Por Viviane da Costa
Uninter – Caxias do Sul
Data 14/09/2017
Cidade de Caxias do Sul amanhece nesta segunda- feira do dia 31 de agosto com uma grande mudança dentro das escolas públicas e estaduais, onde o secretário da educação convoca que as instituições escolares desenvolvam um projeto de alfabetização com aplicativos direcionados para crianças com dificuldade auditiva. Com isso coordenadores pedagógicos da escola Santa Catarina, se reuniram no período da manhã com o secretário da educação e apresentaram o projeto para inclusão social, utilizando o aplicativo “Hand Talk” para crianças das series iniciais sem ou com dificuldades auditivas.
Durante a reunião foram apresentadas as seguintes ideias sobre o aplicativo, o aplicativo será utilizado nas aulas de português, onde será trabalhado alfabetização para crianças de 6 anos de idade até 10 anos de idade. Esse aplicativo é um tradutor em libras que auxilia a entender a línguas de sinais, com isso é um bom aplicativo para desenvolver a inclusão social dentro da sociedade.
Durante as pesquisas feitas pelas escolas o método “Hand Talk” tem grandes vantagens de ser utilizado com alunos, pois esse aplicativo pode ser manuseado por qualquer idade e por pessoas com ou sem deficiência auditiva, além disso, tem grande facilidade de acessar através de computadores e tabletes que tenham acesso a internet.
De acordo com o secretário da educação esse aplicativo é bem interessante para ser trabalhado a questão da inclusão, mas como sabemos todo recurso tem suas vantagens, mas também tem as desvantagens e neste caso todo recurso tecnológico que tem contato com “Hand Talk”, precisa ter acesso e disponibilidade de internet dentro das instituições.
De acordo com a escola Santa Catarina existem na instituição seis alunos com dificuldades auditivas, esses educandos frequentam as turmas de series iniciais. Dessa forma o projeto esta sendo um sucesso nas aulas de português, onde é trabalhado a questão da alfabetização com os alunos.
Conforme o relato da coordenadora pedagógica da escola o aplicativo “Hand Talk” é uma novidade entre os estudantes, além disso, está tendo grandes resultados.
Os alunos das series iniciais da escola Santa Catarina tiveram o primeiro contato com o aplicativo, onde a professora disponibilizou tabletes para ter acesso a esse recurso.
Neste caso os alunos conheceram o Hugo, que é um homem em 3D que ensina a linguagem dos sinais, durante a interação com o Hugo, foi solicitado que os alunos falassem através de áudio pedindo ao aplicativo o alfabeto em libras, assim entre os educandos começaram a aprender, falar e interagir através de gestos, trabalhando a inclusão.
Conforme o secretário da educação informa que esse aplicativo vai estar em todas as escolas, tendo um grande sucesso de desenvolver a questão da inclusão com crianças que tem dificuldade e até mesmo aquelas que não têm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário