quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O LIVRO INCLUSO INFANTIL: TECNOLOGIA E LITERATURA, ALIADOS TORNA-SE FACILITADORES DA LEITURA PARA DEFICIENTES VISUAIS


O LIVRO INCLUSO INFANTIL:
TECNOLOGIA E LITERATURA, ALIADOS TORNA-SE  FACILITADORES DA LEITURA PARA DEFICIENTES VISUAIS.
Por (Adriana Muler Martins Freitas, RU 1272141)
Polo – Vacaria-RS PAP

I
             


Data 10/08/2017
foto:divulgação 

Vivem no Brasil, de acordo com o censo do IBGE mais de seis milhões de deficientes visuais. A deficiência visual abrange várias condições oftalmológicas, entre elas a cegueira, que atinge pouco mais de meio milhão de brasileiros
Regina Oliveira, ficou cega aos sete anos de idade, hoje coordenadora da Fundação Dorina Nowill, para cegos, que  há quase 70 anos trabalha em prol da inclusão de pessoas cegas e com baixa visão.
Regina explica oque é o livro inclusivo infantil. Trata-se de um livro para crianças cegas ou com baixa visão ,á família, colegas de escola e professores. O livro é impresso tanto em braille como em tinta também, com fonte ampliada, para crianças com baixa visão possam ler .O livro inclusivo pode ser lido tanto por deficientes visuais quanto por pessoas que enxergam. O livro foi desenvolvido para ambos usarem, além da edição em papel, existem também um CD com audiodescrições das imagens e um audiobook.
Por se tratar de um livro infantil, as ilustrações são estilizadas em alto relevo e com muitas cores e contrastes que estimulam também as crianças com baixa visão.
“Com o livro acessível, a criança não vai ficar excluída dentro da sala de aula e nem dentro da família. Essa criança precisa de algo parecido com o que crianças que enxergam têm. Apesar da importância do braille para a alfabetização, ter a audiodescrição e o contorno em relevo aproxima a criança das outras”, afirma Regina
 A Fundação Dorina Nowill lançou recentemente a Coleção Clássicos Infantis Acessíveis, que constitui dez títulos, entre eles “Chapeuzinho Vermelho”, “Branca de Neve”, “Peter Pan”, “Robin Hood” e “Rapunzel”, em três mil tiragens de cada história. A produção contou com o auxílio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) que foram distribuídas  em bibliotecas, escolas e instituições voltadas para deficientes visuais, além de ser vendida pelo site da Fundação.
A escola Municipal de Educação Infantil Prof° Mathias Claro de Lima Filho foi uma das contempladas  com a coleção de livro incluso infantil, onde as professoras utilizam com seus alunos de pre-escola, cujo um dos mesmo é deficiente visual.

A professora Francieli  relata que com a utilização dos livros incluso infantil, seus alunos não questionam mais porque o aluno Brayan ,deficiente visual precisa usar o livro diferente do qual eles usam, assim todos utilizam o mesmo livro e descobrem juntos o fascinante mundo da leitura.

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