aparelho auditivo aos 6 anos de idade. Raramente tive vergonha de usar aparelho auditivo.
No início do ano de 2014, estava cursando segundo ano do ensino médio e técnico em Edificações, comecei usar o sistema FM para melhorar a comunicação da fala do professor(a) para eu escutar claramente dentro da sala de aula sem escutar os ruídos!    
Com o uso desse Sistema FM, obtive um ganho significativo em sala de aula. Minhas necessidades de contato visual com o professor e leitura labial diminuíram, pois com o FM a voz dos mestres chega aos meus ouvidos como se eles estivessem falando ao meu lado, sem a interferência da distância física. Assim, com menos esforço de concentração dedicada ao ato de ouvir, consigo fazer anotações do conteúdo ministrado nas aulas e me canso menos ao final do dia.
E no começo do ano de 2016 com 17 anos comecei a fazer faculdade de Engenharia Civil, e continuo a utilizar sistema FM.”
Mais uma vez, a tecnologia atuando na superação de uma dificuldade!!

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