segunda-feira, 11 de setembro de 2017

DEFICIÊNCIA E SUPERAÇÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA

DEFICIÊNCIA E SUPERAÇÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA
Janaína Fernandes dos Reis do Nascimento Padilha RU: 1174907
Mara Regina dos Santos Silva RU: 1106944
Polo – Cidade
Data 11/09/2017

                                            Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/mousekey.htm

Síndrome rara chamada de Werdnig Hoffmann provoca atrofia muscular espinhal e degeneração dos neurônios motores é uma doença hereditária.
A pessoa que possui essa síndrome fica limitada quanto à mobilidade, comunicação, ao vestir-se, alimentar-se, fazer sua própria higiene, dirigir um carro e participar de uma atividade de esporte ou lazer.
O diagnóstico mais otimista de expectativa de vida do psicólogo e professor Cláudio Luciano Dusik não ultrapassava os 14 anos de idade, hoje com 40 anos foi o primeiro aluno a concluir o mestrado no programa de pós-graduação em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ele detalhou um programa computacional que agiliza a escrita de pessoas com perda motora chamado Mousekey (um aplicativo que substitui o teclado virtual do Windows).
A vantagem é que é acessível para todos inclusive para aqueles que não podem pagar por equipamentos especiais e é completamente em português. Segundo Dusik ¨ com dois modos de digitação, ele ainda pode oferecer vantagens para quem não consegue compreender os comandos apenas com o posicionamento dos cursores ¨. Pode ser utilizado desde a alfabetização de crianças até a formação de cursos superiores. A combinação de dedicação e uso adequado da tecnologia torna a deficiência física uma barreira possível de ser superada, possibilita as pessoas com deficiência a oportunidade de desempenharem atividades de igualdade. A única desvantagem que se pode perceber é a falta de conhecimento das pessoas sobre este aplicativo e que também ainda não se pode trabalhar com crianças que não tenham conhecimento das letras, porém com o tempo pode ser uma barreira a ser quebrada através de mais tecnologia e incentivo para estudos das necessidades dos indivíduos que venham a utilizar este aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário