Recursos tecnológicos promovem inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva
Valdenise 1015471
Polo – Vacaria
14/09/2017
Hugo é o personagem intérprete do aplicativo
Com tantas pessoas enfrentando inúmeras dificuldades em seus ambientes de estudo, trabalho e até mesmo lazer e no seu cotidiano, que envolvem a participação dos sentidos, habilidades e recursos que uma pessoa portadora de alguma deficiência muitas vezes não consegue desenvolver, foi por esse motivo que muitas escolas e faculdades estão se modificando para o melhor atendimento de cada aluno. Empresas também estão aderindo a uso de aplicativos para o melhor funcionamento da empresa e no convívio social de cada funcionário que depende desses aplicativos.
O uso de tecnologias está cada vez mais avançado e a população deve estar mais ligada a isso do que nunca. Além de auxiliar no processo de inclusão de crianças com deficiências, essas tecnologias permitem um aprendizado em duas vias.
No Espírito Santo, quase 170 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência. Esse número não é novidade, pois essas pessoas enfrentam desafios diários, inclusive na questão da comunicação. Para quem tem deficiência auditiva, por exemplo, a alternativa é o uso da Língua Brasileira e Sinais (Libras). Já para os deficientes visuais o mais indicado é que haja opções em áudio ou em alto relevo.
Por meio de aplicativos para smartphones, tablets, celulares e programas de computador, é possível que essas pessoas realizem diversas atividades sem a necessidade da colaboração de outras pessoas.
Foi por esse motivo que o instrutor de informática do Instituto Luis Braille do Espírito Santo, Paulo Henrique de Souza Lima, passou a utilizar um programa de acessibilidade para ensinar os 25 alunos com deficiência visual cadastrados no local. Segundo ele, para utilizar o programa Hand Talk, basta que o usuário tenha um fone de ouvido ou uma caixa de som ligada ao computador, tablete ou celular. Além dos recursos de voz, o instituto ainda utiliza impressora especial em braille. Alguns alunos ainda usam o teclado do computador com sinais em alto relevo, para facilitar a localização das teclas.
O aplicativo Hand Talk, conhecido como o melhor aplicativo social do mundo, é um tradutor de texto e áudio em Libras. Todo o texto digitado ou falado no aplicativo é interpretado pelo personagem Hugo, que dá vida ao aplicativo, e transmite todo o conhecimento. Esse aplicativo pode ser utilizado em sala de aula para todos os tipos de matéria, pois ele é a comunicação que o aluno com deficiência terá com os professores e colegas. O aplicativo pode ser usado por pessoas com deficiência auditiva e deficiência visual.
Esse aplicativo pode e deve ser usado pelas crianças pequenas também, pois transmite tanto áudio como digitação, isso faz com que os pequenos que muitas vezes não podem se comunicar tenham uma vida social melhor, tanto com pais como com os professores, e em sua vida social também.
As Inovações tecnológicas podem trazer diversos benefícios, inclusive nos métodos de ensino, como a boa comunicação na sociedade, o melhoramento do desempenho dos alunos em sala de aula, melhor comunicação até mesmo dentro de casa com a família, isso pode e vai transmitir aproximação entre todos, e uma vida melhor para quem tem alguma deficiência.
Os alunos de cada escola podem desenvolver o próprio intelecto, passam a ter acesso às informações, podem se capacitar para o mercado de trabalho, ingressar na faculdade e socializar com outras pessoas. Com tudo isso o deficiente pode compreender o mundo de uma maneira mais comum.
A tecnologia transmite para o aluno um interesse a mais pelas aulas e tornam elas mais dinâmicas.
Esse mundo virtual é muito bem vindo, haja vista que a tecnologia é uma grande aliada no atual mundo volátil que vivemos. Devemos vê-la com muito entusiasmo. Todavia, jamais podemos deixá-la substituir aquilo a que nos dá prazer em viver. O amor que nos faz sentir que estamos vivos! Tudo é tão somente uma questão de percepção um pouco mais apurada.
Claro que não podemos nos levar tanto pela tecnologia, pois se você não souber se engajar nela de um modo certo, ela apenas irá se tornar cada vez pior tanto para seu desempenho quanto para as pessoas ao seu redor. Tecnologia mal usada é mesma coisa que você saber que está frio e vestir uma roupa mais fresca, isso vai te trazer o mal também, por isso que devemos saber à hora e como usar a tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário