Fonte:
http://neteducacao.com.br/noticias/home/smartphones-e-aplicativos-facilitam-a-aprendizagem-de-alunos-com-necessidades-especiais
Este
software é gratuito e foi desenvolvido pelo tecnólogo em informática Henderson
Tavares de Souza como parte de sua pesquisa de mestrado. Este promete ajudar
crianças deficientes visuais que estão nas series iniciais do ensino fundamental
a aprenderem matemática de uma forma lúdica e simples. “Pesquisas feitas
através de literaturas e algumas avaliações nas instituições de ensino regular constatou
a carência muito grande na área de matemática para o aprendizado de crianças deficientes
visuais. Onde então surgiu essa proposta de aprimorar o ensino de matemática
para essas crianças”.
Seu principal
objetivo nada mais é que o aprendizado da matemática se tornando mais eficaz
para as crianças deficientes visuais neste início da sua vida escolar, levando
várias atividades elementares totalmente comandadas por voz. O “MiniMateca Vox”
possui 20 aulas com 15 exercícios cada que compreendem os principais conteúdos como
a soma, a subtração, a divisão e resolução de problemas que servirá para
complementar o que estão vendo em sala de aula, através do currículo escolar.
A professora
Vanessa Medeiros que atua no Centro Educacional Porto Seguro, localizado na
cidade de Imbituba/Santa Catarina, está utilizando o software com seus alunos
do 1º ano como ferramenta complementar em suas atividades escolares. Onde este
software não auxilia apenas os seus alunos deficientes
visuais, mas também todos que estão em sua sala de aula. Pois as atividades
desse software são feitas utilizando a voz, e como as crianças ainda não estão
alfabetizadas ele auxiliara ambas no processo de aprendizado da matemática.
O software
só pode ser utilizado dentro de um programa de computador, já muito utilizado
pelos deficientes visuais o “Dosvox”, que nada mais é que um programa que se comunica
com o usuário através do comando de voz, desta forma possibilitando o uso de
computadores pelos deficientes visuais. Sendo assim o software “MiniMateca Vox”
é executado da mesma forma que o “Dosvox”, através de comando voz, onde utiliza
de perguntas em áudio para falar com os alunos.
Segunda
a professora Vanessa Medeiros, esse programa a auxilia muito no desenvolver do conteúdo,
pois consegue ter uma aula mais lúdica através dos jogos que utiliza dos conteúdos
matemáticos trabalhados em sala de aula e ainda a auxiliam como ferramenta de
inclusão entre os alunos de sua sala de aula, pois há as crianças deficientes
visuais e as que não são. Nos diz ela, que é prazeroso ver seus alunos, juntos
realizando uma atividade, que eles precisam apenas escutar e juntos pensarem na
solução. Ela vê por um instante uma união no ensino, sem excluir ninguém pela
sua limitação. Ela nos diz isso, pois muitas escolas em nosso pais utilizam
muito o recurso visual, onde acaba excluindo as crianças deficientes.
É
importante salientar que os deficientes vêm conquistando por meio de leis ( Lei
nº 13,146, de 6 de julho de 2015) vários direitos, dentre eles, direito à
escola e ao trabalho.
Mas eu
como educador, não devo simplesmente aceitar que meu aluno tem uma limitação e
trabalhar um pouco só porque “acho” que ele não conseguirá. Jamais! Devo como
profissional que sou, utilizar de todos os recursos possíveis e ensinar meu
aluno a ultrapassar esses seus limites, pois ele sim é capaz. E no campo da
matemática acabam muitos alunos chegando aos seus 18 anos nem dominando o
básico da matemática imagina a parte mais complicada. Por isso esse software
nós ajudará nessa questão, pois a base do ensino para uma criança é muito
importante, é o início de sua caminhada. E que nem quando ele nasce, as
primeiras coisas que lhe é ensinado são de extrema importância, como isso também
ocorre no meio acadêmico.
Não
negue educador, o céu para seu aluno por ele ter apenas uma asa para voar, e
sim ajude-o a voar até lá com essa asa apenas. Cumpra seu dever!
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