Quando
só o coração vê
Caroline Nunes Lisboa- 1309758
Polo Vacaria
14/09/17
Celular em Braille
Celular em Braille
Fonte: Mundo das tribos.com Fonte:
oglobo.globo.com
Todos os dias o mundo é bombardeado com novas tecnologias
que surgem para facilitar a vida da população em geral. Dessa forma, a escola
não poderia ficar fora dessas ferramentas incríveis, que tem papel fundamental
na inclusão plena do educando com necessidades especiais na escola regular.
A tecnologia vem se tornando
cada vez mais importante no mundo, aonde o crescimento da informatização dos
serviços oferecidos a sociedade atual, vem buscando cada vez mais a necessidade
da inclusão digital dos cidadãos no modo de vida. As
tecnologias da informação e comunicação,
tem sido instaladas no âmbito escolar, através de projetos do governo e das
próprias escolas sendo que desta forma, cria-se a oportunidade de professores
introduzirem em suas aulas o uso das novas tecnologias disponíveis fato esse
que infelizmente, não tem acontecido na maioria das instituições escolares.
A escola deve-se apresentar
como ambiente capaz de fazer imergir tais tecnologias a serviço da metodologia
de ensino a favor da interação dos alunos nesta sociedade da informação, assim
a diferença social não importaria nesse processo. A interação entre a
tecnologia e escola deve ser feita de forma que atraia outros recursos. Com
isso as aulas passam a ser mais dinâmicas, os conteúdos passam a ser mais
chamativos e oferecendo mais funções que podem ser utilizadas dentro e fora da
sala de aula.
Além
destas tecnologias auxiliarem no aprendizado em sala de aula, fora dela haveria
uma complementação nas tarefas extras dos professores, como no preparo de
provas e trabalhos, materiais atualizados disponíveis da internet,
preenchimentos dos cadernos de chamada e ajudando em afazeres administrativos,
enfim, é importante e se faz necessário os professores buscarem essas
facilidades por conta própria, pois o objetivo desta ferramenta é ser usada
como meio, e não como fim em si mesma, ou seja, ela deve ser vista como um
recurso complementar e necessário.
O uso da tecnologia dentro
da sala de aula, vem ajudado cada vez mais as crianças portadoras de
necessidades especiais a se empenharem mais nos estudos e até mesmo a
perceberem como se tem recursos para aprenderem juntos com seus colegas e não
sendo excluídos ou utilizando só a sala de recursos aonde só lá se tem acesso a
tecnologias mais avançadas para aprendizagem dele. Com o passar dos anos, as novas tecnologias foram aparecendo e criando
novas comodidades para seus usuários, como controle remotos, aparelhos
celulares que possuem finalidades que só eram possível encontrar em
computadores potentes e também alguns produtos que chegaram ao mercado a fim de
revolucionar o mundo da tecnologia.
Uma das inovações que vem
para mudar a vida de um deficiente visual é o celular em braile, um aparelho
ideal para crianças, idosos e pessoas com deficiência visual, o primeiro
dispositivo em Braille do mundo ao chegar no mercado. Foi criado por uma
empresa britânica OwnFone.
O aparelho tem duas funções
com e sem Braille, tendo a parte frontal e traseira totalmente customizável
pelo computador. Além da cor, da imagem e da estampa o usuário poderá escolher
os botões de 2 a 4 em braile. A funcionalidade dos botões também customizável e
eles podem ser configurados para fazer ligações para números de telefones
específicos. O revestimento do celular é criado em uma impressora 3D.
Outra invenção de celular em
Braille é o do grande inventor desse aparelho celular para deficiente foi o
designer Zhenwei You, que teve a oportunidade de criar um aparelho diferente o
qual seu sistema possui algumas funcionalidades incríveis que utilizam de recursos
de última geração para a tecnologia braile.
Possui a
capacidade de exibir e-books, possuindo um sistema de reconhecimento de objetos
e leitor de livros, isso mesmo, um leitor de livros, que funciona quando o
usuário passa o aparelho sobre um livro comum, impresso em papel, e o aparelho
irá automaticamente traduzir o que está escrito no livro, reproduzindo o trecho
de forma tátil no seu display, em braile.
O celular touch possui uma tela tátil que tem a
capacidade de exibir informações em braile para que os deficientes visuais
possam adquirir informações sobre o aparelho, como agenda, leitor de e-books,
entre outros, sua tela tátil trabalha junto de um sistema de reconhecimento de
voz, facilitando a comunicação de pessoas que possuem esse tipo de deficiência.
O celular
poderá ser usado em sala de aula, para facilitar o aprendizado e o acompanhamento
do aluno com deficiência visual, poderá ser usado nas disciplinas de história,
geografia e português ou nas matérias as quais precisam de livros para leitura,
poderá ser usado por alunos acima do 3º ano do ensino fundamental, os quais já
estão mais na leitura de livros. A vantagem é de ter a comunicação melhor e não
precisará de um livro especifico para esse deficiente, ele poderá ter o mesmo
livros de seus colegas e aprenderá da mesma forma.
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