domingo, 3 de setembro de 2017

FERRAMENTA SIMPLES, MAS QUE FAZ MUITA DIFERENÇA

Daiane Zanol de Souza RU 1677525
Polo – Caxias do Sul
Data: 03/09/2017 
                         
Fonte: www.facebook.com/olhartocarouvir
A inclusão social está cada vez mais presente na atualidade, mas nem todos conseguem fazer a diferença para que isso aconteça. Felizmente, existem muitos jovens com muita criatividade e determinação que conseguem fazer ferramentas para auxiliarem portadores de síndromes e deficiências em seu aprendizado.

É o caso de Jesher Heliel Rodrigues, que em seu trabalho de conclusão de curso desenvolveu o OTO- (Olhar-Tocar-Ouvir), um aplicativo gratuito e muito simples para auxiliar na alfabetização de crianças com TEA- Transtorno do Espectro Autista.


Este aplicativo contém todas as letras do alfabeto grandes e coloridas para fácil identificação e memorização - já´ que a maioria das pessoas com autismo possuem grande habilidade em aprender visualmente - e com algum animal ou objeto relacionados a ela. Ao clicarem em cima da letra ou figura seu nome é pronunciado.

Todavia por ser um aplicativo tão simples, ele relaciona apenas um único objeto ou animal a cada letra, fazendo com que os alunos também só consigam relacionar apenas estes desenhos a elas.

Mas ele vem mostrando que a simplicidade faz muita diferença, já que o TEA engloba vários transtornos e síndromes e a maioria está relacionada a falta de concentração e a dificuldade no aprendizado. Com sua simplicidade ele consegue manter a atenção do aluno e o auxilia na aprendizagem do alfabeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário