Polo – Caxias do Sul
Data (12/09/2017)
Foto autorizada de Nicolle Santos
De acordo com estudos realizados sobre
ferramentas tecnológicas com aluno de inclusão pode ser utilizados aplicativos
em escolas com alunos inclusos em educação especial em determinadas disciplinas
de maneira que o aluno entenda e não prejudique os demais colegas.
Na disciplina de língua portuguesa
pode se usar a musica como técnica de aprendizagem para alunos com deficiência visual.
Na faixa etária de onze anos que já estão no quinto ano do ensino fundamental
pode se usar o aplicativo “ACORD” como ferramenta em tabletes, computadores e
smartphone para auxiliar crianças com a leitura, conhecimento de verbos através
da musica emitidas através de sons sonoros ouvidos de maneira que englobe a
comunicação e aprendizagem através da musica.
A musica amplia o desenvolvimento
cognitivo porque favorece o conhecimento através de sons produzidos por
vibrações que deslocam formando ondas sonoras que são captadas através da audição.
Com o aplicativo “ACORD” o objetivo é que os alunos possam aprender sem
visualizar os instrumentos musicais, mas sim ouvindo sons e com o tato sentem
as cordas, teclas, botões e outros.
O aplicativo “ACORD” possibilita ouvir as melodias das notas
musicais que são muito importantes nos meios de comunicação, neste conhecimento
facilita o aprendizado adquirindo experiências diretas e concretas na modalidade
musical, estimulando aprendizagem para aqueles alunos que querem seguir a
carreira artística na musica ou teatro
As
vantagens do aplicativo “ACORD” que ele
é representado como notas sobrepostas em uma partitura onde se faz entender que
é um grupo de notas tocadas ao mesmo tempo. É importante lembrar que esse
recurso depende de cada caso ou patologia, por isso não são todos os alunos com
deficiência visual que utilizam a musica.
Conforme o desempenho da
audição à necessidade de adaptação de material e de outros cuidados, para não prejudicar
a audição com volumes elevados para não haver desvantagens do aplicativo “ACORD”
nas atividades em sala de aula inclusive onde vai ter outros alunos sem deficiência
no ambiente onde os especiais estão inclusos. Outra desvantagem é que não pode
ser usado em todas as disciplinas porque muitos professores não concordam.
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