segunda-feira, 4 de setembro de 2017

LIVOX: A SERVIÇO DA INCLUSÃO

Por  Andrea Oliboni de Almeida  RU 158252
        Flavia Matana da Silva        RU 1127814
        Nilva Moraes de Camargo   RU 1174864
Polo – Vacaria
Data 26/08/2017





Fonte: Uninter
Fonte: Carlos, Clara e Aline (Foto: Carlos Pereira / Acervo pessoal)
Nos dias atuais a inclusão faz parte da rotina das instituições de ensino regular tanto na rede pública quanto na privada, prova disso são os programas e aplicativos que vem sendo utilizados em escolas por crianças e adultos que possuem algum tipo de deficiência. A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento que abrange a Comunicação Alternativa, que tem por objetivo auxiliar as pessoas sem fala ou escrita funcional, a desenvolverem as habilidades necessárias para expressarem suas necessidades e anseios. Um exemplo de aplicativo usado, com pessoas que possuem autismo, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e sequelas de AVC ( Acidente Vascular Cerebral) que estimula a  melhoria na  comunicação da população portadora desse tipo de deficiência é o aplicativo Livox.
O Livox é uma ferramenta cujo nome vem do latim que significa liberdade e voz, esse aplicativo proporcionou a muitas famílias a facilidade de poder sair de casa sem carregar pastas com inúmeras fichas de cartões de comunicação. A ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu o aplicativo como sendo o melhor por sua tecnologia inclusiva no mundo.
Partindo desse pressuposto o Livox esta sendo utilizado em escolas municipais, estaduais, privadas e APAEs (Associação de Pais Amigos dos Excepcionais) de todo o Brasil. Em Vacaria-RS, a APAE desenvolve a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania, também utiliza o aplicativo Livox como ferramenta pedagógica com os alunos com deficiência intelectual e múltipla.  A faixa etária atendida na APAE de Vacaria é de 0 a 50 anos. A vantagem desse aplicativo utilizado na aprendizagem de crianças e pessoas com deficiência são muitas. Destaca-se as figuras utilizadas, que facilitam a identificação, percepção visual, cognitiva, percepção das cores, orientação no espaço e tempo, linguagem e motricidade oral auxiliando nas dificuldades no dia a dia, estimulando a capacidade da criança como um todo. Não possui desvantagem alguma, pois melhora a capacidade cognitiva da pessoa com deficiência. O aplicativo utilizado tem como objetivo ajudar a resolver a comunicação entre pessoas com deficiência com seus familiares e professores.
Nessa instituição que proporciona atendimento de apoio a alunos incluídos na rede regular de ensino nas áreas: clinica, pedagógica, oficinas pré- profissionalizantes, fisioterapia, equoterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, psicologia e estimulação essencial, oferecendo também atividades complementares como: recreação dança esporte e teatro, sendo assim, não trabalha com currículo.
Porém é preciso da ajuda da mídia para que o Livox seja adotado como uma política pública. Afinal de contas são 15 milhões de pessoas no país que precisam do Livox e sem a participação do governo é inviável conseguir levar a tecnologia a tantas pessoas, devido às condições financeiras da maior parte da população. Então precisamos sensibilizar o governo para que as pessoas com deficiência possam ter acesso ao Livox.




Nenhum comentário:

Postar um comentário