A tecnologia a favor das
crianças com necessidades especiais
Mariana Ferreira Maculan
1311847
Vacaria/RS
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Fonte:
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwihiZG_2JbWAhVHjpAKHd2YBMQQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fwww.playmove.com.br%2F&psig=AFQjCNEkTIhmnhtT6ozD1gq85GylDTSwQg&ust=1504997898528172
A tecnologia
tem ocupado bastante espaço na sociedade, inclusive na educação. Em muitas
escolas encontramos vários alunos que já estão adaptados a tecnologia, e não
somente alunos adolecentes também encontramos crianças que já vem de casa com
estas ferramentas, os mais comuns são o celular e o tablet, que por serem mais
leves e menores pode ser levado a qualquer lugar.
Com isso os
especialistas de ludopedagogia da PlayMove criaram em 2015 a PlayTable. Uma
mesa digital mais parecida com um tablet destinada a educar e divertir as
crianças a partir dos três anos de idade até as séries iniciais, mas
principalmente no aprendizado de crianças com síndrome de Down, surdez, autismo
e deficiência motora e psíquica. Algumas escolas já utilizam o novo método para
que tenham mais sucesso com seus alunos nas salas de recurso.
Esta mesa auxilia no
desenvolvimento de habilidades cognitivas e de coordenação, também trabalha
matérias específicas como: matemática, ciências, artes, história... entre
outros, desenvolve raciocínio lógico, memorização, atenção, paciência,
criatividade, a resolução de problemas, linguagens de expressão e a coordenação
motora, deixando-os mais curiosos e na ânsia de querer “brincar” mais. De
acordo com os professores já obtiveram resultados satisfatórios com a mesa
digital e garantiram boas experiências com a novidade.
Todos os jogos e
aplicativos são orientados e projetados por professores especialistas, a mesa é
uma grande atração para os alunos, eles aprendem e estimulam seu
desenvolvimento brincando. A tela tem infrared capaz de reconhecer o toque
humano e também de objetos de plástico, metal, feltro, tudo de fácil acesso para
que possa ser utilizado com alunos especiais.... além de ser resistente,
lacrada e isolada, preparada para ambientes com muitas crianças.
“Desde que começamos a
introduzir a mesa com nossos alunos tanto especiais quanto com os outros,
conseguimos desenvolver mais interesse pelos estudos, as avaliações
satisfatórias até elogios dos pais por ficarem felizes de que seus filhos
tenham interesse de virem a escola.” Diz a diretora.
A desvantagem é ter que
introduzir a tecnologia para o aprendizado. Há alguns anos atras os alunos
tinham de aprender apenas com o velho e antigo giz e quadro negro, hoje antes
mesmo de irem a escola já sabem brincar no tablet, no celular.. aprendem até
pelos desenhos que assistem na televisão.
Para concluir achei a
ideia da mesa excelente, uma grande atração para as crianças e facilita mais o
aprendizado de alunos de salas de recurso, com certeza adoraram esta nova forma
de aprender. Mas ainda prefiro pela ensino de antigamente, livros, giz, quadro,
trabalhos em grupos, atividades manuais...Claro que a tecnologia tem facilitado
muito em questão de pesquisas, mais rápido e de melhor qualidade.
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