TECNOLOGIA A SERVIÇO DA
INCLUSÃO
Por: Alex Fabian Ferreira Cezimbra - RU
1798309
Polo – Caxias do Sul
Data: 24/08/2017
Fonte:
www.shutterstock.com/pt/g/VLADGRIN
As tecnologias são os maiores estimuladores para a inclusão
dos deficientes no ambiente escolar.
Hoje o Brasil conta com milhões de pessoas declaradas
deficientes, e entre todos temos as crianças e jovens de 4 a 17 anos, que
dentro deste tempo pegam o período escolar, e encontram muitas dificuldades
para poder estudar. Hoje encontramos muitas opções que possibilitam outras
formas e visões para pessoas com deficiências entender melhor e aprender dentro
das salas de aula, sendo assim trazendo um maior interesse para estas crianças
e jovens no aprendizado, buscando a interação entre as crianças de forma lúdica
contribuindo para seu desenvolvimento.
A dentro das tecnologias para a inclusão estão os
aplicativos com jogos e atividades que ajudam a facilitar o desenvolvimento
motor , tanto para movimentos amplos e motricidade fina, isto tudo também ajuda
a desenvolver a paciência e a atenção, tornando-se
ferramentas úteis para a independência e o aprendizado.
“Vivemos um momento no qual as pessoas com deficiência
sabem que têm direitos, e as escolas e universidades precisam estar preparadas
para receber e atender os alunos especiais. Por lei, eles têm acesso garantido
à educação especial, mas, quando o aluno cego chega à universidade,
precisa de material adequado, e quem atende essa demanda são os núcleos de
acessibilidade das instituições. Desde 2008, as universidades são obrigadas a
ter um núcleo de
acessibilidade, Os professores com alunos especiais
preparam o material das aulas e passam para o núcleo, que usa os recursos
tecnológicos para tornar as aulas acessíveis para os estudantes”, Explica a
professora Ana
Claudia Siluke coordenadora
do Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional
Especializado e vice-coordenadora do Curso de Graduação em Educação Especial da
UFSM( Universidade Federal de Santa Maria).
Fonte:
www.google.com/imagensinclusão
Tecnologias
Assistiva
O
pesquisador Téofilo Alvez Galvão Filho, Doutor e mestre em educação, diz que a tecnologia
assistiva é uma área de conhecimento de caráter interdisciplinar. Dentro
disso tudo inclui, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que
visam promover a funcionalidade relacionada a atividade e participação de
pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua
autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Dentro das tecnologias
assistivas temos ferramentas
que podem contribuir para melhor aprendizagem para diferentes tipos de
deficiência, como o teclado alternativo, os livros em áudio, organizadores
gráficos, softwares para reconhecimento de fala, leitores de tela e
sintetizadores de voz. Com isso possibilitando a permanência destes alunos
nas instituições.
Toda tecnologia é muito bem vinda sempre
que venha para melhorar a qualidade de ensino para pessoas com algum tipo de
deficiência física ou intelectual, possibilitando uma melhor qualidade de vida
e acesso a todos os tipos de aprendizagem.
“Não basta
incluir, tem que dar acesso e possibilidade de permanência para os estudantes
deficientes”. - Ana Claudia Siluk
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