segunda-feira, 4 de setembro de 2017

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA COM OS ALUNOS DE INCLUSÃO

No estado do Rio Grande do Sul, na cidade Caxias do Sul, a Professora de História Bruna Andreis de Oliveira está trazendo formas inovadoras envolvendo a tecnologia para trabalhar os conteúdos que devem ser abordados na disciplina, com os alunos de inclusão.
Durante meses a professora se dedicou a pesquisas sobre alunos de inclusão. Ela observou aulas, visitou diversas escolas e universidades, conversou com famílias de alunos de inclusão, entre outras atividades que a levaram a outra pesquisa também muito importante: ferramentas e aplicativos tecnológicos que auxiliem no aprendizado dos alunos de inclusão. Ela encontrou diversos, os testou, estudou sobre cada um, porém, dentre eles, ela selecionou um para finalmente utilizar com seus alunos de inclusão, e também para outros professores utilizarem o mesmo: o ProDeaf.
O ProDeaf é um aplicativo que traduz texto e voz da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS), permitindo a comunicação, neste caso, entre professores e alunos de inclusão, resultando no desenvolvimento, na interação com os demais colegas e até mesmo os outros profissionais da organização escolar e, na aprendizagem dos mesmos.

Após escolher o ProDeaf, a professora Bruna desenvolveu diversos planos de aulas e atividades para trabalhar com os alunos de inclusão. Umas das atividades por exemplo é a interpretação de texto com os alunos, onde ela entrega folhas com o texto que irá trabalhar para os alunos, e com os alunos de inclusão, utiliza o aplicativo. Desta forma todos aprendem e trabalham juntos em sala de aula. “Ser professora é você entender que cada aluno tem um jeito de aprender, e com os alunos de inclusão não é diferente. Depois que descobri o ProDeaf, tudo mudou, os alunos de inclusão puderam se sentir finalmente parte da turma”, ressalta a professora gaúcha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário