sexta-feira, 15 de setembro de 2017

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO

Por Elisandra Pavan – 1306524, Regina Melo – 1358771, Djenifer Débora da Silva – 414263.
Polo – Vacaria
Data: 15/09/2017

      Fonte: http://www.papodemae.com.br/wp-content/uploads/2015/11/abcautismo1.png
O autismo é um distúrbio neurológico observado por um comprometimento na comunicação verbal e não verbal, interação social e no comprometimento restritivo, antes, durante e depois do nascimento. Esse distúrbio se caracteriza pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. 
Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, um em cada 50 crianças sofrem de autismo, o que dificulta as suas atividades, tanto em sociedade quanto em vida escolar. O aplicativo ajuda crianças e adolescentes com dificuldades no processo de aprendizagem. 
O aplicativo ABC autismo pode ser baixado em tablets e celulares pelo Google Play, é baseado na metodologia Teacch, possui quatro níveis de dificuldades, mais de quarenta frases interativas e a opção de três idiomas, português, inglês e espanhol e o melhor de tudo, é gratuito. 
Para chamar a atenção dos alunos autistas, o aplicativo busca a interação com níveis de distração, abordando a questão da alfabetização e do letramento, ensinando vogais e consoantes, formação de palavras e divisão silábica, o essencial da língua portuguesa. No aplicativo, os dois primeiros níveis a criança aprende transposição e discriminação, a partir do terceiro nível as atividades ficam mais complexas e exigindo maior raciocínio.
O ABC Autismo traz maior independência para as crianças, pois quando ela olha para a tarefa a própria atividade já indica o que precisa ser feito, garantindo mais autonomia e autoconfiança. O aprendizado da língua portuguesa de crianças que possuem autismo é bem diferenciada, cada um tem um tipo de dificuldade. 

Algumas crianças autistas não alfabetizam porque não conseguem prestar atenção nas letras, outros têm dificuldades em memorizar o que aprendem, outras têm dificuldade de grafismo ao fazer as letras. O aplicativo agrega valor no processo educacional e no tratamento de crianças autistas, possibilita o uso da tecnologia em sala de aula de forma dinâmica. 
A faixa etária dos alunos que podem usar esse aplicativo é de três a seis anos, o que engloba a Educação Infantil e o 1º ano do ensino fundamental. É bastante educativo e distrai as crianças, fazendo com que se acalmem, facilitando o aprendizado e o desempenho da aula. 
Para que mais pessoas pudessem ser incluídas, seria necessário mais níveis, com atividades cada vez mais complexas para despertar o raciocínio lógico dos alunos, aumentando, portanto a acessibilidade nas escolas.
Os principais objetivos que podem ser alcançados são um melhor desempenho da criança autista, aumento de suas potencialidades não somente em sala de aula, mas também em sociedade e família, visando que essas pessoas sejam cada vez mais confiantes em si mesmas.

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