terça-feira, 5 de setembro de 2017

O Tablet a favor do autismo

           

Alunas:  Vanusa Amaral Nóra RU 1794891
Taise Consoladora Rech RU 1818469
Polo – Vacaria-RS
Data 30-08-2017




         O Tablet a Favor do Autismo

                                         Fonte: E.E.E.F.Nossa Senhora da Oliveira

          Uma importante ferramenta tecnológica está facilitando o cotidiano escolar de um  aluno autista TDAH (Transtorno Déficit Atenção Hiperatividade) com 10 anos de idade, estudante do 4º ano  da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Oliveira, na cidade de Vacaria-RS.     
           Esta ferramenta é o Tablet, que auxilia este aluno nas aulas, pois o mesmo ainda não está alfabetizado e tem dificuldades de concentração. O uso é orientado e supervisionado pela professora e a monitora deste aluno autista, bem como quando ele frequenta a sala de recursos da referida escola no turno inverso da sua escolarização.
           É através das cores, animações, a facilidade ao tocar na tela, que estimula esta criança a se concentrar e até mesmo na sua coordenação motora e auxilia no seu processo de inclusão.
          Além de vários joguinhos pedagógicos  um dos aplicativos instalado no tablet é o ABC Autista, os níveis variam do mais simples até mais avançado e através deste aplicativo o aluno vai adquirindo a aprendizagem dentro das  suas habilidades e competências.
          O aluno faz uso do tablet desde o 3º ano e gosta de realizar as atividades no mesmo, pois através dele interage de uma forma lúdica proporcionando uma autonomia na realização das atividades, melhorando seu desempenho escolar, na sua linguagem e interação social  e assim não se sente excluído da turma e os colegas também adoram ajudar o aluno. Ele demonstra alegria ao utilizar este recurso tecnológico. A professora observa pequenos avanços na sua aprendizagem mas de muita importância devido a suas limitações.
       Outro aluno autista matriculado no 6º ano do Ensino Fundamental da referia escola também faz uso do tablet. A professora da sala de recursos relata que ao utilizar o tablet o aluno consegue concentrar-se por um determinado tempo na realização das atividades.
        Apesar de todas essas vantagens ainda que os benefícios sejam amplos, a orientação e acompanhamento são fundamentais para usarem o Tablet e seus aplicativos de forma correta ajudando no processo de aprendizagem e inclusão.
       Para garantir a eficiência no uso do Tablet e ter seus benefícios o professor e o monitor deste aluno focam a ferramenta como um meio de aprendizagem e não simplesmente deixam o dispositivo totalmente a disposição da criança, sem uma supervisão  e atividades bem direcionadas desta forma evita-se  que este recurso acabe virando um vício  e impeça a criança de realizar outras atividades propostas  e ela simplesmente ficar mais isolada ainda.









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