terça-feira, 5 de setembro de 2017

Tecnologias que promovem Acessibilidade

Tecnologias que promovem Acessibilidade

Nome: Jeonice Marques Guedes
Pólo: Vacaria/RS
Data: 05/09/2017 
R.U: 1674346
Licenciatura em História

   
  
 Fonte: educ-ntegoiania.blogspot.com

 

O Dosvox como um Software de Acessibilidade ao Ambiente Digital para Deficientes Visuais.


Pensando em promover acessibilidade a essas pessoas, foram desenvolvidas diversas tecnologias que permitem que deficientes possam ter maior autonomia, tanto no trabalho como na educação. Um exemplo dessas tecnologias é o Dosvox, que curiosamente foi desenvolvido por um deficiente visual e vêm sendo aprimorado ao longo dos anos.     
Foi desenvolvido com tecnologia totalmente nacional, adaptado a nossa realidade e pode ser utilizado com alunos em fase de letramento e alfabetização até o fim de sua jornada escolar.  Mas antes de mais nada é preciso que o aluno se habitue a utilizar esse software, pensando nisso a Escola Américo Virgínio do Santos – parceira da AMU de Botucatu no Programa Vida Iluminada.- de São Paulo. Promove aulas de informática na Sala de Recursos da escola.  “As crianças adoram a professora e já com 1 mês de aulas mostram avanços”, conta a professora Márcia Daroz, responsável pela Sala de Recursos para Pessoas Deficientes Visuais e com Baixa Visão, da Escola Américo Virgínio dos Santos.
 O Programa Dosvox, utilizado para pessoas deficientes visuais, além de ser utilizado nas atividades de apoio escolar mantidas pela Sala de Recursos, também proporciona a possibilidade de acesso à internet, enviar e-mail, entre outras da conectividade moderna.
 “A ideia é que, através do curso, esses alunos também entrem em contato com outros programas específicos para Deficientes Visuais, para que ampliem seus conhecimentos e possibilidades” explica Márcia Daroz. 
Dentre as inúmeras vantagens podemos citar: sua simplicidade, custo baixo e adequação à realidade educacional dos deficientes visuais do Brasil.
 Mas também existem as desvantagens como: limitações quanto à utilização da internet, ambiente “fechado”, cria uma certa dependência (o usuário acaba muitas vezes "decorando os comandos), pouca verba e equipe de desenvolvimento pequena.
 A deficiência visual não é um fator limitador à aprendizagem, mas sim uma condição a ser superada por meio de práticas educativas personalizadas, estruturadas em procedimentos pedagógicos especializados e recursos tecnológicos de acessibilidade, como Dosvox. Essas tecnologias têm um papel fundamental na integração de deficientes visuais tornando-os mais produtivos e melhor integrados na sociedade.   
Segundo Vygotski, a educação de uma criança com deficiência visual pode ser organizada como a educação de qualquer outra criança. A educação pode converter realmente o deficiente visual a uma pessoa normal, socialmente válida, e fazer desaparecer a palavra e o conceito de “deficiente” em relação ao cego.
 

Referências: VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas: fundamentos de defectolog ía . Tomo V. Madrid: Visor, 1997.

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