Saiba
como artistas conseguem dar vida através de uma tela.
Eles conseguiram driblar a natureza?
Eles conseguiram driblar a natureza?
Por Carlos Eliomar Menzomo, RU 1266805
Polo – Caxias Do Sul RS
Data 04/09/2017
Fonte:
http://assistive.cin.ufpe.br
Chamamos de artista toda pessoa
que possui uma habilidade apurada e única para o que faz e, também podemos
dizer para aquele que se determina, deseja e expressa seu sentimento como
propósito de vida. Então, nada melhor que conceituar o Assistive como um grupo
de artistas.
O Assistive é um Grupo de
Pesquisa que visa desenvolver tecnologias inovadoras em Comunicação Aumentativa
e Alternativa (CAA). O Grupo foi fundado em janeiro de 2014 no Centro de
Informática (CIN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), faz parte do
Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) e recebe
financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES).
O grupo aparece em um
momento muito importante em nossa sociedade, o de levar através da inovação e
tecnologia a liberdade, para presos que estão em estruturas ainda desconhecidas
pelo homem. Estes presos estão enquadrados, conforme o censo de 2010, nos mais
de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.
O aplicativo é voltado
para os indivíduos que têm deficiência na comunicação gestual, oral e/ou
escrita, sendo possível também utilizá-lo como ferramenta de apoio na educação
inclusiva e em terapias, como a PECS, Sistema de Comunicação por Troca de
Figuras (do Inglês, Picture Exchange Communication System).
A professora Elizabete
Marques da Escola Estadual de Ensino Fundamental Irineu Evangelista de Souza,
em Flores da Cunha, relatou como o aplicativo transformou a todos os envolvidos
na escola.
Fonte http://assistive.cin.ufpe.br/pt/sobre
O uso do aplicativo
Aboard, da plataforma Assistive, possibilitou nossos mais de dez alunos com
distúrbios motores, de aprendizagem e autismo, entre seis e onze anos do ensino
infantil a um novo nível de interação. Sabemos que a comunicação é parte vital
da nossa condição humana e, poder se expressar, socializar, emitir seus
desejos, sentimentos e poder fazer parte de algo ou grupo, já é uma grande
vitória para todos aqui na escola.
O aplicativo é utilizado
da seguinte maneira:
Fonte http://assistive.cin.ufpe.br/pt/aboard-app
A tela ou prancha produz
um pictograma (uma imagem que está representando uma palavra), assim o aluno
pode formar frases para poder responder ao que foi elaborado na atividade do
dia, ou pode contribuir com algo que está pensando. Além disso o aluno também
pode colocar na tela a função áudio e com isso o aplicativo narra a frase
inteira. Isso provoca a mudança no comportamento do aluno, dos pais que também
participam de algumas atividades
O aplicativo também
permite ao aluno a produção de respostas rápidas, como: sim, não, obrigado,
desculpe, parar, continuar, socorro, sem interferir na produção da frase.
Temos mais algumas
funcionalidades que utilizamos nas aulas:
Fonte: http://assistive.cin.ufpe.br/pt/editor
Hoje, nos tornamos mediadores
de transformação, pois temos a possibilidade de desenvolver as histórias que
estão levando essas crianças ao conhecimento e a interrelação, entre
aluno/professor, aluno/aluno, filho/pais, comunidade/escola,
sociedade/governos.
Podemos ainda personalizar
o vocabulário de acordo com a necessidade do aluno e, caso, precise de uma
palavra ou imagem, apenas entramos na web e inserimos no sistema para ampliar
cada vez mais o conhecimento de nossos pequenos príncipes e princesas.
Já até começamos um treinamento
aqui na escola para pais, professores, colaboradores e todos que quiserem
participar, para juntos, darmos os primeiros passos para um legado que sabemos
que será muito maior que todos nós.
Veja o que preparamos para
nossos convidados:
É importante salientar que
esse grupo especial de artistas, acredito que devam ser chamados dessa maneira,
possibilitaram e conectaram vida e liberdade pela tela desse maravilhoso
aplicativo.
Sabemos que as
dificuldades ainda são enormes para todos os professores e, também todos os
desafios que aparecerão no caminho. Desafios como o de aprender e compreender o
novo, usá-lo para aumentar nossa zona de segurança, mesmo com todos os imprevistos
de recursos, estruturas, vamos juntos e com toda a energia possível.
Temos a força da
comunidade, dos pais e de toda a sociedade para fazermos a diferença na vida
desses anjos sem asas.
Porque...
“Aquilo que não nos mata,
só nos fortalece. ”
Friedrich Nietzsche
Nenhum comentário:
Postar um comentário