segunda-feira, 11 de setembro de 2017

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO
Por: Alex Fabian Ferreira Cezimbra - RU 1798309
Polo – Caxias do Sul
Data: 24/08/2017


                                                      Fonte: www.shutterstock.com/pt/g/VLADGRIN
As tecnologias são os maiores estimuladores para a inclusão dos deficientes no ambiente escolar.
Hoje o Brasil conta com milhões de pessoas declaradas deficientes, e entre todos temos as crianças e jovens de 4 a 17 anos, que dentro deste tempo pegam o período escolar, e encontram muitas dificuldades para poder estudar. Hoje encontramos muitas opções que possibilitam outras formas e visões para pessoas com deficiências entender melhor e aprender dentro das salas de aula, sendo assim trazendo um maior interesse para estas crianças e jovens no aprendizado, buscando a interação entre as crianças de forma lúdica contribuindo para seu desenvolvimento.
A dentro das tecnologias para a inclusão estão os aplicativos com jogos e atividades que ajudam a facilitar o desenvolvimento motor , tanto para movimentos amplos e motricidade fina, isto tudo também ajuda a desenvolver a paciência e a atenção, tornando-se ferramentas úteis para a independência e o aprendizado.
“Vivemos um momento no qual as pessoas com deficiência sabem que têm direitos, e as escolas e universidades precisam estar preparadas para receber e atender os alunos especiais. Por lei, eles têm acesso garantido à educação especial, mas, quando o aluno cego chega à universidade,  precisa de material adequado, e quem atende essa demanda são os núcleos de acessibilidade das instituições. Desde 2008, as universidades são obrigadas a ter um núcleo de  

acessibilidade, Os professores com alunos especiais preparam o material das aulas e passam para o núcleo, que usa os recursos tecnológicos para tornar as aulas acessíveis para os estudantes”, Explica a professora Ana Claudia Siluke coordenadora do Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado e vice-coordenadora do Curso de Graduação em Educação Especial da UFSM( Universidade Federal de Santa Maria).

            
Fonte: www.google.com/imagensinclusão
Tecnologias Assistiva
 O pesquisador Téofilo Alvez Galvão Filho, Doutor e mestre em educação, diz que a  tecnologia assistiva é uma área de conhecimento de caráter interdisciplinar. Dentro disso tudo inclui, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam promover a funcionalidade relacionada a atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Dentro das tecnologias assistivas temos ferramentas que podem contribuir para melhor aprendizagem para diferentes tipos de deficiência, como o teclado alternativo, os livros em áudio, organizadores gráficos, softwares para reconhecimento de fala, leitores de tela e sintetizadores de voz. Com isso possibilitando a permanência destes alunos nas instituições.
Toda tecnologia é muito bem vinda sempre que venha para melhorar a qualidade de ensino para pessoas com algum tipo de deficiência física ou intelectual, possibilitando uma melhor qualidade de vida e acesso a todos os tipos de aprendizagem.
“Não basta incluir, tem que dar acesso e possibilidade de permanência para os estudantes deficientes”. - Ana Claudia Siluk


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