quarta-feira, 6 de setembro de 2017

A tecnologia a serviço da educação inclusiva, inovação que ajuda na evolução de quem é especial para sociedade.

A tecnologia a serviço da educação inclusiva, inovação que ajuda na evolução de quem é especial para sociedade.
Nome do aluno: Ana Lúcia Xavier Kramer, RU: 1267344
Polo – Cidade: UNINTER - Vacaria
Data: 04/09/2017



                                   

                                                                                     Fonte: imagem da internet (Google)
A educação inclusiva foi criada no Brasil, com o intuito de dar a todas as crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência, o direito de estudar e participar do sistema regular do ensino. O objetivo não é tratar todos como iguais, mas mostrar à sociedade que as pessoas são diferentes e que isso precisa e deve ser respeitado por todos. Estudos realizados comprovam que crianças que convivem com as diferenças crescem e se tornam adultos mais tolerantes e menos preconceituosos. Esse tipo de educação é muito importante e deve ser levadas a sério pela sociedade, principalmente pelos alunos, profissionais da educação e pais. Exemplo seguido pela professora Ana Lucia Kramer na Escola Estadual de Ensino Fundamental Chico Mendes, situada no interior da cidade de Vacaria-RS, região economicamente voltada à agrícola, com poucos recursos, com difícil acesso as tecnologias e disponibilidade e estrutura correta para se trabalhar com alunos com dificuldades especiais.
A educação inclusiva deveria ser aplicada nos mesmos moldes tanto no meio urbano quanto no meio rural, realidade essa que não ocorre devido à falta de interesse do poder público de disponibilizar acesso às tecnologias e meio que contribua para educação inclusiva, pois ratifica-se que se torna mais fácil à aprendizagem dos alunos se fizer uso dos meios tecnológicos em prol da educação inclusiva. Com o avanço e a disponibilidade de acesso a novas tecnologias é possível criar formas diferentes de ensinar, os alunos não ficam mais presos ao caderno e ao lápis e o professor não está o tempo todo com o giz na mão atrelado ao quadro negro. A tecnologia possibilita uma experiência transcendental tanto dentro quanto fora da sala de aula, traz beneficio não somente ao aluno, mas também para o professor como um todo, visto que essa criança conseguirá ser imbuída em uma sociedade diferente e melhor; existem muitas vantagens, em inserir a tecnologia na educação inclusiva, onde todos acabam ganhando. A experiência com o computador, celular, tablet, internet, televisão e outros meios são de suma importância e ajuda muito no aprendizado dos alunos com dificuldades especiais, as aulas se tornam mais dinâmica, com o acesso a algum tipo de tecnologia.
O profissional da educação não pode fazer distinção no aprendizado de qualquer aluno e cabe a esse ele buscar ferramentas que ajude e contribua para um excelente trabalho de ensino/aprendizagem. E foi o que fez Ana Lucia Kramer, professora da área de linguagem da escola Chico Mendes, ao se deparar com situação atípica da realidade, onde realizou um trabalho diferenciado com seu aluno Rafael, aluno esse que sofre com tipo raro de deficiência, a síndrome de Joober, deficiência que faz com que o aluno tenha sempre a idade cognitiva similar a uma criança de três ou quatro anos, não passando disso, mesmo na fase adulta, como toda escola rural, ela é pequena e não disponibiliza sala de recursos e tão pouco de efetivo para realizar trabalho com alunos com esse tipo de particularidade.
Mas para essa professora, bem como para o aluno, tudo era novo; pois ela teria de estudar aquele aluno para saber qual meio e ferramentas teria de utilizar para ensinar aquele aluno e faze-lo parte integrante da nossa sociedade. Inicialmente foi uma espécie de experiência de tentativas e erros. Mas que aos poucos a realidade foi se moldando diferente e ficou confirmado que a criança aprende mais rápido ao utilizar as tecnologias disponíveis e desenvolve outras habilidades e competências antes não abordadas pela educação convencional. Para que houvesse êxito na realização desse trabalho proposto pela professora Ana Lucia, teve de trazer materiais e equipamentos particulares para tal feito e utilizava vários meios tecnológicos, como auxílio e como ferramentas, tanto visuais, sonoras como recursos para desenvolver a sua escrita. E o resultado não poderia ser diferente, com o auxilio de toda essa tecnologia o aluno conseguiu desenvolver o seu conhecimento cognitivo da sua forma, conhecimento esse que uma criança não consegue sem fazer uso de meios apropriados de aprender, ele aumentou a autoestima e a sua autonomia, fez com que ele experimentasse o sucesso de conseguir realizar pequenas tarefas, sozinho, realizou algo totalmente novo e inovador para vida daquela localidade, sendo respeitado os seus limites; ele desenvolveu a sua linguagem oral, escrita, leitura, raciocínio e atitudes familiares. O uso de computador com games educativos e do celular para filmagens e fotografia fez com que esse aluno aprendesse a mostrar como se deu o seu aprendizado e a sua socialização.

Por isso se faz necessário o uso integrado de meios tecnológicos e o ensino convencional, ambos de mãos dadas para construção de melhores cidadãos e para uma sociedade mais humana e justa de se viver, principalmente com pessoas tão especiais como essas, dentro da sua particularidade. Com o uso de tecnologias e aplicativos, entretanto, a educação tornar-se mais acessível a essas pessoas, pois costumam ser dinâmicas e interativas, preparando-os melhor para convivência em sociedade.

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