segunda-feira, 11 de setembro de 2017

ESCOLA INOVA COM O USO DE APLICATIVO EM SALA DE AULA


Por Sivlvia da Silva Cunha, RU 152229.
Polo – Caxias do Sul, RS

Data 07.09.2017








(Fonte: www.google.com - Screenshots )


        ALUNO PORTADOR DE DISGRAFIA SE DESTACA EM EVENTO E LEVA ORGULHO A SUA COMUNIDADE ESCOLAR.


     Veio no momento em que a escola recebeu pela primeira vez, um aluno portador de necessidade especial no ano de 2014 tendo que se adaptar a inclusão.  

    O aluno Antony de nove anos chega à escola com um CID, de seu neurologista, fonoaudióloga e de sua psicopedagoga, como portador de Disgrafia. Seus pais muito esclarecidos, não aceitavam a ideia de que Antony era uma criança atrasada nos estudos por se tratar de preguiça ou até mesmo, por querer chamar atenção, pois é filho único. Então procuraram profissionais que os auxiliassem nesse caminho para ajudar Antony em seu desenvolvimento, naturalmente a escola se viu com um desafio, com muitas dúvidas, e ansiosa diante da situação pela qual não estava preparada, diz a professora Vitalina, que trabalha com o terceiro ano dessa escola, atendendo alunos de oito anos de idade.

   Contudo a criança foi apresentada a professora, que o apresentou a turma, logo dizendo boa tarde e acolhendo com um belo sorriso e um aconchegante abraço e Antony se sentiu primeiramente acolhido pelos colegas e pela professora.

     O pedagógico junto á direção, logo tratou de se reunir e planejar a inclusão desse novo aluno, com a visão e a missão de encontrar soluções para adaptar o aluno com necessidade especial ,não significava  apenas ter princípios inclusivos, onde mudanças, adaptações e planejamentos eram necessários.

     A Escola Municipal  Professor Aristósteles,tem um trabalho coletivo com a família,  o pedagógico, pesquisa, a formação continuada do corpo docente, a sala de aula e o uso da ferramenta tecnológica tablet configurado pelo aplicativo SCREENSHOTS.
    Esse aplicativo inovador que a criança contorna na tela com seu dedo a letra, formando assim uma silaba e logo a palavra sendo completada pela prática motora, a figura do objeto aparece na tela transmitindo e ao mesmo tempo corrigindo as dificuldades visual e motora desse aluno portador de Disgrafia.  Esse aplicativo é usado nas disciplinas de português e matemática. Pois sabemos que esses instrumentos tecnológicos são desejados pelas crianças, motivando e concentrando.  A escola teve seu objetivo alcançado no ano de 2015, quando a professora Vitalina iniciou  em sala de aula , atividades de português, intercalando o uso do Tablet com o aplicativo SCREENSHOTS e o quadro. 

    Os alunos eram divididos em grupos de quatro crianças com a interação de Antony.  Uma criança por vez após completar a atividade no Tablet se dirigia até o quadro completando a atividade proposta com o auxílio do canetão colorido. Durante atividade os colegas motivavam o Antony a realizar as tarefas propostas pelo aplicativo.

  Conforme o depoimento da professora o aluno Antony obteve um avanço em seu aprendizado e desenvolvimento, pois  aquisição desse instrumento foi possível, através de uma janta na escola, com o objetivo de arrecadar um valor para comprar esse aparelho e configurar esse aplicativo. O medico que faz o acompanhamento de Antony, se colocou a disposição da escola para palestrar sobre crianças portadoras de TDHA.

   De acordo com a novidade do aplicativo na escola do Antony, o diretor pedagógico recebeu um convite da cidade, dizendo que o Antony iria representar a escola em uma atividade de competição envolvendo crianças com TDHA, com essa atividade o educando conseguiu o terceiro lugar, assim ficou motivado para continuar seus estudos dentro de uma escola inclusiva. 
     A professora salienta que  esses recursos tecnológicos, não só ajudam no aprendizado, mas também na auto estima desses alunos, pois sabemos que alunos que apresentam transtornos digráfico, tem dificuldades de concentração e comunicação, levando-os a fadiga e cansaço, desmotivando-os a interagir em sala de aula, e a lidar com suas dificuldades e a conviver com as demais crianças. 

   Além disso, saliente que a escola está de parabéns por adquiri um projeto com um aplicativo inovador.


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