segunda-feira, 11 de setembro de 2017

PRODEAF REVOLUCIONA SALA DE AULA



PRODEAF REVOLUCIONA SALA DE AULA

Por Renata Machado Mazzochini, RU 1751785 e Tiago Machado Mazzochini, RU 1751853
Polo – Caxias do Sul
Data ( 11/09/2017)



Fonte: http:/prodeaf.net/pt-br/OQueE



Na escola Olga Maria Kayser, localizada no municipio de Caxias do Sul, a professora de História do 8° ano do ensino fundamental, Isabelle Vergani, identificou que o aluno Bartolomeu dos Santos, o qual é surdo, apresentava sérios problemas de aprendizagem e de interação com os demais colegas em decorrência da falta de diálogo motivada pela ausência de conhecimento dos colegas da língua brasileira de sinais. 

Diante dessa situação, a professora, a qual já vinha se aperfeiçoando em LIBRAS, buscou recursos a fim de minimizar essa falta de interação e promover a inclusão social desse aluno, bem como sua melhor aprendizagem, e encontrou o aplicativo Prodeaf, o qual revolucionou a comunicação da turma com o aluno Bartolomeu.

O Prodeaf é um aplicativo gratuito capaz de traduzir texto e voz da língua portuguesa para a língua brasileira de sinais, permitindo a comunicação entre surdos e ouvintes. O aplicativo deve ser baixado em um smartphone e a frase desejada poderá ser falada, por meio do ícone do microfone, ou escrita através da caixa de texto, e em seguida haverá a tradução para LIBRAS. 

A ideia do aplicativo foi concebida na Universidade Federal de Pernambuco, por meio de um projeto realizado por alunos surdos e ouvintes do curso de ciência da computação os quais apresentavam grandes dificuldades na comunicação. Logo, a ideia floresceu em virtude de um problema real percebido em sala de aula.

Após, o Proadeaf foi desenvolvido por uma empresa do Estado de Pernambuco, envolvendo uma gama de profissionais, entre eles intérpretes, designer, liguistas, e programadores.

O aplicativo além de permitir a rápida comunicação entre surdos e ouvintes, possui um vasto dicionário que tem seus sinais atualizados constantemente. Dessa forma, incalculável é a contribuição do Prodeaf para a acessibilidade e inlcusão social das pessoas surdas, como aconteceu com o aluno Bartolomeu. 

A professora, após tomar ciência da existência do Proadeaf, baixou o aplicativo em seu smartphone e mostrou aos alunos da turma, sendo que os que possuiam smartphone também o baixaram, o que permitiu a intensa comunicação dos alunos com o Bartolomeu. Os alunos do 8° ano, já adolescentes, contavam na grande maioria com 14 anos, o que contribuiu para que grande parte possuissem smartphones. 

Além da melhora na interação com os colegas, com o auxílio do aplicativo, a professora passou a melhorar a sua comunicação em LIBRAS, o que resultou na melhora da aprendizagem do aluno.

Bartolomeu, que antes tinha uma vida escolar isolada, passou a interagir mais, sentindo-se valorizado pelos colegas, os quais além de entenderem a importância de comunicar-se com ele, passaram a aprender LIBRAS de uma forma divertida e dinâmica através do aplicativo.

A professora contou sua experiência em uma reunião escolar, e todos os professores foram incentivados a fazer o mesmo, o que gerou uma revolução na turma, sendo evidente a inclusão escolar promovida através do uso do aplicativo, bem como notória foi a melhora na aprendizagem e na estima do Bartolomeu, o qual começou a desenvolver relacionamentos e a interessar-se mais pelos estudos. 

Inúmeras foram as vantagens da utilização do aplicativo, todavia o desafio dos professores é controlar o uso do celular em sala de aula, o qual somente é permitido para a utilização do aplicativo com a finalidade de comunicar-se com Bartolomeu nos momentos em que se permite a interação entre os alunos.

    REFERÊNCIAS

    ProDeaf. Disponível em: http://prodeaf.net/pt-br/OQueE. Acesso em 31/08/2017.

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