DIGITAÇÃO
SEM ERROS
Por Aline Lindholz Alves, RU 1073034.
Polo Vacaria.
Data: 14/08/17.
Fonte:
Loja Como Ir.
Professor
de Informática de uma escola municipal implantou em suas aulas o uso da Colméia
Acrílica, durante um período de seis meses, ele trouxe para a escola esta
ferramenta quando percebeu que um de seus alunos não conseguia realizar a
digitação de maneira correta pelo fato de sua deficiência motora.
O professor
Marcos trabalha na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco da
cidade de Monte Alegre dos Campos- RS e durante suas aulas de informática percebeu
que Pedro que tinha deficiência motora tinha dificuldades de digitar
corretamente no computador, encontrando muitas dificuldades, muitas vezes
acabava nem participando das atividades. Frente a isso Marcos decidiu procurar
uma solução para esta situação, se preocupando com a difícil acessibilidade de
seu aluno em realizar o que era pedido. Assim procurou e encontrou uma
ferramenta inclusiva que ajudou Pedro.
Esta ferramenta
se chama Colméia Acrílica, ela é um teclado e é aclopado a um computador ou a
um notebook. “A máscara em acrílico transparente
possui orifícios que coincidem a cada tecla desse teclado, evitando que o
usuário com dificuldades motoras dispare várias teclas ao mesmo tempo
involuntariamente”. Esta ferramenta é utilizada para pessoas como Pedro que
possui dificuldades motoras e é indicado para qualquer faixa etária.
A
Colméia Acrílica tem por objetivo facilitar a digitação de pessoas com
mobilidades reduzidas. “Os orifícios da máscara acrílica são
de aproximadamente 16mm de diâmetro, projetados para a passagem do dedo de um
adulto. Colmeia Acrílica com 3mm de espessura”.
Esta
ferramenta pode também ser usada por pessoas que possuem baixa visão, já para
estes alunos será preciso o uso de adesivos no teclado em correspondência a
cada letra do alfabeto com seu tamanho maior que o usual, ou seja, com letras
maiores para a possível digitação.
Com
esta ferramenta o professor Marcos realizou a vontade de Pedro de conseguir
digitar e de realizar as atividades e assim também implantou na escola onde
trabalha uma ferramenta inclusiva que promoveu a inclusão de alunos que possuem
dificuldade motora ou baixa visão, ferramenta esta que ajudará os próximos
alunos que podem vir a precisar deste recurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário