INCLUIR E SABER ENTENDER
Polo – Vacaria
Data: 28/08/2017
‘’A tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social, é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e promover a vida independente e inclusão, é definida como uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para diminuir os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências’’.
‘’O objetivo da tecnologia assistiva é proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade, a tecnologia visa melhorar a funcionalidade de pessoas com deficiência e deve ser entendido num sentido maior do que habilidade em realizar tarefa de interesse e tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais. Assim, pode-se compreender a educação inclusiva como uma ação política, cultural, social e pedagógica, baseada legalmente nos Direitos Humanos, que advoga o direito de todos à educação. No entanto, tornar uma escola inclusiva não é uma tarefa fácil. È preciso que seus princípios sejam assumidos por toda a comunidade educativa e que o espaço pedagógico bem como a visão tradicional de escola seja revisitado, a fim de que as necessidades especiais de alunos com deficiência sejam atendidas. Dessa forma entende-se a educação inclusiva como um esforço amplo e complexo que todos na escola, professores e gestores, devem abraçar. Com investimentos maciços na escola, de diferentes ordens, é que se pode pensar em um ambiente acolhedor e de aprendizagem para as crianças com deficiência’’.
‘’A adequação da escola para o atendimento da criança com deficiência implica na adoção de diferentes métodos, recursos e serviços. Dentre estes é possível identificar a Tecnologia Assistiva, recursos e serviços tecnológicos postos a serviço da criança com dificuldades, dentro outras, de linguagem, pensando na escola inclusiva e nas adaptações necessárias que esta deve fazer a fim de atender o aluno que se optou pela presente temática: a Tecnologia Assistiva (TA). Esta é uma ferramenta com amplas possibilidades de ser disponibilizada ao aluno autista e com resultados concretos e imediatos’’.
‘’A (TA) colocada a serviço da criança deficiente é uma das possíveis formas de romper o mundo, isto é, romper a barreira de comunicação e isolamento no qual o aluno encontra-se encerrado para, através de um novo método, o poder fazer-se entender em seus desejos, sonhos, vontades. Assim, utilizando-se, por exemplo, de pranchas comunicativas disponíveis em software educativo que lança mão das figuras PECS, (Picture Exchange Communication System) “que é um sistema de” comunicação através da troca de figuras, que visa ajudar a criança a perceber que através da comunicação ela pode conseguir muito mais rapidamente as coisas que deseja’’, assim o aluno terá maiores possibilidades de expressar e comunicar-se com o mundo que o cerca. As crianças deficientes possuem características comuns entre elas, quais seja a deficiência em seu relacionamento social, a falta de comunicação verbal e não verbal, o total desinteresse por seus pares’’.
‘’A escola é o ambiente ideal para a criança com necessidades especiais interagirem com o meio social, mas é muito difícil ter essa interação porque existem várias dificuldades que impedem a operacionalização da inclusão no ambiente. Os professores devem rever seus métodos utilizados nas salas de aula, pois cada aluno aprende de uma maneira diferente, o computador no desenvolvimento dos projetos pode potencializar a comunicação, a criação e a produção dos alunos e também ser usado como avaliação formativa’’.
Com o uso dessas tecnologias os pais irão participar mais na vida escolar da criança com necessidades especiais e eles poderão ser educados em uma escola normal e serem tratados como crianças normais.
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