Tecnologia a serviço da inclusão de alunos com deficiência visual
Por : Elenice.T. OliveirA RU-1225581, Joseana Armiliato RU-1026363, Sabrina Venzon RU-1245330, Daniele Branco RU-1013587.
Polo : Vacaria-RS
Data : 02/09/2017
http://www.vitoria.es.gov.br/cidadao/educacao-especial
No que diz respeito a deficiência visual a importância dos ambientes digitais são inquestionaveis, desde a invenção do código Braille em 1829, nada teve tanto impacto nos programas de educação, reabilitação e emprego, quanto o recente desenvolvimento da informática para os cegos.
A Escola Coord Geral de projetos e desafios a educação inclusão da PUC-SP e a professora Cristine Maria de Amaral, pensando em uma tecnologia necessária para inclusão de alunos com deficiência visual, adotou uma importante tecnologia que foi desenvolvido um projeto na escola onde foi construido um aplicativo que é uma caixa de madeira com dispositivos eletrônicos atrás da caixa, que dão acesso ao computador, com quadrados que no momento que o aluno encaixa as peças na caixa aciona o dispositivo ao computador transmitindo um som como resultado para o professor que está aplicando o trabalho que são as quatro operações da matemática, com essa tecnologia ajudando o desenvolvimento e a inclusão na sala de aula.
A professora aplicou essa tecnologia com alunos do terceiro ano do ensino fundamental onde vem trabalhando também sua coordenação motora. Essas ferramentas computacionais abrem um espaço de oportunidades, pricipalmente para as pessoas cujos padrões de aprendizagem, não
seguem os quadros típicos do desenvolvimento. Estas pessoas limitadas por deficiência visual estão em processo de desenvolvimento, mas se desenvolvem de forma diferente, estes alunos com
deficiência visual estão assimilando os conteúdos de forma significativa aos aluno de 11 e 12 anos, estão se sentindo realizados com esta tecnologia assistida emerge como uma área do conhecimento e de pesquisa que tem se revelado como um importante horizonte de novas possibilidades para a autonomia e inclusão social dos alunos com deficiência visual .
A escola pode recomendar aos pais e responsáveis que busquem fazer o exame de acuidade visual das crianças sempre que notarem o comportamento relacionado a dificuldade de leitura, dores de cabeça ou vista cansada durante as aulas.
O objetivo com o uso desse aplicativo e a máquina braille é de aliar a tecnologia com a prática pedagógica comprometida com a formação dos cidadãos, sendo uma poderosa ferramenta para o processo ensino-aprendizagem, contribuindo fortemente para propiciar o desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo.
Esse recurso é apenas um mediador do processo que deve estar associado a outro mediador como, por exemplo, ao professor, aos sistemas simbólicos, entre outros que favorecerão esse desenvolvimento.
Podemos dizer que as vantagens que a informática nos propicia são inúmeras, desde que bem utilizadas, como o aprendizado passa a ter condições de exercer sua criatividade, de liberar sua mente e uma grande aliada na superaçao dos limites e desafios cotidianos. Também existem as desvantagens, que neste caso são os altos custos dessas tecnologias assistidas e a impossibilidade muitas vezes de consigui-lás junto aos governos e ainda hoje para muitas pessoas neste acesso é dífícil, por que o maior problema é a falta de acesso à informação sobre a existência dessas tecnologias.
Quando levamos informação às pessoas damos a elas o poder de mudar toda sua história e abrimos uma porta para um mundo onde o direito é de todos por que o sol brilha para todos.
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