terça-feira, 5 de setembro de 2017

AGORA SIM

AGORA SIM

Romilda de Almeida, 1944874
Caxias do Sul
26/08/2017



Fonte: playmove

            Ana Paula tem 10 anos, estuda na escola municipal São Patrício no  primeiro ano do turno da manhã. A mãe, com auxílio de toda família comprou um carro com desconto, o qual é adptado para o transporte da Ana Paula. A família engajou-se nesta aquisição pois desejavam que a filha tivesse a mesma oportunidade que as outras crianças.
            Ana Paula tem coordenação motora bem reduzida e conceituada perda auditiva, também não fala devido ao seu diagnóstico de paralisia cerebral.
            Sua escola, no entanto, nesse último mês adquiriu diversos aplicativos tecnológicos e um deles, em especial, atendeu as necessidades da Ana Paula. Este aparelho é o playtable, o qual consiste em uma mesa digital interativa, multidisciplinar, dispondo de diversas atividades relacionadas a língua portuguesa, a matemática, a história, entre outras. Tais atividades servem para estimular a percepção e o raciocínio lógico dos alunos, além da memorização, paciência, criatividade, alfabetização, etc.
            Antes do playtable, a escola disponibilizava de outros aparelhos tecnológicos para seus alunos, tal como o tablet e o computador, no entanto, Ana Paula não podia fazer uso dos mesmos, devido a sua deficiência.
            Ana Paula tem  inteligência, no entanto não consegue se expressar, sendo assim, a playtable foi adaptada com um pincel atado com um velcro ao redor do seu polegar, possibilitando assim que Ana Paula a utilize para ser alfabetizada, colorir, desenhar e interagir com jogos.
            Em duas semanas ela aprendeu mais do que anos inteiros na escola, uma vez que já sabe todos os números, cores e letras. Além disto, desenvolveu a escrita de palavras inteiras e está aprendendo a montar frases.
            A playtable também chamou a atenção dos colegas, uma vez que com esse aparelho é possível que grupos de alunos joguem em conjunto. A professora por diversas vezes interage com os demais alunos com idade inferior, já que a playtable serve para crianças de 5 até 12 anos.
            A escola viu muita diferença nos alunos, uma vez que esse aplicativo foi usado para as mais variadas deficiências, inclusive para aqueles alunos com baixa visão e ainda, aqueles que enfrentam dificuldade de concetração tal como os autistas e hiperativos. De modo geral pode-se afirmar que a aquisição do novo aparelho foi um sucesso.


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