sábado, 9 de setembro de 2017

A Tecnologia facilitando a Alfabetização

 A TECNOLOGIA FACILITANDO A ALFABETIZAÇÃO

Por- Adriana Velho Gomes- RU: 1576298
Polo- Caxias do Sul- R/S

Data- 07/09/2017

      O Alfabeto Melado é o primeiro jogo educativo móvel aprovado pelo MEC. Além de ser um aplicativo gratuito é também um jogo pedagógico de extrema qualidade, pois abrange as diversas vias de aprendizagem. Com este aplicativo, o aluno fica familiarizado com a forma e o som de cada letra, além de aprender novas palavras, auxiliando no processo de alfabetização de alunos da educação inclusiva em uma escola da rede municipal de Caxias do Sul.
      Alfabeto Melado é um aplicativo para dispositivo móvel indicado para crianças que estão em processo de alfabetização. É um divertido jogo educativo onde o estudante deverá preencher com os dedos todas as letras do alfabeto em português, ajudando na concretização deste processo. Este aplicativo trabalha o traçado de todas as letras do alfabeto, de maneira lúdica e divertida. Ao mesmo tempo em que o aluno conhece e reconhece as letras do alfabeto, desenvolve habilidades, como a visomotora e a motricidade fina.
      Essa ferramenta tecnológica é usada em uma escola do município de Caxias do Sul, fazendo muito sucesso com os estudantes com Deficiência Intelectual, Deficiência Motora (PC- Paralisia Cerebral) e TEA (Transtorno do Espectro Autista), na faixa etária dos 5 aos 11 anos, pois se trata de um jogo educativo que atrai muito a atenção por ser colorido e com som. Construindo assim, o conhecimento de forma lúdica em uma aprendizagem significativa para eles, em que os benefícios didáticos dos jogos são procedimentos altamente importantes, mais que um passatempo, é um meio indispensável para promover a aprendizagem.
      Trata-se de um aplicativo educativo muito completo, pois envolve os três estilos de aprendizagem: a visual, a auditiva e a cinestésica, no qual o aluno aprende ao mesmo tempo: vendo, ouvindo e interagindo com o dispositivo. Oportunizando assim, ser assimilado e aprendido pelas diversas vias de aprendizagem. Bem como, beneficiando-se com o uso das tecnologias, como facilitadoras e potencializadoras deste processo.
      Uma prática pedagógica inclusiva é ampliar as potencialidades de aprendizagem dos estudantes, independente das deficiências ou dos níveis de dificuldades que apresentem. Potencializar esta prática pode ser um caminho muito interessante para atender a diversidade e suas individualidades. Pois a alfabetização é um processo contínuo e deve estar presente no dia a dia dos alunos com deficiência.
      Por fim, este estudo permite repensar o processo de ensino de aprendizagem na educação inclusiva. Consolidando um contexto educativo que realmente seja qualitativo, participativo, dialógico e interativo, pois sempre é tempo de aprender, ensinando com alegria, diálogo, prazer, cooperação e interação em sala de aula.

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