sexta-feira, 15 de setembro de 2017

SALA DE AULA É SALA DE RECURSOS

Por Jéssica de Oliveira Girotto, 1327945
Polo – Vacaria - RS
Data 23/08/2017


Fonte: Google imagens

“Sala de recursos vira laboratório de inovação para promover a inclusão em MG. Após participar de encontros de formação, educadores de Ipatinga (MG) colocam a mão na massa para criar jogos e materiais que facilitam a aprendizagem de todos”

Um grupo de alunos e professores da Escola Municipal Hugo Duarte Coutinho na cidade Ipatinga (MG) resgataram a vontade de trazer mais inclusão aos alunos com deficiências de sua escola, mostrando que sala de recursos é sala para qualquer um, tendo em vista a INCLUSÃO. Decidiram tornar uma sala de recursos em um laboratório de inovações para facilitar os estudos diariamente de seus colegas e assim inclui-los. 
Para isto precisavam de ajuda, professores tiveram a iniciativa de começar a criar estas inovações para cada tipo de deficiência, trazendo lápis mais acessíveis para os alunos com paralisia cerebral, como tesoura, caneta, borracha, cola, tendo estes materiais maiores ou com a possibilidade de utilizarem da forma que conseguem. Construíram materiais didáticos para os alunos com dificuldades na aprendizagem, autistas, deficientes intelectuais, como: glossário, alfabeto móvel, jogos educativos de word’s e etc, não se esquecendo de vários aplicativos em tablet’s e computadores para a acessibilidade visual e auditiva com seus programas, por exemplo: Liane TTS que é utilizado para aluno com deficiência visual, tendo o usuário e programa como comunicadores para a ação do programa em si.
É notável que nada é difícil se a causa é para um ideal necessário na vida de tantos, pois simples materiais do uso comum para nós é incógnita para eles, ao facilitar a utilidade de um lápis, uma tesoura, o uso da cola, ver com olhos de computadores, sentir e poder escrever sem enxergar, já os fazem sentir-se capazes de aprender melhor e saber que podem a cada dia a ser melhor. Com estas mudanças os tornam capazes de fazer por eles mesmos, assim não precisando de ajuda os tornam mais competentes.
A professora de MG que auxilia no projeto de inovações fala sobre a realidade em que muitos enfrentam e que é a mais pura realidade de muitas escolas, dizia: “Era só eu e o aluno. Não tinha muita interação e troca de ideias com a professora regente”, recorda Nângella. De uns tempos para cá, no entanto, a concepção de desenho universal para a aprendizagem passou a fazer parte da sua rotina, incentivando a busca por múltiplas estratégias e recursos que são acessíveis para todos os alunos. “Hoje os jogos são tirados da sala de recursos e vão para a sala de aula”, conta. Isto mesmo, SAI da sala de recursos, nada fica lá, chega ao certo ponto que a inclusão dele acontecer, e só acontece INCLUINDO.
Na cidade Vacaria – Rio Grande do Sul a Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim América também adota estes procedimentos de mais inclusão, mais inovação, mais tecnologia para o aprendizado das nossas crianças especiais. No dia 05 de Setembro de 2017 a Professora Psicopedagoga e também professora da Sala de Recursos da mesma escola Alexandra Borba contou um pouco sobre a tecnologia inovadora que auxiliam e muito no crescimento da aprendizagem dos educandos da escola. Onde o MEC disponibiliza Computadores com todos os recursos e aplicativos necessários para um bom rendimento do aluno, aplicativos e programas para alunos com deficiência intelectual e auditiva. Ela conta sobre a importância de alguns recursos tecnológicos, pois os mesmos auxiliam na aprendizagem do aluno, com este método acabam saindo do papel, do modo clássico, assim, tornando a aprendizagem  mais atraente aos olhos do educando. Também é comentado pela professora sobre o uso do aplicativo WhatsApp, para alunos surdos, na hora de sua comunicação fora da escola, como um meio de avisos de horários das aulas e até mesmo para a sua comunicação pessoal com os professores quando necessitam, afirma que é muito utilizado pelos alunos inclusos da escola. 
Usando a tecnologia como facilitadora, como um método eficaz, tendo ela como recurso só estaremos utilizando de uma lei que devemos dispor que é a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n°9.394/96, no artigo 59, preconiza que nos sistemas de ensino devem assegurar aos alunos currículo, métodos, RECURSOS e organização específicos para atender às necessidades.
Referências utilizadas para a construção do artigo:Documentação e Leis do MEC para a construção de salas de recursos.

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