segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Portas Abertas Na Inclusão Social

Por- Ivanir Lisboa Da Silva Rodrigues1263717,
Rejane Camargo,1249928
Polo - Caxias do Sul

Data -. 03/08/2017

Utilizadas imagens do google na internet

 Portas abertas na inclusão social vem se preocupando com essa inovação na sociedade Brasileira, desde o dia 2 de janeiro de 2016 entrou em vigor a lei Brasileira de inclusão social, com isso os coordenadores, professores, diretores e pedagogos, precisaram buscar alternativas para incluir as crianças com qualquer tipo de deficiência na escola, também tiveram que rever o seu papel na gestão escolar.
A proposta de buscar a tecnologia para ser usada em sala de aula, trouxe muitos benefícios tanto para os alunos quanto para professores, a tecnologia para inclusão social é usar as ferramentas disponíveis para que promovam o desenvolvimento motor e intelectual e a interação entre as crianças de forma lúdica.
Os benefícios da tecnologia para a inclusão social não podem substituir outras práticas, que também são importantes, como a massinha de modelar, recorte de papéis, desenhos manuais ou pinturas com tintas, e muitas outras atividades, tudo isso continua sendo de grande importância em sala de aula.
Hoje em dia há muitas alternativas para trabalhar e incluir as crianças com algum tipo de deficiência, a tecnologia tem avançado muito nessa área e tem se preocupado com a inclusão social, por isso tem criado blogs, aplicativos, páginas de internet e muitas outras ferramentas úteis para o desenvolvimento e utilização das mesmas em sala de aula e para que também os educadores possam utilizar e se atualizar com a tecnologia.
Dados do censo escolar indicam aumento de matrículas de alunos com deficiência, esses alunos estavam matriculados em classes comuns sendo que com a inclusão social passaram a ser matriculados como crianças na inclusão social.
O censo Brasileiro aponta que um quarto da população do país possui algum tipo de deficiência pensando nisso foi desenvolvido vários aplicativos para ajudar pessoas com algum tipo de deficiência a fazer parte da inclusão social.
O aplicativo Aramumo é um deles, este aplicativo foi criado em 2012 pelos alunos do ITABits iniciativa de criação de softwares em parceria com o instituto ABCD, O aplicativo foi testado em crianças que tem transtorno de aprendizagem e é utilizado na disciplina de Português,  
O Aplicativo Aramumo funciona de maneira semelhante a um jogo de palavras cruzadas, Porém usando sílabas ao Invés de letras, cada sílaba fica flutuando em bolhas de sabão espalhadas pela tela, O aplicativo fala a palavra e o usuário tenta montar as palavras nas lacunas.
A pontuação é feita de acordo com o tempo que o jogador leva para acertar todas as palavras, conforme vai passando as fases as dificuldades aumentam.
O aplicativo Aramumo é usado com crianças que tem dislexia, lembrando que dislexia não é uma doença, a medicina considera como um transtorno genérico e hereditário da linguagem de origem neurobiológica que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estimulo escrito ou símbolo gráfico.
A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência de compreender um texto, a pessoa que tem dislexia é inteligente mas tem este problema de transtorno de déficit de atenção e  hiperatividade e outros distúrbios de aprendizagem,
O aplicativo Aramumo é usado em salas de aulas, serve tanto para crianças das séries iniciais quanto para jovens adolescentes já alfabetizados.
O aplicativo Aramumo tem como objetivo ajudar no desenvolvimento e treinamento da separação de sílabas na ortografia, reconhecimento e memorização de sons silábicos, e na coordenação motora, na pronuncia da escrita correta das palavras.
As vantagens do aplicativo Aramumo é que serve como estimulo de crianças com dificuldades de aprendizado, serve como terapia e proporciona várias ideias em sala de aula para ser trabalhado a escrita com as crianças, por ser um jogo de palavras ele prende muita atenção do jogador fazendo com que a criança queira sempre passar todas as fases do jogo.
Uma das desvantagens do aplicativo aramumo, é que foi desenvolvido poucas fases, sendo que são cinco ao todo, o qual poderia ser um pouco mais extenso, pois termina muito rápido o jogo e o tempo de duração é curto, o bom que já tem projeto de dar continuidade do aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário