sexta-feira, 15 de setembro de 2017

                     

LIVRO FALADO: UMA IDEIA GENIAL PARA A INCLUSÃO!


Juliana Silveira, 1234087

Juliana Almeida de Oliveira, 1227723

Polo de Vacaria

14/09/2017


                                       Figura 1 https://www.opopular.com.br


        Entre muitas invenções tecnológicas foi colocado à disposição de pessoas com deficiência visual o livro falado esta ferramenta está aproximando cada vez essas pessoas a leitura e a literatura de forma a facilitar a interação com o mundo das palavras. Este equipamento possibilita aos deficientes visuais um contato direto com obras literárias sendo de grande importância para a formação crítica e pessoal do cidadão.
        A primeira ideia de livro falado, ou em inglês “talking book” surgiu no Reino Unido ainda na década de 20. Foi a partir da necessidade de incluir pessoas com deficiência visual ao público literário, que o Royal National, Institut for the Blind (RNIB) “Instituto 

Real Nacional para Cegos” começou a testar diferentes possibilidades de gravação de leituras de livros.
         A falta de recursos tecnológicos do século XX influenciou bastante a produção de livros falados. No início os áudios eram gravados em disco de vinil. Por este modo de gravação possuir pouco espaço para gravar um livro inteiro, começou a ser gravado em fita magnética que ocupava os dois lados. Porém o problema passou a ser outro, pois o deficiente visual precisaria ter uma certa destreza para colocar a fita no tocador e com isso outra forma foi incorporada na gravação de livro falado.
         No fim da década de 60 foi gravado as fitas cassetes, estas tornaram-se as preferidas dos deficientes visuais. Portanto na década de 80 foram sendo criadas mídias e salvas em CDs, estes substituíram todas as outras ferramentas, pois eram pequenos, leves e de fácil utilização. Foi nesta época que os computadores ficaram mais acessíveis as pessoas e a internet emergia da urgente necessidade moderna. Já nos tempos atuais acesso a estes materiais estão disponibilizados em bibliotecas virtuais ou sites na internet que disponha de um grande acervo de livros com vários temas e assuntos, além de histórias e textos de gêneros diversos.
 Porém o livro falado para pessoas com deficiência visual não é interpretado, não traduz sentimentos e não pode, em hipótese alguma, ter efeitos sonoros, pois ele tenta ser uma versão aproximada do livro impresso.
Na educação o livro falado já faz parte do cotidiano de algumas escolas, pois muitos professores buscam técnicas para ensinar alunos com deficiências visuais e com isso escolhem esta ferramenta como facilitadora no processo de ensino aprendizagem. Os professores estão tornando suas aulas mais dinâmicas pois tentam incluir os alunos nas classes regulares de ensino desfrutando desta ferramenta com muitos objetivos. Além de ampliar a autonomia dos estudantes, está ferramenta traz suporte para aliar prática e criar ambientes inclusivos.
A proposta de usar esta tecnologia é estimular o aprendizado e incluir os deficientes visuais no ambiente escolar. Por isso é importante que o professor utilize este meio para promover a interação entre os alunos de forma lúdica e que contribuam de forma positiva no seu desenvolvimento.
A tecnologia tem sido uma forte aliada para facilitar o dia a dia das pessoas, de todos os gêneros e condições de vida. Com isso muitas ferramentas tem influenciado de maneira positiva na vida de pessoas com deficiências, fazendo com que se sintam parte integrante da sociedade em que vivem e formando uma sociedade mais inclusiva. O livro falado faz parte desta história, onde influência de várias maneiras para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas com deficiências visuais para que se envolvam no mundo da leitura e imaginação.

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