quinta-feira, 14 de setembro de 2017

ESCOLA DE CAXIAS DO SUL/RS UTILIZA APLICATIVOS DE CELULAR EM SALA DE AULA E DIMINUI DESIGUALDADE ENTRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.

Por Ricardo Garcia Sandi, RU 1389413
Polo – Caxias do Sul/RS
14/09/2017


Aplicativos para celular auxiliam alunos portadores de deficiência. Foto: Techtudo

A escola Nossa Senhora de Caravaggio, situada na cidade de Caxias do Sul/ RS resolveu enfrentar um problema que vinha incomodando professores, pais e diretoria: como incluir os alunos com deficiência nas atividades diárias em sala de aula? Criaram um grupo de estudo, com professores de variadas disciplinas e pais de alunos,e pesquisaram as ferramentas disponíveis para uso na escola.

A professora de língua portuguesa do quinto ano, Maria Paula de Souza, foi uma dessas integrantes. Ela conta que, na sua classe, há Ronaldo, um aluno de 10 anos com deficiência motora e dificuldade em escrever e, por essa razão, não consegue acompanhar o ritmo dos colegas. O grupo de estudo conseguiu, através de parcerias privadas, um computador para Ronaldo e resolveram utilizar um aplicativo do Google chamado Google Keyboard. Entre outras facilidades, esse aplicativo possui o recurso de digitação por voz e digitação por gestos. A partir de então, Ronaldo consegue acompanhar os colegas e os resultados já foram bastante encorajadoras, Ronaldo melhorou substancialmente suas notas.

Um dos recursos do Google Keyboard é a digitação por gestos. Foto: Techtudo

O professor de matemática do sexto ano, Pedro Cavalcanti, participou também do grupo de pesquisa. Na sua classe tem o aluno Marcelo, de 11 anos e deficiente visual. O professor conta que procura explicar a matéria com a maior clareza de detalhes possível para que Marcelo possa visualizar o conteúdo, entretanto não pode esquecer dos seus outros alunos. Pedro conseguiu um computador para Marcelo e utilizou o aplicativo Google Talkback, que é próprio para deficientes visuais, pois o aplicativo mostra, através de áudio, o que o usuário está tocando na tela.Com isso Pedro pode trabalhar com materiais impressos e o aplicativo pode ler para Marcelo todo o conteúdo. 

Google Talkback disponibiliza em áudio tudo o que está na tela. Foto: Androidcentral

Muitos outros aplicativos estão à disposição para ajudar a acessibilidade do aluno portador de deficiência na sala de aula. Essa é uma preocupação muito grande da sociedade, como um todo, e só tende a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário