AGORA SIM
Romilda de
Almeida, 1944874
Caxias do Sul
26/08/2017
Fonte: playmove
Ana Paula tem 10 anos, estuda na
escola municipal São Patrício no
primeiro ano do turno da manhã. A mãe, com auxílio de toda família
comprou um carro com desconto, o qual é adptado para o transporte da Ana Paula.
A família engajou-se nesta aquisição pois desejavam que a filha tivesse a mesma
oportunidade que as outras crianças.
Ana Paula tem coordenação motora bem
reduzida e conceituada perda auditiva, também não fala devido ao seu
diagnóstico de paralisia cerebral.
Sua escola, no entanto, nesse último
mês adquiriu diversos aplicativos tecnológicos e um deles, em especial, atendeu
as necessidades da Ana Paula. Este aparelho é o playtable, o qual consiste em
uma mesa digital interativa, multidisciplinar, dispondo de diversas atividades
relacionadas a língua portuguesa, a matemática, a história, entre outras. Tais
atividades servem para estimular a percepção e o raciocínio lógico dos alunos,
além da memorização, paciência, criatividade, alfabetização, etc.
Antes do playtable, a escola
disponibilizava de outros aparelhos tecnológicos para seus alunos, tal como o
tablet e o computador, no entanto, Ana Paula não podia fazer uso dos mesmos,
devido a sua deficiência.
Ana Paula tem inteligência, no entanto não consegue se
expressar, sendo assim, a playtable foi adaptada com um pincel atado com um
velcro ao redor do seu polegar, possibilitando assim que Ana Paula a utilize
para ser alfabetizada, colorir, desenhar e interagir com jogos.
Em duas semanas ela aprendeu mais do
que anos inteiros na escola, uma vez que já sabe todos os números, cores e
letras. Além disto, desenvolveu a escrita de palavras inteiras e está
aprendendo a montar frases.
A playtable também chamou a atenção
dos colegas, uma vez que com esse aparelho é possível que grupos de alunos
joguem em conjunto. A professora por diversas vezes interage com os demais
alunos com idade inferior, já que a playtable serve para crianças de 5 até 12
anos.
A escola viu muita diferença nos
alunos, uma vez que esse aplicativo foi usado para as mais variadas deficiências,
inclusive para aqueles alunos com baixa visão e ainda, aqueles que enfrentam
dificuldade de concetração tal como os autistas e hiperativos. De modo geral
pode-se afirmar que a aquisição do novo aparelho foi um sucesso.
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