segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Tecnologia e a inclusão de deficientes visuais nas escolas

Anaci de Lima Moreira - 1017179
Michele Barbosa Krüger - 1018034
 
 
 
 
 
 
A tecnologia atualmente vem ganhando espaço dentro do ambiente escolar promovendo aos alunos a facilidade de acesso ao conhecimento e suas diversas fontes de pesquisa, dessa forma, superando suas dificuldades e aproximando-os cada vez mais da realidade em que vivem.
Grande parte dessa tecnologia está gerando novas oportunidades para os alunos que possuem alguma deficiência, tornando-os mais autônomos em relação à aprendizagem e as influências da sociedade a qual estão inseridos.
Com o avanço da tecnologia em sala de aula, os alunos com deficiência visual encontram através da informática meios para suprir suas necessidades, sanando suas dúvidas e ampliando seus conhecimentos.
Segundo pesquisas cerca de 55 mil alunos tem deficiência visual no país, sendo que aproximadamente 51.311 alunos estão classificados com baixa visão e os outros 4.604 são cegos.
Com base nessas informações e para superar os obstáculos criados por suas “limitações” foram desenvolvidos alguns softwares capazes de auxiliar os deficientes visuais dentro das escolas, tornando sua aprendizagem mais significativa e eficaz.
Os softwares podem ser utilizados em todas as disciplinas desde que acompanhados por um profissional responsável e com formação adequada para o uso dos aplicativos. Recomenda-se que os aplicativos sejam usados a partir da alfabetização, onde a criança começa criar um vínculo com a sociedade e com o meio em que reside.
Alguns professores de uma escola do Rio Grande do Sul usam essa nova tecnologia que conta com três aplicativos que podem ser usados na inclusão dos deficientes visuais, sendo eles, os ampliadores de tela que é uma ferramenta utilizada para os deficientes de baixa visão, ou seja, aqueles que não são cegos, possibilitando que o mesmo amplie imagens, ícones, textos facilitando a percepção dos mesmos. Há também os leitores de tela, que são usados para que os deficientes possam ler tudo o que está na tela do computador, como por exemplo, imagens, e-mails, textos, gráficos, etc. E como terceiro aplicativo há o digitalizador de texto que pode ser usado como uma espécie de scanner capaz de ler em voz alta documentos, jornais, livros, bulas de remédio, correspondências e todo tipo de material impresso.
Vale lembrar que todos os aplicativos listados são de grande importância na contribuição da aquisição do conhecimento dos deficientes visuais e sua inclusão com o meio, ressaltando que todos contêm resultados positivos desde que usados corretamente e que um complementa o uso do outro, podendo e devendo ser usados juntos para obter um melhor resultado.
Como vantagens os aplicativos só têm a somar no desenvolvimento desses alunos, fazendo com que eles ganhem autonomia, superem seus limites e interajam cada vez mais com o mundo ao seu redor.
Mas como nem tudo é perfeito, como desvantagem podemos citar que nem todas as escolas podem fornecer acesso a essa tecnologia com o auxilio da informática, assim, limitando alguns recursos dos alunos com deficiência visual.
 
 


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