HAND TALK: TECNOLOGIA NA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por Nair
Aparecida Nackes, RU 90964
Polo –
Vacaria-RS
|
Data 10/09/2017
Fonte:
Uninter
Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e
Thadeu Luz, são jovens alagoanos que criaram uma plataforma de tradução para a
linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ou seja, o aplicativo Hand
Talk que é um recurso gratuito, disponível para smartphones e tablets que
realiza traduções automáticas para a Língua de Sinais através de um interprete
virtual, o Hugo. Este aplicativo já foi eleito pela ONU o melhor APP social do
mundo, no WSA- World Summit Award, realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes,
em 2013. Este aplicativo chega às escolas publicas através do uso de tabletes e
celulares smartphones, onde pode ser baixado e usado por alunos em processo de
inclusão e tem sido de grande importância para o aprendizado de alunos com
deficiência auditiva. As escolas
públicas que estão recebendo os tablets da Secretaria de Educação para uso dos
alunos devidamente matriculados nas instituições de educação, já estão
recebendo os mesmos com o aplicativo baixado para uso dos alunos inclusos, e
pode ser usado nos conteúdos das disciplinas nas turmas. Em uma escola da rede
pública de educação básica, a professora de Língua Portuguesa utiliza o
aplicativo como auxilio para os alunos com deficiência auditiva, (surdos) na
leitura de textos e atividades desenvolvidas na turma de 9°ano das séries
finais do ensino fundamental, alunos com idades entre 13 e 15 anos. Segundo a
professora, o resultado tem sido positivo e aumentou o nível de aprendizagem
dos alunos com deficiência auditiva, após o uso do aplicativo, e que os alunos
demonstram maior interesse nas aulas. Com isso já está sendo desenvolvido um
método de ensino para todas as disciplinas curriculares da turma. Com o uso do
aplicativo Hand Talk na sala de aula é possível se obter um resultado positivo
na aprendizagem dos alunos que apresentam dificuldades causadas pelas
deficiências que impedem o entendimento normal dos conteúdos. Tendo em vista
que cresce gradativamente o numero de alunos em processo de inclusão nas
escolas do País, é considerável que a criação de aplicativos como este
mencionado e entre outros que vem sendo desenvolvidos e aplicados para
auxiliarem na aprendizagem destes alunos gerem um resultado plausível á favor
da sociedade, onde as diferenças muitas vezes desencadeiam um alto nível de
preconceito na escola e na vida profissional de tantas pessoas que só almejam
serem tratadas com normalidade e respeito. Assim sendo começa um marco na
historia da educação que prepara o aluno para uma vida muito melhor para ser
seguida alem da sala de aula, e certamente abre portas profissionais, por estarem
preparados com conhecimento adequado para uma formação de igualdade para todos,
ou seja, alunos inclusos aprendendo com qualidade. É imprescindível que alunos
com deficiência participem de curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
para terem acesso a estes aplicativos porque é através desta linguagem que
participam das aulas ministradas no dia a dia escolar onde se aplica este
método. Devido ao grande avanço tecnológico na educação no geral, num futuro
bem próximo todas as escolas de educação básica podem estar fazendo uso desta
ferramenta para a formação dos seus alunos inclusos. As vantagens do uso de
aplicativos como o Hand Talk são, entre outras, a qualificação na aprendizagem
de alunos deficientes, e o aumento do número de alunos aprovados nos cursos e
prontos para o mercado de trabalho através de qualificação profissional, porque
os capacita a aprender e a desenvolver um interesse de busca e pesquisa de
fatos e conhecimentos num mundo de informações desenvolvido especialmente para
esses, isto se torna familiar e gera uma intimidade com a tecnologia,
possibilitando outros meios e outras buscas por informações. È o conhecimento
realmente ao alcance de todos independente das diferenças, que pouco a pouco
vão sendo superadas com suporte tecnológico ao alcance da mão. O aplicativo
Hand Talk chega à escola, ou seja, na sala de aula como “mãos que falam” para
muitos é a resposta do grito de socorro, a ajuda para quem precisa ir além do
ouvir e falar da professora e dos colegas. Dá a oportunidade de comunicação por
meio de sinais tão precisos e tão necessários para muitos. Talvez a única
desvantagem prevista para o uso deste aplicativo da sala de aula, seja a falta
de acessibilidade á esta ferramenta. Em determinadas escolas, por falta de
conhecimento e preparação dos docentes para fazerem uso, ou ainda por não
possuírem os dispositivos compatíveis e internet instalada na escola. Sabe-se
que ainda é um fator de preocupação a falta de recursos para as escolas,
principalmente publicas para a manutenção de equipamentos e mesmo para adquirir
certos equipamentos modernos para uso dos alunos, e ainda a preparação de
docentes em relação à tecnologia na educação, mas tudo isto pode muito bem ser
superado com certo esforço e dedicação das instituições para a melhoria da
qualidade do ensino oferecido e do amparo e incentivo a educação inclusiva.
Este aplicativo que é reconhecido mundialmente e premiado por sua qualidade
chegam às escolas publicas para revolucionar a historia da educação dos alunos
surdos, que através das “mãos que falam” Língua de Sinais, possibilita uma
interpretação precisa e eficiente para garantir o direito de aprendizagem de
igual relevância a do aluno ouvinte, e torna as aulas mais agradáveis e
produtivas para alunos que buscam cada vez mais uma igualdade e um objetivo na
sua vida, tanto como aluno , e também como ser humano em busca de valores na
sociedade em que esta inserida (o). “Estou indo pelo legado que a Hand Talk
está deixando pras pessoas. Vai ser muito gratificante e emocionante participar
de um momento como este. (Ronaldo Tenório)”. HAND TALK, tecnologia de qualidade
no avanço dos conhecimentos na educação inclusiva dos alunos com deficiência
auditiva. Gestos superando obstáculos, e vencendo barreiras no vasto horizonte
da pequena sala de aula.
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