A PLAYTABLE NA EDUCAÇÃO
ESPECIAL
Por : Katia da Silva Passos 1343347, Micheli da
Silva Resende 1375645, Rosa de Fátima de Oliveira 96974, Eriane Camargo
Policastro 1339966.
Polo – Vacaria
Data:05/09/2017
|
Em
Blumenau SC, a escola Municipal Adelaide Starke foi escolhida para o projeto
piloto da utilização da primeira mesa digital PlayTable na educação inclusiva.
A escola atende a cerca de 30 crianças do 1º ao 9º ano do ensino fundamental
com diferentes tipos de deficiência onde é feito o atendimento educacional
especializado (AEE) complementar as aulas regulares.
A PlayTable foi lançada em 2014 e já
esta em uso em mais de 350 escolas em todas as regiões do Brasil, o projeto
levou três anos de pesquisa para ficar pronto. Playtable é destinada a crianças
a partir de três anos de idade e pode ser utilizada para o desenvolvimento e no
ensino e aprendizagem, em escolas de educação infantil e ensino fundamental. A PlayTable é uma mesa digital, interativa e
multidisciplinar para educar e divertir. Desenvolve as habilidades cognitivas e
de coordenação motora, além de trabalhar assuntos específicos, como
alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros.
A tecnologia infrared se caracteriza pela
fácil usabilidade e é, inclusive, acessível a crianças com deficiência motora
ou psíquica. Isso é possível porque os jogos e aplicativos são projetados por
professores especialistas em diversas áreas, juntamente com uma equipe de artistas
alinhados com a ludopedagogia. Enquanto as crianças se divertem, elas aprendem
e estimulam o seu desenvolvimento dentro da linguagem delas, que é a
brincadeira.
Os jogos e aplicativos da PlayTable
são fundamentados nas diretrizes curriculares do MEC, tanto para a educação
infantil quanto para os anos iniciais. Além dos assuntos específicos, os
aplicativos desenvolvem o raciocínio lógico, a memorização, a atenção e
paciência, a criatividade, a resolução de problemas, as linguagens de expressão
e a coordenação motora, deixando os alunos mais curiosos, observadores,
concentrados e comprometidos. A tela com tecnologia infrared reconhece o toque
humano e também de objetos de plástico, metal, feltro, entre outros.
Os elementos visuais são de fácil
compreensão e todos os jogos possuem diferentes níveis de aprendizado (fácil,
normal e avançado), acompanhando e auxiliando o desenvolvimento do aluno. A
PlayTable é totalmente preparada para ambientes com muitas crianças. É
resistente, lacrada e isolada. Possui um único cabo de energia e um único botão
de ligar e desligar, podendo ser operada diretamente pelas crianças. Possui
conexão wi-fi para atualizações dos jogos. Pode ser montada com os pés ou com os
suportes de parede.
A brincadeira é o mais completo dos
processos educativos, pois influencia diretamente todos os campos do
desenvolvimento infantil de uma maneira prazerosa para as crianças, e é uma
linguagem universal. A PlayTable, através dos jogos e aplicativos lúdicos,
desenvolve o raciocínio lógico, a memorização, a atenção e paciência, a
criatividade, a resolução de problemas, as linguagens de expressão e a
coordenação motora fina e óculo manual. Trabalha de maneira específica, também,
assuntos de matemática (operações), língua portuguesa (alfabetização), língua
inglesa, ciências (corpo humano) e artes. Ao brincar e interagir com os jogos,
os alunos tornam-se mais curiosos, observadores, comunicativos, concentrados e
comprometidos.A PlayTable é ideal para a escola porque educa, e é melhor ainda
para as crianças porque diverte.
A PlayTable é uma importante
ferramenta de inclusão para o trabalho pedagógico com crianças com diferentes
tipos de deficiência, como autismo, síndrome de Down, TDA/H, surdez,
deficiências motoras, entre outros. Sua tecnologia e seus aplicativos permitem
o uso compartilhado com outras crianças ou em um trabalho específico com
crianças deficientes.
Umas das
desvantagem do playtable é o alto valor pode custar até R$7.980 a unidade.
A Playtable
vem sendo uma aliada nos atendimentos da equipe multidisciplinar, promovendo o
desenvolvimento infantil nos aspectos cognitivos, motores e sociais. É uma
maneira dinâmica, lúdica e tecnológica de aprendizado, pois há um envolvimento
maior da criança, possibilitando não só a expansão da área educacional como
também suas habilidades de independência e autonomia, estimulação e
aperfeiçoamento da liguagem, treino de coordenação motora fina e integração
social e afetiva.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário