Por Susani Schiavo da Rosa, 1084094
Polo – Caxias do Sul
Data 02/09/2017
Fonte: Banco de Imagens Google
Na atualidade ouvimos muito falar em
inclusão, principalmente na área da educação, logo, contribuindo com a
necessidade de incluir pessoas portadoras de necessidades físicas, a tecnologia
vem cada vez mais sendo explorada e proporcionando a melhora na inclusão nas
escolas, pois através de todo o aparato estudado e já utilizado pela robótica
junto com a eletrônica, agora foi à vez dos smartphones colaborarem com
portadores de necessidades especiais através de alguns aplicativos que vem
facilitando a comunicação entre os surdos.
No Brasil dados fornecidos pelo IBGE
mostram que muitas pessoas possuem dificuldades na comunicação pelo fato de
apresentarem problemas de audição ou na fala. Segundo o IBGE, 2,5 milhões de
pessoas portadoras de algum tipo de deficiência estão em idade escolar, logo,
nada mais adequado do que pensar numa maneira eficiente de promover a inclusão
nas escolas.
É importante considerar que muitas
pessoas surdas tem essa dificuldade desde criança, então, professores estão
explorando os smartphones para que a comunicação entre estudante portador de
deficiência x classe escolar seja de melhor qualidade e facilitada através do
uso dessa tecnologia.
Não tem sido difícil implantar essa
tecnologia, pois como podemos perceber, a grande maioria das pessoas possuem smartphones,
logo, explorá-lo nesse aspecto parece ser uma atitude lógica, coerente e de
grande valia para quem possui é surdo, além de possuir um custo baixo.
Existem aplicativos que objetivam
facilitar a comunicação entre pessoas surdas, essa reportagem mostra o uso do
Hand Talk, que possui interface intuitiva e apropriada para a comunicação.
Foi possível avaliar a importância do
uso dos smartphones em sala de aula num trabalho em grupo na aula de geografia,
ministrada numa turma de 7º ano, com idades médias entre 12 e 14 anos de numa
escola estadual no interior do Rio Grande do Sul, onde a tarefa proposta foi à realização
de um trabalho em grupo onde os estudantes precisaram citar quais os tipos de paisagem,
após, deveriam identificar e justificar os tipos de paisagens observadas ao
redor da escola.
Para montar esse trabalho, foi necessário
o debate sobre as paisagens observadas, identificação do tipo de paisagem e
após isso a descrição dessas observações, ou seja, para haver a interação do
grupo onde foi incluído o estudante surdo, o uso do smartphone com o aplicativo
Hand Talk se tornou uma ótima ferramenta, demonstrou melhora da comunicação com
os integrantes do grupo e com a professora.
O que foi possível destacar é que esse
aplicativo promove maior aprendizado do que se imaginava, pois além de
facilitar a comunicação do surdo com as demais pessoas, facilita a aprendizagem
da linguagem brasileira de sinais (LIBRAS) para os demais estudantes e estimula
a comunidade escolar às novas tecnologias.
Apesar do sucesso, um ponto negativo no
uso do smartphone pode ser a sua utilização para outro fim que não a melhora da
comunicação, então, professores precisam ficar atentos, monitorando os estudantes
durante o uso dessa tecnologia durante as aulas.
A experiência com as novas tecnologias
tem beneficiado inúmeras pessoas, incluindo-as não somente no mercado de
trabalho e nas escolas, mas também, na sociedade.
Ainda há o que melhorar, mas hoje é
possível visualizar um futuro onde todas as pessoas possam ter as mesmas
oportunidades e que consigam interagir umas com as outras, onde as
desigualdades sejam cada vez mais raras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário