A TECNOLOGIA FACILITANDO A ALFABETIZAÇÃO
Por- Adriana Velho Gomes- RU: 1576298
Polo- Caxias do Sul- R/S
Data- 07/09/2017
O Alfabeto Melado é o primeiro jogo educativo móvel
aprovado pelo MEC. Além de ser um aplicativo gratuito é também um jogo
pedagógico de extrema qualidade, pois abrange as diversas vias de aprendizagem.
Com este aplicativo, o aluno fica familiarizado com
a forma e o som de cada letra, além de aprender novas palavras, auxiliando no
processo de alfabetização de alunos da educação inclusiva em uma escola da rede
municipal de Caxias do Sul.
Alfabeto Melado é um aplicativo para dispositivo móvel
indicado para crianças que estão em processo de alfabetização. É um divertido
jogo educativo onde o estudante deverá preencher com os dedos todas as letras
do alfabeto em português, ajudando na concretização deste processo. Este aplicativo trabalha o traçado de todas as letras
do alfabeto, de maneira lúdica e divertida. Ao mesmo tempo em que o aluno
conhece e reconhece as letras do alfabeto, desenvolve habilidades, como a visomotora
e a motricidade fina.
Essa ferramenta tecnológica é usada em
uma escola do município de Caxias do Sul, fazendo muito sucesso com os estudantes
com Deficiência Intelectual, Deficiência Motora (PC- Paralisia Cerebral) e TEA
(Transtorno do Espectro Autista), na faixa etária dos 5 aos 11 anos, pois se
trata de um jogo educativo que atrai muito a atenção por ser colorido e com
som. Construindo assim, o conhecimento de forma lúdica em uma aprendizagem
significativa para eles, em que os
benefícios didáticos dos jogos são procedimentos altamente importantes, mais
que um passatempo, é um meio indispensável para promover a aprendizagem.
Trata-se de um aplicativo educativo
muito completo, pois envolve os três estilos de aprendizagem: a visual, a
auditiva e a cinestésica, no qual o aluno aprende ao mesmo tempo: vendo,
ouvindo e interagindo com o dispositivo. Oportunizando
assim, ser assimilado e aprendido pelas diversas vias de aprendizagem. Bem
como, beneficiando-se com o uso das tecnologias, como facilitadoras e
potencializadoras deste processo.
Uma prática pedagógica inclusiva é ampliar as
potencialidades de aprendizagem dos estudantes, independente das deficiências
ou dos níveis de dificuldades que apresentem. Potencializar esta prática pode
ser um caminho muito interessante para atender a diversidade e suas
individualidades. Pois a alfabetização é um
processo contínuo e deve estar presente no dia a dia dos alunos com
deficiência.
Por fim, este estudo permite repensar o processo de ensino
de aprendizagem na educação inclusiva. Consolidando um contexto educativo que realmente
seja qualitativo, participativo, dialógico e interativo, pois sempre é tempo de
aprender, ensinando com alegria, diálogo, prazer, cooperação e interação em
sala de aula.
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