Os aplicativos e
ferramentas tecnológicas via Internet e a Inclusão
Por Jaqueline Santos Varela – RU 1351284
Polo – Vacaria - RS
Data 12/09/2017
Fonte:
Google Imagens
Na
cidade de Vacaria, na escola Jardim América, a inclusão não é mais só uma
promessa. É uma conquista. A sala de recursos atende 21 alunos com necessidades
especiais. Destes, especificamente, atende 2 alunos surdos, matriculados e
cursando o 8º ano do Ensino Fundamental, um deles com 22 e o outro 14 anos de
idade.
Em
razão de a língua de sinais utilizar o canal gestual-visual, a utilização de
imagens é fundamental para a aprendizagem do aluno surdo, e aí o computador
conectado com a rede mundial de informações, o WhatsApp, o hand talk e
outras ferramentas e aplicativos contribuem bastante com a aprendizagem dos
alunos. A professora intérprete de libras e apoiadora que os acompanha utiliza
as tecnologias, ferramentas e aplicativos nas disciplinas em que a imagem possa contribuir com a aquisição de
conhecimento, associação, interação e integração de saberes, porque entende que
são facilitadoras e observa que são prazerosas para os alunos. “Eles se sentem
conectados e participantes. De fato e de direito, incluídos.”
A sala
de recursos, inclusive, mantém um grupo no WhatsApp
em que todos os comunicados, avisos, acontecimentos e conquistas são
comunicados e compartilhados por todos os alunos da sala e seus familiares.
A
inclusão de todos os alunos na tecnologia, na escola, é bem vinda, pois mesmo
no século XXI, a maioria dos alunos não tem acesso ao computador conectado a
rede mundial em casa e, especificamente no caso dos alunos surdos e os outros
inclusos, esta inclusão digital, facilitada pela escola é fundamental. Ao
propor atividades e interações utilizando as tecnologias de informação,
amplia-se o conhecimento de todos, estabelecendo uma troca de saberes que deve
ser articulada, planejada e estimulada, para que outras conquistas no seu
aprendizado e transformação como ser social autônomo sejam atingidas.
Segundo
a professora Alexandra Borba, responsável por todos os alunos e atividades da
sala de recursos da escola, “o uso da tecnologia como mais uma forma de
inclusão, pode somar-se como mais uma possibilidade de viabilizar o processo de
ensino e aprendizagem e facilitar a vida prática das pessoas com necessidades
educacionais específicas, oportunizando-lhes, quem sabe, uma maior autonomia e
assim contribuir para torná-los mais felizes – dois dos principais objetivos do
Atendimento Educacional Especializado. Destaca que tem a certeza de que, em
nossas escolas, utilizamos muito pouco do que já existe como todo este avanço
tecnológico que vivenciamos, por diversos motivos, oriundos da falta de
investimentos sérios nesta área. Contudo, em nossa escola utilizamos o que é
viável, observando a necessidade de cada educando, tentando colher bons
resultados com essa aliada, chamada tecnologia.”
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