domingo, 17 de setembro de 2017
A voz da tecnologia.
Chaiane Stancki de Lima – RU: 1807994
Uninter – Polo Vacaria
Data: 11 de setembro de 2017
Fonte: site http://educacaoinclusivaemfoco.com.br
Sabe-se que é assegurado o direito a educação para todos, sem distinções, todas as crianças tem o direito e o dever de frequentar uma escola, e devido ao grande progresso das leis em relação à inclusão de crianças que possuem alguma limitação, estas também tem esse direito garantindo.
Numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, conhecida como Terra da Maça, Vacaria uma cidade com mais de 60 mil habitantes ganha destaque nacional, desta vez não por seu rodeio internacional e sim em relação à educação. Pensando em todos os alunos da escola, o professor da língua portuguesa Leônidas, desenvolveu em sala de aula uma forma de incluir todos os alunos em sua matéria. Através de um aplicativo de celular chamado Prodeaf Tradutor que todos os alunos da 6° série, do turno da manhã da escola municipal Dom Henrique Gelaim.
Este aplicativo ficou conhecido através do site www.prodeaf.net, podendo se fazer o download do aplicativo, e também no site encontra a explicação do aplicativo e de que forma foi pensado sua utilização.
Na escola os alunos utilizam para se comunicar um com o outro, pois percebeu a dificuldade que muitas vezes os alunos e os professores têm para se comunicarem com um aluno não ouvinte. Assim na sala de aula os alunos conseguem aprender libras já que não é uma matéria obrigatória, e o professor Leônidas também está aprendendo, já que durante a sua graduação em letras essa matéria não existia na grade curricular, sendo que foi inserida ha alguns anos.
A ideia foi tão bem aceita que a direção da escola está adequando a utilização deste aplicativo em todas as séries que existem crianças não ouvintes, assim a escola recebeu destaque na cidade por inserir na educação um projeto tão bem estruturado, e facilitando o acesso a educação de todos os alunos.
A própria Secretaria da Educação do município foi à escola conhecer o projeto e dar parabenizar o professor responsável por esta ideia. Através deste reconhecimento acredita-se que a inclusão deve ser pensada e repensada todos os dias, para que ela aconteça realmente nas escolas, e que todos possam ter acesso a educação respeitando e se adaptando a cada dificuldade encontra individualmente ou em grupo. E também perceber positivamente a inclusão das tecnologias em sala de aula como mais uma ferramenta para auxilio do aprendizado dos alunos.
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