sábado, 2 de setembro de 2017

TECNOLOGIA: INCLUSÃO NO ALCANCE DAS MÃOS

Por  Susani Schiavo da Rosa, 1084094
Polo – Caxias do Sul
Data  02/09/2017

Fonte: Banco de Imagens Google


Na atualidade ouvimos muito falar em inclusão, principalmente na área da educação, logo, contribuindo com a necessidade de incluir pessoas portadoras de necessidades físicas, a tecnologia vem cada vez mais sendo explorada e proporcionando a melhora na inclusão nas escolas, pois através de todo o aparato estudado e já utilizado pela robótica junto com a eletrônica, agora foi à vez dos smartphones colaborarem com portadores de necessidades especiais através de alguns aplicativos que vem facilitando a comunicação entre os surdos.

No Brasil dados fornecidos pelo IBGE mostram que muitas pessoas possuem dificuldades na comunicação pelo fato de apresentarem problemas de audição ou na fala. Segundo o IBGE, 2,5 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência estão em idade escolar, logo, nada mais adequado do que pensar numa maneira eficiente de promover a inclusão nas escolas.

É importante considerar que muitas pessoas surdas tem essa dificuldade desde criança, então, professores estão explorando os smartphones para que a comunicação entre estudante portador de deficiência x classe escolar seja de melhor qualidade e facilitada através do uso dessa tecnologia.

Não tem sido difícil implantar essa tecnologia, pois como podemos perceber, a grande maioria das pessoas possuem smartphones, logo, explorá-lo nesse aspecto parece ser uma atitude lógica, coerente e de grande valia para quem possui é surdo, além de possuir um custo baixo.

Existem aplicativos que objetivam facilitar a comunicação entre pessoas surdas, essa reportagem mostra o uso do Hand Talk, que possui interface intuitiva e apropriada para a comunicação.

Foi possível avaliar a importância do uso dos smartphones em sala de aula num trabalho em grupo na aula de geografia, ministrada numa turma de 7º ano, com idades médias entre 12 e 14 anos de numa escola estadual no interior do Rio Grande do Sul, onde a tarefa proposta foi à realização de um trabalho em grupo onde os estudantes precisaram citar quais os tipos de paisagem, após, deveriam identificar e justificar os tipos de paisagens observadas ao redor da escola.

Para montar esse trabalho, foi necessário o debate sobre as paisagens observadas, identificação do tipo de paisagem e após isso a descrição dessas observações, ou seja, para haver a interação do grupo onde foi incluído o estudante surdo, o uso do smartphone com o aplicativo Hand Talk se tornou uma ótima ferramenta, demonstrou melhora da comunicação com os integrantes do grupo e com a professora.

O que foi possível destacar é que esse aplicativo promove maior aprendizado do que se imaginava, pois além de facilitar a comunicação do surdo com as demais pessoas, facilita a aprendizagem da linguagem brasileira de sinais (LIBRAS) para os demais estudantes e estimula a comunidade escolar às novas tecnologias.

Apesar do sucesso, um ponto negativo no uso do smartphone pode ser a sua utilização para outro fim que não a melhora da comunicação, então, professores precisam ficar atentos, monitorando os estudantes durante o uso dessa tecnologia durante as aulas.

A experiência com as novas tecnologias tem beneficiado inúmeras pessoas, incluindo-as não somente no mercado de trabalho e nas escolas, mas também, na sociedade.

Ainda há o que melhorar, mas hoje é possível visualizar um futuro onde todas as pessoas possam ter as mesmas oportunidades e que consigam interagir umas com as outras, onde as desigualdades sejam cada vez mais raras.


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