Alunas:
Vanusa Amaral Nóra RU 1794891
Taise Consoladora Rech RU 1818469
Polo – Vacaria-RS
Data 30-08-2017
O Tablet a Favor do Autismo
Fonte: E.E.E.F.Nossa Senhora da Oliveira
Uma importante ferramenta
tecnológica está facilitando o cotidiano escolar de um aluno autista TDAH (Transtorno Déficit
Atenção Hiperatividade) com 10 anos de idade, estudante do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa
Senhora da Oliveira, na cidade de Vacaria-RS.
Esta ferramenta é o Tablet, que
auxilia este aluno nas aulas, pois o mesmo ainda não está alfabetizado e tem
dificuldades de concentração. O uso é orientado e supervisionado pela
professora e a monitora deste aluno autista, bem como quando ele frequenta a
sala de recursos da referida escola no turno inverso da sua escolarização.
É através das cores, animações, a
facilidade ao tocar na tela, que estimula esta criança a se concentrar e até mesmo
na sua coordenação motora e auxilia no seu processo de inclusão.
Além de vários joguinhos pedagógicos um dos aplicativos instalado no tablet é o ABC
Autista, os níveis variam do mais simples até mais avançado e através deste
aplicativo o aluno vai adquirindo a aprendizagem dentro das suas habilidades e competências.
O aluno faz uso do tablet desde o 3º ano e
gosta de realizar as atividades no mesmo, pois através dele interage de uma
forma lúdica proporcionando uma autonomia na realização das atividades, melhorando
seu desempenho escolar, na sua linguagem e interação social e assim não se sente excluído da turma e os
colegas também adoram ajudar o aluno. Ele demonstra alegria ao utilizar este
recurso tecnológico. A professora observa pequenos avanços na sua aprendizagem
mas de muita importância devido a suas limitações.
Outro aluno autista matriculado
no 6º ano do Ensino Fundamental da referia escola também faz uso do tablet. A
professora da sala de recursos relata que ao utilizar o tablet o aluno consegue
concentrar-se por um determinado tempo na realização das atividades.
Apesar de todas essas vantagens ainda que os
benefícios sejam amplos, a orientação e acompanhamento são fundamentais para usarem
o Tablet e seus aplicativos de forma correta ajudando no processo de
aprendizagem e inclusão.
Para garantir a eficiência no uso
do Tablet e ter seus benefícios o professor e o monitor deste aluno focam a
ferramenta como um meio de aprendizagem e não simplesmente deixam o dispositivo
totalmente a disposição da criança, sem uma supervisão e atividades bem direcionadas desta forma
evita-se que este recurso acabe virando
um vício e impeça a criança de realizar
outras atividades propostas e ela simplesmente
ficar mais isolada ainda.
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