segunda-feira, 11 de setembro de 2017

ProDeaf: Uma inovação na comunicação entre ouvintes e surdos

ProDeaf: Uma inovação na comunicação entre ouvintes e surdos

Por Letícia Salvador Tessaro, RU 1341611
Polo Vacaria
Data 11/09/2017

Fonte: Windows Team
Nos dias de hoje, vivendo em nosso mundo globalizado, aonde as informações chegam de uma parte à outra em segundos, uma barreira que ainda encontramos na comunicação é a dificuldade de entendimento entre pessoas ouvintes e pessoas surdas. Essa dificuldade é encontrada especialmente nas escolas, pois geralmente não contam em sua estrutura com um intérprete de LIBRAS, o que dificulta a inclusão de pessoas surdas, assim como torna quase impossível o aprendizado efetivo das mesmas do conteúdo abordado em sala de aula. Todavia, com as inovações que diariamente estão surgindo, ao que tudo indica esta dificuldade pode estar praticamente com os dias contados, se utilizarmos os recursos disponíveis.

Em 2010, na Universidade Federal de Pernambuco, alunos de Ciência da Computação precisaram criar um projeto juntos, porém esbarraram na dificuldade de entendimento entre eles, visto que havia alguns colegas surdos no grupo. Com isso, se juntaram e criou-se então o ProDeaf, um aplicativo tradutor que possibilitou a boa comunicação entre eles.

O ProDeaf é um conjunto de softwares que traduz a voz e o texto para a Língua de Sinais, em LIBRAS (Português) ou ASL (Inglês). A tradução é feita através da voz ou de texto, e é traduzida para a língua de sinais através de um personagem 3D, que é interpreta a LIBRAS. Estão disponíveis algumas versões destes softwares, que podem ser utilizadas na sala de aula. São eles:

·      ProDeaf WebLibras: A partir de um cadastro no site do ProDeaf, onde o administrador que procura esta opção de acessibilidade pode colocar o link do tradutor em seu site. Assim, quando o surdo está acessando este site, e tendo dificuldades de entendimento da Língua Portuguesa, pode acessar o tradutor que, através do link que o personagem 3D estará traduzindo o site para a língua de sinais, a LIBRAS.

·      ProDeaf Web: Para esta versão, não é preciso cadastro, apenas conexão com a internet. Acessando o site do ProDeaf Web, ficam disponíveis as opções de tradutor com o auxílio do personagem 3D e o dicionário de LIBRAS para eventuais consultas de sinais. Ainda, é possível criar um sinal e compartilhar entre os amigos.

·    ProDeaf Móvel: Nesta opção, o aplicativo é instalado no celular, e a partir de então, pode ocorrer a tradução da fala ou do texto para a LIBRAS em questão de segundos. Esta versão, particularmente, proporcionou para os surdos e para os ouvintes uma liberdade maior, pois em qualquer lugar, desde que se disponibilize de internet e do aplicativo instalado, pode-se obter traduções que facilitem a comunicação entre as pessoas.

A Proativa Soluções e Negócios, empresa dos jovens criadores do ProDeaf, ainda conta com mais opções de tradutores como, por exemplo, o ProDeaf Atendimento, voltado para empresas, e o ProDeaf QR Code, que possibilita a tradução das informações de quaisquer textual contidos nos códigos de barras 2D. Porém, como estamos voltados às soluções inovadoras para uso em sala de aula, não vamos nos aprofundar nestas versões.

          Na sala de aula, o ProDeaf em quaisquer de suas versões anteriormente citadas, traz um avanço no ensino para alunos surdos. Com o aplicativo, professores e alunos podem interagir entre si, através da tradução da fala para a LIBRAS, além de oportunizar ao aluno surdo o acesso ao conhecimento, o que seria de muita valia. Uma situação desfavorável que o aluno e a escola podem encontrar é a falta de acesso à internet e também a falta de computadores/celulares para que seja possível esta adaptação.

         Com a tão falada globalização, o que nos resta é lutar para que cada vez mais consigamos a inclusão das pessoas com deficiências para que, se iniciando na escola, possamos criar uma sociedade justa e igualitária entre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário