Polo: Vacaria
Data: 13/09/2017
PlayTable: exemplo de uso pedagógico da tecnologia assistiva na inclusão.
Fonte: site playtable.com.br
Em Fraiburgo, Santa Catarina, escolas municipais vem obtendo excelentes resultados na inclusão de alunos especiais, através da utilização de um dispositivo criado, produzido e desenvolvido no Brasil, por empreendedores, pesquisadores e profissionais da educação brasileiros. A versatilidade do equipamento o torna adaptável através da utilização de softwares especializados, tornando-o compatível com as necessidades de cada aluno ou grupo de alunos. Embora tenha sido originalmente projetado para crianças de 3 a 10 anos de idade, as possibilidades de utilização ainda estão sendo exploradas.
O hardware, o sistema operacional, os jogos e demais aplicativos foram pensados visando as necessidades das crianças, tanto em termos de segurança, bem como para manter o conteúdo adequado ás diretrizes do MEC.A tela é sensível tanto ao toque humano, quanto aos materiais com que são feitas as ferramentas utilizadas por portadores de algumas deficiências. Os softwares propiciam o aprendizado através de atividades lúdicas, de forma que alunos com necessidades especiais podem interagir entre eles e também com os alunos regulares. Facilidade de utilização em diferentes níveis de aprendizado o tornam divertido e eficaz.
O hardware, o sistema operacional, os jogos e demais aplicativos foram pensados visando as necessidades das crianças, tanto em termos de segurança, bem como para manter o conteúdo adequado ás diretrizes do MEC.A tela é sensível tanto ao toque humano, quanto aos materiais com que são feitas as ferramentas utilizadas por portadores de algumas deficiências. Os softwares propiciam o aprendizado através de atividades lúdicas, de forma que alunos com necessidades especiais podem interagir entre eles e também com os alunos regulares. Facilidade de utilização em diferentes níveis de aprendizado o tornam divertido e eficaz.
De acordo com a definição
proposta pelo Comitê de Ajudas Técnicas (CAT, 2017): “A tecnologia assistiva é
uma área de conhecimento de caráter interdisciplinar. Ela engloba produtos, recursos,
tecnologias, estratégias, práticas e serviços que visam promover a
funcionalidade relacionada à atividade e participação de pessoas com
deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia,
independência, qualidade de vida e inclusão social”.
Alguns pais, gestores e até
professores ainda apresentam dúvidas quanto à eficácia do aprender
brincando. Para Cristiano Sieves(2016),
especialista em Ludopedagogia, é importante esclarecer que:
- É da natureza da criança buscar a brincadeira e o elemento lúdico no mundo. Espera-se que ela trate o mundo dessa maneira.
- A Ludopedagogia não é a inserção da brincadeira pura e simples. Ela deve servir a propósitos pedagógicos e deve estar alinhada às diretrizes educacionais vigentes.
Os ganhos decorrentes de aparatos tecnológicos estão diretamente associados à capacitação dos profissionais envolvidos na sua aplicação.
A rapidez do aprendizado e a retenção dos conteúdos tem sido constatada no dia a dia, por professores e pais de alunos da escola municipal de Fraiburgo, onde o equipamento vem sendo utilizado com sucesso.
Embora os resultados positivos sejam expressivos, cabe mais uma vez ressaltar que apenas a a capacitação de professores e pedagogos é que vai garantir a solidez do projeto a longo prazo. Utilizar recursos tecnológicos sem o devido acompanhamento por parte dos responsáveis, podem produzir um distanciamento ainda maior entre alunos com necessidades especiais e os alunos regulares. O equilíbrio reside no bom senso e no diálogo entre todos os envolvidos. O fazer e o avaliar pedagógico, a gestão escolar, professores, pais e alunos agindo em sintonia, podem proporcionar um ambiente onde as diferenças sejam um ponto de aproximação e enriquecimento no aprendizado. A interação e o convívio mais próximo entre todos os alunos, associados à metodologias adequadas e assertivas, são de suma importância. Todos esses fatores fortalecem os laços sociais, enquanto mostram que cada um é único, porém parte importante da sociedade.
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