terça-feira, 12 de setembro de 2017

Aplicativo Play Down

Simone Carvalho Rodrigues. - 1950440
Vitória Demuti Munhoz - 1954659
Polo – Caxias do Sul
Data 12/09/2017


A inclusão educacional requer professores preparados para atuar nessa grande diversidade. Preparados para valorizar as potencialidades de cada estudante e compreender as diferenças. Há no contexto escolar a figura do estudante com deficiência na escola regular, dentro de uma sala com alunos de aprendizagem normal. O termo inclusão não parece oferecer dúvidas, consequentemente, significa assegurar a todos os educandos a igualdade de oportunidades educativas com o objetivo de serem preparados para uma vida futura.
Entretanto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Gilberto Braz localizada no município de Farroupilha adotou o método de incluir alunos com Síndrome de Down dentro da sala de aula com o uso de um aplicativo tecnológico. Após meses de pesquisa e estudos aprofundados descobriram Play Down um aplicativo na qual o objetivo é fazer com que as crianças adquiram habilidades e percepção, usando sua coordenação motora, raciocínio e memorização, aprender as vogais, reconhecer os numerais e identificar as cores. O aplicativo seria usado com uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental na qual estão presentes dois alunos com Síndrome de Down, Patrick Montenegro e Mariana Passos.
Segundo a professora Vanessa Muniz graduada em Letras Português e Pós graduada em Psicopedagogia, ressaltou que é um momento de descontração e socialização dos alunos incluindo seus colegas que tem características diferentes. Na sala em que é aplicada a aula tem a lousa digital que fica de disponibilidade do professor auxiliar o grupo de alunos ao jogar Play Down, no que se refere optarem junto com seu professor diferentes caminhos para aprendizagem.
Não há dúvidas que Vanessa Muniz e os demais professores tenham como objetivo primordial, compreender as diferenças e valorizar as potencialidades de cada educando, fazendo com que favoreça a aprendizagem dum modo na qual a tecnologia facilita a socialização do professor com o aluno. Como vantagem o aplicativo é gratuito em celular e tablet, não precisa de internet, já a desvantagem se a escola não for bem estruturada, o docente fica com dificuldades para utilizar o aplicativo, pois é preciso tecnologia e espaço adequado. 
Chegou-se a conclusão de que este aplicativo, Play Down, facilita a metodologia do professor tornando suas aulas mais fascinantes, resultando em grandes progressos na aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário