Anaci de Lima
Moreira - 1017179
Michele
Barbosa Krüger - 1018034
Fonte: http://institutoconscienciago.com.br/curso/oficina-atividades-inclusivas-para-deficiencia-visual
A
tecnologia atualmente vem ganhando espaço dentro do ambiente escolar promovendo
aos alunos a facilidade de acesso ao conhecimento e suas diversas fontes de
pesquisa, dessa forma, superando suas dificuldades e aproximando-os cada vez
mais da realidade em que vivem.
Grande
parte dessa tecnologia está gerando novas oportunidades para os alunos que
possuem alguma deficiência, tornando-os mais autônomos em relação à aprendizagem
e as influências da sociedade a qual estão inseridos.
Com
o avanço da tecnologia em sala de aula, os alunos com deficiência visual
encontram através da informática meios para suprir suas necessidades, sanando
suas dúvidas e ampliando seus conhecimentos.
Segundo
pesquisas cerca de 55 mil alunos tem deficiência visual no país, sendo que
aproximadamente 51.311 alunos estão classificados com baixa visão e os outros 4.604
são cegos.
Com
base nessas informações e para superar os obstáculos criados por suas “limitações”
foram desenvolvidos alguns softwares capazes de auxiliar os deficientes visuais
dentro das escolas, tornando sua aprendizagem mais significativa e eficaz.
Os
softwares podem ser utilizados em todas as disciplinas desde que acompanhados
por um profissional responsável e com formação adequada para o uso dos
aplicativos. Recomenda-se que os aplicativos sejam usados a partir da alfabetização,
onde a criança começa criar um vínculo com a sociedade e com o meio em que
reside.
Alguns
professores de uma escola do Rio Grande do Sul usam essa nova tecnologia que
conta com três aplicativos que podem ser usados na inclusão dos deficientes
visuais, sendo eles, os ampliadores de tela que é uma ferramenta utilizada para
os deficientes de baixa visão, ou seja, aqueles que não são cegos, possibilitando
que o mesmo amplie imagens, ícones, textos facilitando a percepção dos mesmos.
Há também os leitores de tela, que são usados para que os deficientes possam
ler tudo o que está na tela do computador, como por exemplo, imagens, e-mails, textos,
gráficos, etc. E como terceiro aplicativo há o digitalizador de texto que pode
ser usado como uma espécie de scanner capaz de ler em voz alta documentos,
jornais, livros, bulas de remédio, correspondências e todo tipo de material
impresso.
Vale
lembrar que todos os aplicativos listados são de grande importância na
contribuição da aquisição do conhecimento dos deficientes visuais e sua
inclusão com o meio, ressaltando que todos contêm resultados positivos desde
que usados corretamente e que um complementa o uso do outro, podendo e devendo ser
usados juntos para obter um melhor resultado.
Como
vantagens os aplicativos só têm a somar no desenvolvimento desses alunos,
fazendo com que eles ganhem autonomia, superem seus limites e interajam cada
vez mais com o mundo ao seu redor.
Mas como nem tudo é
perfeito, como desvantagem podemos citar que nem todas as escolas podem
fornecer acesso a essa tecnologia com o auxilio da informática, assim, limitando
alguns recursos dos alunos com deficiência visual.
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