SISTEMA FM, UM SISTEMA
INTELIGENTE E UM GRANDE ALIADO PARA O APRENDIZADO.
Por Larissa Costanzi Paim 1559551Polo – Vacaria
Data 11/09/2017
Fonte: http://centrooralauditivo.com.br/index.php/sistema-fm
O que é Sistema FM? Quem ouve esta expressão automaticamente logo lembra da estação rádio e de fato têm algo em comum, pois é sistema de Frequência Modulada (FM), que auxilia alunos com deficiência auditiva nas escolas, o aparelho capta o som e os converte em ondas específicas que são captadas pela prótese que o aluno utiliza. O objetivo do aparelho é reduzir a quantidade de sons para que o aluno possa ouvir apenas o que considera necessário em cada ocasião, seja ela na escola, ao telefone, ou até mesmo assistindo televisão, pois pessoas que utilizam próteses auditivas sofrem muito mais que os ouvintes com os barulhos do ambiente. Esta tecnologia consiste em um transmissor e um receptor.
Por mais avançada que esteja a tecnologia, ela não consegue reproduzir fielmente o que o nosso ouvido capta, ainda há muito que melhorar neste sentido, intensidade sonora, clareza ou até mesmo captar somente o que nos importa. Pensando nisso foi desenvolvido na Suíça o Sistema de FM, e seu modo de funcionamento é muito simples, e pode alcançar até 30 metros de distância. Seu funcionamento é da seguinte maneira o interlocutor utiliza um microfone sem fio, este transmite o sinal da fala em Frequência Modulada Pessoal, ou seja garante o acesso a informação de maneira clara e confortável ao aluno que terá um pequeno receptor desta frequência conectado ao aparelho auditivo e/ou implante coclear. Existe também um plug com carregador, o qual possui três botões: um capta o som de uma pessoa só (unidimensional), o outro capta a conversa de duas pessoas, e o último capta os sons de mais pessoas falando. Podendo assim ser utilizado em várias situações e de várias maneiras. Na escola por exemplo pode ser pendurado o transmissor no professor, eliminando desta forma os demais ruídos da sala de aula como as conversas paralelas quando utilizado no modo unilateral ou aumentando a amplitude, conforme for conveniente ao aluno.
As vantagens da utilização do Sistema FM são muitas principalmente em sala de aula: Supera a questão da distância, tem fácil adaptação do usuário, melhor audibilidade com garantia de boa intensidade sempre, os ruídos do ambiente não atrapalham o aprendiz, melhor percepção da fala. Porém há a desvantagem o custo ainda é muito auto não saindo menos que R$2.000,00.
Pensando na melhoria de qualidade de vida das crianças entre 5 e 17 anos foi incluído o Sistema de Frequência Modulada Pessoal (FM) na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) no sistema Único de Saúde (SUS), conforme consta no Diário Oficial da União portaria 1.274, publicado no dia 25 de Junho de 2013. E segundo a mesma a criança ou jovem com Deficiência Auditiva deverá seguir os seguintes critérios:
· Possuir deficiência auditiva e ser usuário de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e/ou Implante Coclear (IC);
· Possuir domínio da linguagem oral ou em fase de desenvolvimento;
· Estar matriculado no Ensino Fundamental I ou II e/ou Ensino Médio; e
· Apresentar desempenho em avaliação de habilidades de reconhecimento de fala no silêncio.
Pesquisas apontam que ele é o melhor dispositivo para solucionar queixas relacionadas à compreensão no ruído, distância e ecos, e traz resultados ótimos para deficientes auditivos de qualquer faixa etária, inclusive adultos e idosos, e que os resultados são maravilhosos em estudantes, pois a audição é um importante aliado para o aprendizado e a alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário