terça-feira, 5 de setembro de 2017

TECNOLOGIA ASSISTIVA: LIVROS EM ÁUDIO VEM AUXILANDO O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS DE SÃO MARCOS

Por Daiane dos Santos Alves
Polo – Caxias do Sul

Data   04/09/2017

O avanço da tecnologia contribui cada vez mais para a inclusão dos alunos com deficiência. Softwares, equipamentos de comunicação alternativa, materiais protéticos e diversos outros itens ampliam a habilidade funcional dos jovens, tornando-se ferramentas úteis para a independência e o aprendizado. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a educação especial no país tem 752.305 matrículas, somando os estudantes em escolas regulares e especiais. Já nas universidades, os estudantes com deficiência eram 2.173 no ano 2000, e passaram a ser 20.287 em 2010.
Desde o dia 2 de janeiro de 2016 entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão, O Estatuto da Pessoa com Deficiência. A partir desta data, as escolas de todo país tiveram que rever o seu papel na gestão escolar. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação de São Marcos, cidade do interior do Rio Grande do Sul, vem desenvolvendo atividades que usam os recursos da tecnologia assistiva como estratégia de inclusão e fortalecimento do aprendizado no ambiente escolar.
De acordo com a definição proposta pelo Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (CAT, 2007)
E foi pensando neste caráter interdisciplinar proposto por esta tecnologia que a professora Daiana Rech Dalbó, especialista em educação inclusiva, propôs aos estudantes do Ensino Fundamental da rede pública do município uma atividade diferenciada. Para ajudar a promover a inclusão de deficientes visuais no ambiente escolar e estimular os alunos a pensar no próximo, a educadora desenvolveu o Projeto Ouvindo com o Coração.
Após mais de dez anos de experiência na rede municipal, ela sentiu a necessidade de buscar especialização em educação inclusiva quando recebeu na sua turma um aluno com dificuldade de aprendizagem e uma aluna com deficiência visual. “Eu fiz uma série de adaptações do material e assim começou o meu trabalho. Um ano depois me ofereceram ir para a sala de recursos, onde comecei a trabalhar para que a inclusão acontecesse dentro da escola”, lembra.
O foco principal do projeto Ouvindo com o Coração é promover a leitura entre os alunos das séries iniciais do ensino fundamental de forma lúdica e sem exclusão, para isso utilizou o livro-áudio como ferramenta de inclusão. A educadora relata por que escolheu esta ferramenta: Quando você usa a tecnologia, você amplia o espectro de aprendizagem do aluno. Primeiro, porque ela é atraente e inovadora. E, segundo, porque você consegue suprir as necessidades de cada um.
A professora percorre as escolas do município desenvolvendo oficinas de leitura interagindo com todas as crianças inclusive com as que estão em processo de inclusão. Para isso carrega consigo livros em braile e em áudio, além de explicar como é a vida do deficiente visual. A partir disso, incentiva as crianças a criarem suas próprias histórias, as quais são gravadas e transformadas em livro-áudio, e posteriormente são disponibilizados para todas as escolas do município.
O resultado dessas atividades tem se mostrado bastante promissor, segundo a Diretora de uma das escolas que receberam o Projeto, “Além do incentivo à leitura, as crianças estão convivendo com as diferenças de forma mais solidária e tolerante, é isso que temos sentido com o projeto em nossa escola”.

O Projeto Ouvindo com o Coração mostra que o uso das tecnologias no processo de inclusão, quando acompanhadas e bem orientadas configuram grandes aliadas da educação, pois possibilitam uma aprendizagem com eficiência, além de promover a cidadania e o desenvolvimento humano.

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