segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Tecnologia e alunos com dificuldades de aprendizagem

Tecnologia e alunos com dificuldades de aprendizagem

Por Priscila Marin Bernardi, 1174929
Polo Vacaria-RS
Data 23.08.2017
Fonte: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.aramumo.Game

De acordo com as recentes pesquisas feitas pelo MEC sobre o desempenho dos estudantes inclusos da educação básica, nota-se que ainda existem muitas barreiras sobre sua evolução na aprendizagem devido a falta de capacitação de profissionais e poucos recursos disponíveis para auxílio no momento da aprendizagem. Mesmo que os professores tenham interesse em buscar estas tecnologias, enfrentam dificuldades, tais como resistência de direções de escolas e membros das secretarias sobre o investimento e incentivo em pesquisas para encontrar novas oportunidades de melhoria de aprendizagem e falta de interesse de órgãos superiores para tal investimento. Além destes, é notório o desinteresse da sociedade em geral na busca por soluções que contribuam para a aprendizagem efetiva de alunos com dificuldades.
Pensando nisso, a Professora Jussara, que trabalha em uma escola estadual na cidade de Vacaria, no que é chamado na cidade de “Sala de Recursos”, que inclui alunos com as mais variadas formas de dificuldades de aprendizagem em turmas de Ensino Fundamental dos anos iniciais, busca sempre novidades que possam auxiliar em seu trabalho com seus alunos.
Em uma destas pesquisas, a Professora encontrou a ferramenta chamada Aramumo. Esta ferramenta foi criada pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica e tem como foco auxiliar crianças e jovens com dislexia e outros distúrbios que afetam a aprendizagem.
O aplicativo assemelha-se com um jogo de palavras cruzadas, mas ao invés de preencher com letras avulsas, ele utiliza sílabas para formar as palavras. É um jogo simples que estimula o raciocínio e ampliação do vocabulário dos alunos. Está disponível para Android’s, podendo ser utilizado, como no caso da Professora Jussara que utiliza em tablets disponíveis na escola para serem utilizados em suas aulas, mas também em smartphones e notebooks.
Em conversa com colegas de profissão e membros de diretorias de escolas e também por meio de pesquisas nas mais diversas fontes, a Professora Jussara está sempre em busca de melhorias que auxiliem suas aulas e acima de tudo a efetiva aprendizagem garantindo um maior sucesso e assimilação dos conteúdos que causem dificuldades em seus alunos.
A Professora afirma que o aplicativo vem ajudando muito seus alunos a vencerem algumas barreiras encontradas devido as suas limitações e está sempre em busca de novos métodos que contribuam para o sucesso destes alunos.

Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/7-apps-gratis-para-aprendizagem-de-criancas-com-deficiencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário