sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Tecnologia Atrás da Socialização
Por-Emanoela Alano Ramos,1945153
Polo – Vacaria
Data-15/09/2017
Fonte: Blog Brasil Acadêmico
Dados revelam que o Brasil tem 45,6 milhões de deficientes segundo o Censo 2010; o que corresponde a 23,9% da população brasileira. A deficiência visual foi a mais apontada, atinge 18,8% da população. Na perspectiva da educação inclusiva, os recursos tecnológicos são de fundamentais: Software, NantMobile, entre outros. A importância é utilizar como instrumento facilitador da aprendizagem.
O Software, foi criado Universidade Federal Rio Janeiro junto Ministério da Educação, com objetivo de transformar textos escritos, de forma que são narrados através de um sintetizador de voz e ainda oferece a adaptação ampliados tais como: impressão Braille, descrição de figuras, gráficos e imagens.
NantMobile, aplicativo identificador das notas e valores é dito por meio de uma voz a seu usuário, basta colocar a cédula próxima da câmera e o valor será dito em tempo real; além do Real pode identificar mais 20 moedas de diferentes países e vários idiomas.
Portanto, a educação inclusiva é muito importante e deve ser levada a sério pelos alunos, profissionais da educação e pais, tem muitas vantagens, a inserir a tecnologia na educação inclusiva, onde todos saem ganhando. Tanto no aprendizado, de forma que aprendemos a conviver com as diferenças que cada um tem, se tornando menos preconceituosos.
A tecnologia vem com intuito de proporcionar um melhor convívio em meio a sociedade, com objetivo que todos temos direito de educação na época certa, convívio com cada delimitação e testar nossas capacidades em meio a tanto obstáculos que sempre enfrentamos a longo da nossa vida.
Existem, hoje no Brasil muitos recursos voltados aos deficientes; eis um que poucos imaginam, a Dorinateca: é a inovação da tecnologia na ação que ajuda na inclusão social e digital. Promove material em diferentes formas: Braille, MP3, Fonte Ampliada, Digital Acessível DAISY. Direcionado totalmente aos deficientes visuais, de maneira que o seu conhecimento seja qualificado, sem se importa com a sua deficiência.
Cada dia que passa a tecnologia está mais presente em nossa vida adquirindo uma forma de houver uma melhor interação e inúmeras inovações mundo em que vivemos sabendo lidar com todas as necessidades. Uma das grandes evolução foi a do celular, que com o passar do tempo foi ficando tecnológico e eficaz em ajudar a população com alguma deficiência.
Por exemplo, Toshiba lança Tactility celular com teclado em alto relevo, com algarismo na linguagem Braille. Samsung ganhadora do prêmio Industrial Design Excellence Awards(IDEA) por criar o celular Touch Messenger (escrever e receber mensagens em Braille), já está em andamento o seu segundo, que apresentará inovação o sistema terá ‘‘Electric Active Plastic’’, pois gera um código na tela.
Desse modo a tecnologia vem sendo uma grande aliada a novas fontes de aprendizado, qualidade de desenvolvimento e ampliação no nosso cotidiano e futuramente será maior a inserção desse modelo tanto na vida pessoal ou profissional, utilizando qualidades no avanço de métodos na vida de portadores de deficiência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário