quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Quando só o coração vê

Quando só o coração vê

Caroline Nunes Lisboa- 1309758
Polo Vacaria
14/09/17
 

 


Celular em Braille                                                  Celular em Braille
Fonte: Mundo das tribos.com                                Fonte: oglobo.globo.com
Todos os dias o mundo é bombardeado com novas tecnologias que surgem para facilitar a vida da população em geral. Dessa forma, a escola não poderia ficar fora dessas ferramentas incríveis, que tem papel fundamental na inclusão plena do educando com necessidades especiais na escola regular.
A tecnologia vem se tornando cada vez mais importante no mundo, aonde o crescimento da informatização dos serviços oferecidos a sociedade atual, vem buscando cada vez mais a necessidade da inclusão digital dos cidadãos no modo de vida. As  tecnologias da informação e comunicação, tem sido instaladas no âmbito escolar, através de projetos do governo e das próprias escolas sendo que desta forma, cria-se a oportunidade de professores introduzirem em suas aulas o uso das novas tecnologias disponíveis fato esse que infelizmente, não tem acontecido na maioria das instituições escolares.
A escola deve-se apresentar como ambiente capaz de fazer imergir tais tecnologias a serviço da metodologia de ensino a favor da interação dos alunos nesta sociedade da informação, assim a diferença social não importaria nesse processo. A interação entre a tecnologia e escola deve ser feita de forma que atraia outros recursos. Com isso as aulas passam a ser mais dinâmicas, os conteúdos passam a ser mais chamativos e oferecendo mais funções que podem ser utilizadas dentro e fora da sala de aula.
Além destas tecnologias auxiliarem no aprendizado em sala de aula, fora dela haveria uma complementação nas tarefas extras dos professores, como no preparo de provas e trabalhos, materiais atualizados disponíveis da internet, preenchimentos dos cadernos de chamada e ajudando em afazeres administrativos, enfim, é importante e se faz necessário os professores buscarem essas facilidades por conta própria, pois o objetivo desta ferramenta é ser usada como meio, e não como fim em si mesma, ou seja, ela deve ser vista como um recurso complementar e necessário.
O uso da tecnologia dentro da sala de aula, vem ajudado cada vez mais as crianças portadoras de necessidades especiais a se empenharem mais nos estudos e até mesmo a perceberem como se tem recursos para aprenderem juntos com seus colegas e não sendo excluídos ou utilizando só a sala de recursos aonde só lá se tem acesso a tecnologias mais avançadas para aprendizagem dele. Com o passar dos anos, as novas tecnologias foram aparecendo e criando novas comodidades para seus usuários, como controle remotos, aparelhos celulares que possuem finalidades que só eram possível encontrar em computadores potentes e também alguns produtos que chegaram ao mercado a fim de revolucionar o mundo da tecnologia.
Uma das inovações que vem para mudar a vida de um deficiente visual é o celular em braile, um aparelho ideal para crianças, idosos e pessoas com deficiência visual, o primeiro dispositivo em Braille do mundo ao chegar no mercado. Foi criado por uma empresa britânica OwnFone.
O aparelho tem duas funções com e sem Braille, tendo a parte frontal e traseira totalmente customizável pelo computador. Além da cor, da imagem e da estampa o usuário poderá escolher os botões de 2 a 4 em braile. A funcionalidade dos botões também customizável e eles podem ser configurados para fazer ligações para números de telefones específicos. O revestimento do celular é criado em uma impressora 3D.
Outra invenção de celular em Braille é o do grande inventor desse aparelho celular para deficiente foi o designer Zhenwei You, que teve a oportunidade de criar um aparelho diferente o qual seu sistema possui algumas funcionalidades incríveis que utilizam de recursos de última geração para a tecnologia braile.
Possui a capacidade de exibir e-books, possuindo um sistema de reconhecimento de objetos e leitor de livros, isso mesmo, um leitor de livros, que funciona quando o usuário passa o aparelho sobre um livro comum, impresso em papel, e o aparelho irá automaticamente traduzir o que está escrito no livro, reproduzindo o trecho de forma tátil no seu display, em braile.
O celular touch possui uma tela tátil que tem a capacidade de exibir informações em braile para que os deficientes visuais possam adquirir informações sobre o aparelho, como agenda, leitor de e-books, entre outros, sua tela tátil trabalha junto de um sistema de reconhecimento de voz, facilitando a comunicação de pessoas que possuem esse tipo de deficiência.
O celular poderá ser usado em sala de aula, para facilitar o aprendizado e o acompanhamento do aluno com deficiência visual, poderá ser usado nas disciplinas de história, geografia e português ou nas matérias as quais precisam de livros para leitura, poderá ser usado por alunos acima do 3º ano do ensino fundamental, os quais já estão mais na leitura de livros. A vantagem é de ter a comunicação melhor e não precisará de um livro especifico para esse deficiente, ele poderá ter o mesmo livros de seus colegas e aprenderá da mesma forma.

  

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