Michele Ceregatto da Rocha RU:181074
Vanusa de Moraes Camargo RU:173492
Polo: Caxias do Sul Data: 13/092017
TECNOLOGIA A SERVIÇO DA AUTONOMIA
A tecnologia nós dá novas formas desenvolvimento e aprendizado,principalmente por alunos com alguma deficiência ou dificuldade de aprendizagem.O números de alunos com deficiência vem crescendo significativamente no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o país possui 752.305 alunos de inclusão, entre instituições escolares regulares e especiais, conforme outros dados mostrado pelo (INEP) há 55 mil alunos com deficiência visual matriculados em escolas regulares e especiais.
Para que estes alunos consigam aprender e ter autonomia, a tecnologia e suas ferramentas, em muitos casos,são essenciais e contribuem para isso. O livro falado por exemplo, oportuniza um cego que não domina um braile, o contato com a leitura. Já o softwares leitores de tela possibilitam aos deficientes visuais operar um computador sem enxergá-lo. O ministério da Educação (MEC) disponibiliza um aplicativo chamado Mecdaisy, narra e adapta textos e também faz impressões em braile, o aplicativo é direcionado exclusivamente pra instituições que trabalham com os deficientes visuais. O Mecdaisy é muito parecido com NVDA que existe a mais tempo,porém este não faz impressões.
A professora Marisa Cadorim Marques, atualmente como diretora da Associação de Pais e Amigos dos deficientes visuais (APADEV) Entidade Beneficente de Assistência Social, presta serviços gratuitos, fundada desde 29 de novembro de 1983, com finalidade de educar e reabilitar pessoas com deficiência visual, com objetivo na inclusão escolar, profissional e social,através dessa acessibilidade proporciona aos usuários ter uma vida independente mais próxima daquele que não não tem deficiência, a tecnologia ajuda muitos aspectos para que isso ocorra.
Carla Nagel, professora de apoio da instituição e Julia Cardoso Sporrin, psicóloga da APADEV mostra como funciona o aplicativo no computador utilizado a mais de 20 anos pela instituição, desde que o mesmo foi lançado.
O aplicativo NVDA é utilizado á partir dos cinco anos, as crianças menores ainda não conseguem acompanhar o funcionamento do aplicativo, para eles existem outrosa plicativos mais interativos e próprios para idade.
O aplicativo Virtual Vision (NVDA) é um leitor de texto linear, que lê texto, programas, informações que são transmitidas através de placa de som do computador e acessado com um teclado comum,não há necessidades de adaptações nos computadores para que este aplicativo venha ser utilizado, a velocidade do som pode ser regulado de acordo com a necessidade de cada pessoa, Jula expõe que os iniciantes usam uma velocidade mais lenta e já os universitários ou usuários antigos a velocidade máxima, que ela mesma não conseguem acompanhar.
Carla esclarece que por muitas vezes é necessário realizar novas configurações no NVDA, incluir palavras que ele não conhece, exemplo: Explicar frações linearmente, pois a maior desvantagem desde aplicativo é justamente só a "Leitura Linear", ele não faz litura de frações, fórmulas, mapas entre outras coisas. O que complica nas matéria de biologia, matemática,física e química, nestes casos as professoras precisam adaptar com outras ferramentas e digitar com impressão em braile,estas impressões são gigantescas conta Carla tornando-se cansativo e díficil aprendizado.
O NVDA é indispensável para que o aprendizado de cegos que não compreendem o braile e influência de forma positiva para aqueles que tem domínio do braile por ser um aplicativo Australiano é reconhecido mundialmente, facilitando o usuário atemesmo um intercâmbio estudantil ou profissional, Com NVDA o campo de trabalho se torna viável ao deficiente visual contribuindo para sua autonomia e desmpenho.
È imprescidível que o usuário saiba usar o teclado com total domínio e conheça todos os atalhos, Julia comenta ""-Que ensinar como usar o teclado é a primeira açaõ realizada pelos frequentadores da APADEV.
Durante uma das aulas Edson, 28 anos cujo sobrenome não quis citar, estudante universitário, frequentador da APADEV, realiza uma esquisa utilizando NVDA, parecia tudo muito simples, contudo para uma vidente a velocidade da voz utilizada era totalmente incompreensível.Ele esclarece como utiliza o aplicativo a bastante tempo, compreende tudo que o leitor de tela esta lendo e através de atalhos abre várias telas e sites pra realizar sua pesquisa e nas redes sociais, sua única desvantagem é não ler as imagens.
A tecnologia traz inúmeros benefícios pra quem a utiliza, na educação inclusa é de extrema importância, disponibiliza de recursos visuais, sonoros e escritas. A tecnologia traz as pessoas as pessoas com a deficiência visual uma esperança de realizar tarefas que antes não poderiam sozinhos, a busca da autonomia é algo fundamental para esses cidadãos.
A tecnologia esta aliada a todos, com a busca do conhecimento faz com que cada um trace seu próprio percurso.
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