A tecnologia a serviço da educação inclusiva,
inovação que ajuda na evolução de quem é especial para sociedade.
Nome do aluno: Ana Lúcia Xavier Kramer,
RU: 1267344
Polo – Cidade: UNINTER - Vacaria
Data: 04/09/2017
Fonte: imagem da internet (Google)
A educação inclusiva foi
criada no Brasil, com o intuito de dar a todas as crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência, o direito de estudar e participar do
sistema regular do ensino. O objetivo não é tratar todos como iguais, mas
mostrar à sociedade que as pessoas são diferentes e que isso precisa e deve ser
respeitado por todos. Estudos realizados comprovam que crianças que convivem
com as diferenças crescem e se tornam adultos mais tolerantes e menos
preconceituosos. Esse tipo de educação é muito importante e deve ser levadas a
sério pela sociedade, principalmente pelos alunos, profissionais da educação e
pais. Exemplo seguido pela professora Ana Lucia Kramer na Escola Estadual de
Ensino Fundamental Chico Mendes, situada no interior da cidade de Vacaria-RS,
região economicamente voltada à agrícola, com poucos recursos, com difícil
acesso as tecnologias e disponibilidade e estrutura correta para se trabalhar
com alunos com dificuldades especiais.
A educação inclusiva deveria ser aplicada nos mesmos moldes tanto no
meio urbano quanto no meio rural, realidade essa que não ocorre devido à falta
de interesse do poder público de disponibilizar acesso às tecnologias e meio
que contribua para educação inclusiva, pois ratifica-se que se torna mais fácil
à aprendizagem dos alunos se fizer uso dos meios tecnológicos em prol da
educação inclusiva. Com o avanço e a disponibilidade de acesso a novas
tecnologias é possível criar formas
diferentes de ensinar, os alunos não ficam mais presos ao caderno e ao
lápis e o professor não está o tempo todo com o giz na mão atrelado ao quadro
negro. A tecnologia possibilita uma experiência transcendental tanto dentro quanto
fora da sala de aula, traz beneficio não somente ao aluno, mas também para o
professor como um todo, visto que essa criança conseguirá ser imbuída em uma
sociedade diferente e melhor; existem muitas vantagens, em inserir a tecnologia na educação inclusiva, onde
todos acabam ganhando. A experiência com o computador, celular, tablet, internet,
televisão e outros meios são de suma importância e ajuda muito no aprendizado dos
alunos com dificuldades especiais, as aulas se tornam mais dinâmica, com o
acesso a algum tipo de tecnologia.
O profissional da educação não pode fazer distinção no aprendizado de
qualquer aluno e cabe a esse ele buscar ferramentas que ajude e contribua para
um excelente trabalho de ensino/aprendizagem. E foi o que fez Ana Lucia Kramer,
professora da área de linguagem da escola Chico Mendes, ao se deparar com
situação atípica da realidade, onde realizou um trabalho diferenciado com seu
aluno Rafael, aluno esse que sofre com tipo raro de deficiência, a síndrome de
Joober, deficiência que faz com que o aluno tenha sempre a idade cognitiva
similar a uma criança de três ou quatro anos, não passando disso, mesmo na fase
adulta, como toda escola rural, ela é pequena e não disponibiliza sala de
recursos e tão pouco de efetivo para realizar trabalho com alunos com esse tipo
de particularidade.
Mas para essa professora, bem como
para o aluno, tudo era novo; pois ela teria de estudar aquele aluno para saber
qual meio e ferramentas teria de utilizar para ensinar aquele aluno e faze-lo
parte integrante da nossa sociedade. Inicialmente foi uma espécie de
experiência de tentativas e erros. Mas que aos poucos a realidade foi se moldando
diferente e ficou confirmado que
a criança aprende mais rápido ao utilizar as tecnologias disponíveis e
desenvolve outras habilidades e competências antes não abordadas pela educação
convencional. Para que houvesse êxito na realização desse trabalho proposto
pela professora Ana Lucia, teve de trazer materiais e equipamentos particulares
para tal feito e utilizava vários meios tecnológicos, como auxílio e como ferramentas,
tanto visuais, sonoras como recursos para desenvolver a sua escrita. E o
resultado não poderia ser diferente, com o auxilio de toda essa tecnologia o
aluno conseguiu desenvolver o seu conhecimento cognitivo da sua forma,
conhecimento esse que uma criança não consegue sem fazer uso de meios apropriados
de aprender, ele aumentou a autoestima e a sua autonomia, fez com que ele
experimentasse o sucesso de conseguir realizar pequenas tarefas, sozinho, realizou
algo totalmente novo e inovador para vida daquela localidade, sendo respeitado
os seus limites; ele desenvolveu a sua linguagem oral, escrita, leitura,
raciocínio e atitudes familiares. O uso de computador com games educativos e do
celular para filmagens e fotografia fez com que esse aluno aprendesse a mostrar
como se deu o seu aprendizado e a sua socialização.
Por isso se faz necessário o uso
integrado de meios tecnológicos e o ensino convencional, ambos de mãos dadas
para construção de melhores cidadãos e para uma sociedade mais humana e justa
de se viver, principalmente com pessoas tão especiais como essas, dentro da sua
particularidade. Com o uso de tecnologias e aplicativos, entretanto, a educação
tornar-se mais acessível a essas pessoas, pois costumam ser dinâmicas e
interativas, preparando-os melhor para convivência em sociedade.
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