Mais de 55 mil alunos tem deficiência visual no país
MACHADO, Rosa Elizete Dutra – 543562
BELUSSO, Ana Paula – 1246753
Polo de Vacaria – RS
Fonte: Globo Educação
Na escola regular ou na escola especial contam com um grande aliado a informática. São softwares desenvolvidos justamente para atender á realidade desse público, o que facilita muito o aprendizado e a inclusão desses recursos sendo fundamental para os alunos interagirem melhor com a sociedade até mesmo com o mundo que a cerca.
A importância adaptada para o deficiente visual tem três tipos de programas são eles: os leitores de tela, os ampliadores de tela e os digitalizadores de texto.
O leitor como o próprio nome sugere leem tudo o que esta na tela do computador, seja texto, Access, Power Point, Linguagem de programação, E-mail, MSN, etc., para os cegos totais, aqueles que não enxergam nada.
Os ampliadores são bons para os chamados cegos de baixa visão ele amplia os ícones, as imagens, as letras e cria contrastes, facilita a leitura de quem tem a patologia de baixa visão, ou seja, não é totalmente cego.
Os digitalizadores transformam textos em sons, todos são muito bons, mas cada um atende a uma realidade específica e um complementa o outro.
Por isso é bem comum ser utilizado mais de um. Um exemplo de programa Dosvox e do NVDA podem ser baixados gratuitamente pela internet. O jaws e o virtual vision são programas pagãos. Nas linhas dos ampliadores existem Magic e o Zoon Text também pago. O Open look é um digitalizador de texto.
Depoimento de Adriana Garcia Rocha, 39 anos, em Salvador aos 20 anos perdeu a visão nem por isso parou de estudar ou se excluiu da sociedade pelo contrário, procurou o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento as pessoas com Deficiência Visual (CAP). Hoje é professora de História, com pós em cultura a afro-brasileira. O Dosvox e o Jaws foram fundamentais para o acompanhamento dos conteúdos em sala de aula. Diz Adriana, “conquistamos mais autonomia e independência com eles”.
O Ministério da Educação desenvolve em parceria com os Estados, os municípios e o Distrito Federal e o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncional e o Projeto Livro Acessível para alunos com deficiência visual. Tais ações têm como objetivo a promoção da acessibilidade aos alunos com a Educação Especial no Ensino Regular. Sendo disponibilizado pelo MEC, materiais didáticos e pedagógicos, equipamentos, mobiliários e laptops para comporem as salas de recursos multifuncionais com o objetivo de apoiar a organização da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) complementar à escolarização nas escolas da rede pública e laptops aos alunos com cegueira no ensino médio, EJA, educação profissional como recurso de acessibilidade ao livro, à leitura, os laptops utilizam o sistema Dosvox uso individual em sala de aula.
Também existem os recursos naturais são assim chamados por se utilizar de elementos da própria natureza devidamente re-significados e assim transformados como exemplo, a utilização de um graveto, um galho de diâmetros diferentes, para auxiliar a conceitualização.
Pedagógicos todos os dispositivos independente de sue grau de sofisticação que podem ser confeccionados por professores, pais e colegas com o objetivo de incrementar a eficácia do aprendizado do aluno. Tecnológicos citados acima também têm scanners, impressoras em Braille entre outros. Culturais, livros gravados, cassete e cd’s ou em braile disponíveis em bibliotecas também materiais de museus e exposições.
A importância de cada um desses elementos todos sendo usado como uma ferramenta torna-se essencial para o aluno dentro e fora de sala de aula torna possível a inclusão de cada indivíduo na sociedade. Hoje as coisas estão mais fáceis, porém essa facilidade não pode fazer com que os alunos se acomodem. É preciso continuar indo além, testar novos limites, descobrir novos horizontes e superar os limites.
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