terça-feira, 12 de setembro de 2017

Som Musica e Inclusão

Por Mônica Cabral RU:1222890 Franciela Scaim RU:1268987
Polo – Caxias do Sul
Data (12/09/2017)
Foto autorizada de Nicolle Santos



 De acordo com estudos realizados sobre ferramentas tecnológicas com aluno de inclusão pode ser utilizados aplicativos em escolas com alunos inclusos em educação especial em determinadas disciplinas de maneira que o aluno entenda e não prejudique os demais colegas.
Na disciplina de língua portuguesa pode se usar a musica como técnica de aprendizagem para alunos com deficiência visual. Na faixa etária de onze anos que já estão no quinto ano do ensino fundamental pode se usar o aplicativo “ACORD” como ferramenta em tabletes, computadores e smartphone para auxiliar crianças com a leitura, conhecimento de verbos através da musica emitidas através de sons sonoros ouvidos de maneira que englobe a comunicação e aprendizagem através da musica.
A musica amplia o desenvolvimento cognitivo porque favorece o conhecimento através de sons produzidos por vibrações que deslocam formando ondas sonoras que são captadas através da audição. Com o aplicativo “ACORD” o objetivo é que os alunos possam aprender sem visualizar os instrumentos musicais, mas sim ouvindo sons e com o tato sentem as cordas, teclas, botões e outros.
O aplicativo “ACORD”  possibilita ouvir as melodias das notas musicais que são muito importantes nos meios de comunicação, neste conhecimento facilita o aprendizado adquirindo experiências diretas e concretas na modalidade musical, estimulando aprendizagem para aqueles alunos que querem seguir a carreira artística na musica ou teatro
  As vantagens do aplicativo “ACORD”  que ele é representado como notas sobrepostas em uma partitura onde se faz entender que é um grupo de notas tocadas ao mesmo tempo. É importante lembrar que esse recurso depende de cada caso ou patologia, por isso não são todos os alunos com deficiência visual que utilizam a musica.

Conforme o desempenho da audição à necessidade de adaptação de material e de outros cuidados, para não prejudicar a audição com volumes elevados para não haver desvantagens do aplicativo “ACORD” nas atividades em sala de aula inclusive onde vai ter outros alunos sem deficiência no ambiente onde os especiais estão inclusos. Outra desvantagem é que não pode ser usado em todas as disciplinas porque muitos professores não concordam.

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