terça-feira, 12 de setembro de 2017

Tecnologia ao Alcance de todos


Tecnologia ao Alcance de todos

Por : Carine Lopes dos Santos 1330230,  Claudia de Lourdes Lopes 1334039
Polo – Vacaria
Data 12/09/17


Fonte: Carine Lopes e Claudia Lopes
Quando falamos em tecnologia, estamos falando do Boardmaker é um programa de computador que foi desenvolvido especificamente para criação de pranchas de comunicação alternativa. Ele possui em si a biblioteca de símbolos PCS e várias ferramentas que permitem a construção de reursos de comunicação .Com o software Boardmaker são confeccionados recursos de comunicação ou materiais educacionais que utilizam os símbolos gráficos e que serão posteriormente impressos e disponibilizados aos alunos.
O Boardmaker poderá ser associado a outro programa chamado de Speaking Dynamically Pro que significa “falar dinamicamente”. Estes dois softwares em conjunto se tornaram uma importante ferramenta para construção pranchas de comunicação onde, a partir da seleção de um símbolo, acontece a emissão de voz pré-gravada ou sintetizada representativa da mensagem escolhida. Para comunicar-se com a voz do usuário utilizará seu computador ou um vocalizado portátil.
O Speaking Dynamically Pro possui uma serie de ferramentas de programação fáceis de usar e que permitem a criação personalizada de atividades educacionais, recreativa e de comunicação.
Outra importante característica deste software é a acessibilidade. Um exemplo disso é que a seleção de teclas de mensagens ou de teclas para escrita poderá acontecer por meio de varredura e acionadores.
Os software Boardmarke e Boardmarke com Speaking Dynamically Pro são comercializados no Brasil pela Clik Tecnologia Assitiva, através do site www.clik.com.br. O uso desse software contribui     com o desenvolvimento escolar do aluno uma vez que esse atendimento busca estimular a habilidade particular do aluno para que a inclusão possa fazer parte da rotina dos alunos que possuem deficiência intelectual e por condições de impedimento cognitivo muitas vezes não conseguem participar efetivamente da dinâmica escolar. Usando o recurso de tecnologia assistiva é possível observar as condições motoras do aluno, as possibilidades práticas de realização das atividades, sem ocasionar nenhum tipo de sentimento de incapacidade por parte do aluno, o colocando como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem.
Um recurso interessante refere-se à escrita com símbolos, a ferramenta simbolar do Boardmaker que pode apoiar a escrita, a leitura e o aumento do vocabulário dos alunos com deficiência.
Desvantagem: pode ser utilizado em apenas um computador, não podendo realizar atividades que contemplem um número maior de alunos ao mesmo tempo, pois o software funciona com o CD inserido na máquina.
O Software Boardmarke Speaking Dynamically Pro Windows (Mayer-Johnson) é utilizado pelo aluno L, com idade aproximada de 10 anos, da professora Caliandra Magero. O aluno possui deficiência intelectual, frequenta o 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Henrique Gelain, Vacaria. O aluno ainda não esta alfabetizado, possui atraso significativo no desenvolvimento da sua linguagem e dificuldade na motricidade fina, sendo assim geralmente se nega a utilização de recursos para trabalhar todos os conteúdos em sala de aula, substituindo a utilização do caderno. Para o aluno L, são criadas pranchas que trabalham conteúdos escolares específicos ainda na atividade de escrita, leitura, contagem, conceitos básicos de matemática (dentro/fora, perto/longe..)
Quando falamos em apropriação do Sistema de Escrita de alunos com deficiência intelectual e neste  caso dificuldade da motricidade fina, é necessário que o professor possa atender as peculiaridades deste aluno.
Podemos perceber que historicamente a deficiência intelectual vinha sendo considerada como fator que impossibilitava a participação social e educacional das pessoas. Hoje através das Politicas Públicas da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem se mudado a visão de segregação e as possibilidades de desenvolvimento das pessoas com deficiência não estão mais sendo subestimadas.
São os alunos com deficiência intelectual os que forçam a escola a reconhecer sua inadequação de suas práticas pra atender as diferenças, e através desta reflexão caminhe rumo uma educação de qualidade para todos.

Referencias
http://www.assistiva.com.br/ca.html

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