Acessibilidade na informática
TECNOLOGIA DE PONTA PARA CEGOS FAVORECE ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL
Por
Caroline Argôlo
Almeida (ru: 1022282)
Denize Aline Nobre Caldeira
(ru: 1380151)
Doriana Lais Amaral (ru: 1576960)
Marlôva Helena dos Santos Spagnol (ru: 1575641)
Polo – Caxias do Sul
Data ( 08/09/2017)
Fonte:
Tecnologias da sala de aula (2017)
Programa
interativo para deficientes visuais ou com baixa visão que auxilia na
aprendizagem são utilizados pela sala de recursos da EMEF Presidente Tancredo
de Almeida Neves em Caxias do Sul
A
professora da sala de recursos da EMEF Presidente Tancredo de Almeida neves,
Cristiana Andrade, de 32 anos, preocupada com seu aluno Fabian Lucena, que é
cego desde os 4 anos, quando foi atingido por um tiro de espingarda de pressão,
disparada por acidente, por seu irmão, investiu em pesquisas para procurar
suprir a lacuna deixada pela falta de visão na criança.
Ao
entrar em contato com Universidade de Caxias do Sul, para saber o que poderia
fazer para auxiliar seu aluno, Cristiana tomou conhecimento que essa
instituição, no setor de tecnologia de informação, utiliza um software livre
Dosvox, que auxilia os acadêmicos cegos. Em um primeiro momento, a professora
fez um estudo do software e do seu surgimento, bem como uma análise de como ele
poderia ser útil para o seu aluno.
O Dosvox foi
desenvolvido por pesquisadores da UFRJ, na década de 90, e é destinado
a atender aos deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que
pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série
de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no
trabalho. O programa pode ser utilizado também por pessoas que não têm contato
prévio com a informática, fato que possibilitou a disseminação do mesmo, em um
país com alto índice de analfabetismo digital.
O
aprendizado do aluno que tiver esta ferramenta será melhor se ele possuí-la
pois, ao invés de simplesmente ler o que está na tela, o programa estabelece
interfaces adaptativas específicas, como diversos programas de caráter
didático-lúdico, ampliador de telas para pessoas com visão reduzida, programas
sonoros para acesso à internet, etc.
Dentre
as vantagens, destaca-se que fala em português, pois foi o primeiro desenvolvimento para cegos no
mundo cuja síntese de voz se dá em idioma português (o número de cegos
brasileiros que dominam outros idiomas ainda é mínimo). Oferece um alto grau de
interatividade; seu desenvolvimento está baseado no que chamamos de interface
especializada, havendo a preocupação em reduzir ao máximo qualquer
comprometimento técnico em grau elevado (o DOSVOX praticamente
"conversa" com seus usuários). Seu custo: está disponível
gratuitamente na Internet.
O
estudante parte do reconhecimento do teclado, para produzir textos sem ter o
impulso de olhar o teclado, fato comum
que acontece com aqueles que têm baixa visão.As
pessoas cegas têm, em geral, uma ligação muito forte com som. Daí o DOSVOX
proporcionar diversos utilitários para processamento multimídia. Os aplicativos
de multimídia são acionados teclando a opção "M" seguido de uma letra
que representa a abreviatura do programa desejado. A tecla "F1"
apresenta então o "menu multimídia". Esse é um dos muitos benefícios
da ferramenta.
Estudantes
do curso de letras da UFRJ cooperam nas tarefas de atendimento ao usuário do
programa, como a transcrição de textos, impressão de textos em braile,
consultoria técnica em microcomputadores, o que faz com que toda a comunidade
escolar se envolva no aprendizado.
Estudantes
que utilizam a ferramenta verbalizam o quanto ela foi significativa para as
suas vidas. É o caso de José Otto Falcão, que diz “ Dosvox foi uma luz que
encontrei em minha vida para facilitar os meus estudos e o trabalho, através de
dele me comunico com o mundo dos visuais e dos invisuais”, eles também relatam
que a ferramenta é uma grande família onde cada usuário faz parte de anseios
desse projeto, e desejam que ele se desenvolva cada vez mais, e que cheguem
cada vez mais àqueles que necessitam, pois a situação da maioria dos cegos no
Brasil é crítica.
A partir
do aprendizado a respeito da ferramenta, Cristiana percebeu que facilmente
poderia instalá-lo no computador da sala de recursos de sua escola para
facilitar a vida de seu aluno Fabian, que hoje, comemora antigas lembranças
através da leitura digital.
Parabéns,
Cristiana, pela iniciativa!
É muito
bom saber que pesquisadores dedicam suas vidas à preocupação com o bem de
todos!
Na
área da deficiência visual, já é uma tecnologia comum e utilizado na sala de
recursos. E este material poderá ser usada na sala de aula regular, pois é uma
ferramenta com download gratuito.
Atualmente
o projeto conta com mais de 80.000 usuários espalhados pelo Brasil, Portugal e
Argentina em função de sua eficácia e divulgação.
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