segunda-feira, 4 de setembro de 2017

DIGITAÇÃO SEM ERROS


DIGITAÇÃO SEM ERROS

Por Aline Lindholz Alves, RU 1073034.
Polo Vacaria.
Data: 14/08/17.
              
                                
                          
Fonte: Loja Como Ir.


Professor de Informática de uma escola municipal implantou em suas aulas o uso da Colméia Acrílica, durante um período de seis meses, ele trouxe para a escola esta ferramenta quando percebeu que um de seus alunos não conseguia realizar a digitação de maneira correta pelo fato de sua deficiência motora.
O professor Marcos trabalha na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco da cidade de Monte Alegre dos Campos- RS e durante suas aulas de informática percebeu que Pedro que tinha deficiência motora tinha dificuldades de digitar corretamente no computador, encontrando muitas dificuldades, muitas vezes acabava nem participando das atividades. Frente a isso Marcos decidiu procurar uma solução para esta situação, se preocupando com a difícil acessibilidade de seu aluno em realizar o que era pedido. Assim procurou e encontrou uma ferramenta inclusiva que ajudou Pedro.
Esta ferramenta se chama Colméia Acrílica, ela é um teclado e é aclopado a um computador ou a um notebook. “A máscara em acrílico transparente possui orifícios que coincidem a cada tecla desse teclado, evitando que o usuário com dificuldades motoras dispare várias teclas ao mesmo tempo involuntariamente”. Esta ferramenta é utilizada para pessoas como Pedro que possui dificuldades motoras e é indicado para qualquer faixa etária.
A Colméia Acrílica tem por objetivo facilitar a digitação de pessoas com mobilidades reduzidas. “Os orifícios da máscara acrílica são de aproximadamente 16mm de diâmetro, projetados para a passagem do dedo de um adulto. Colmeia Acrílica com 3mm de espessura”.
Esta ferramenta pode também ser usada por pessoas que possuem baixa visão, já para estes alunos será preciso o uso de adesivos no teclado em correspondência a cada letra do alfabeto com seu tamanho maior que o usual, ou seja, com letras maiores para a possível digitação.

Com esta ferramenta o professor Marcos realizou a vontade de Pedro de conseguir digitar e de realizar as atividades e assim também implantou na escola onde trabalha uma ferramenta inclusiva que promoveu a inclusão de alunos que possuem dificuldade motora ou baixa visão, ferramenta esta que ajudará os próximos alunos que podem vir a precisar deste recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário