terça-feira, 26 de setembro de 2017

A CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO COM O USO DO BOARDMAKER NA ESCOLA DA INCLUSÃO

Por Inajara Machado dos Reis
Polo – Vacaria/RS
Data – 13/09/2017
 
Fonte: Imagem do autor
Sabe-se hoje que todas as escolas tem o dever de aceitar todo aluno em condições especiais por alguma deficiência no meio escolar, mas nem toda a escola está preparada e adaptada para essa inclusão.
Na cidade de Vacaria no estado do Rio Grande do Sul, uma escola se destaca entre todas para a inclusão do aluno com necessidades especiais. Na escola Jardim América localizada no bairro que leva o mesmo nome existe uma professora dedicada que trabalha não só com os alunos especiais, mas com todos da escola levando seu objetivo a incluir toda e qualquer criança com ou sem necessidades especiais. A professora Alexandra Borba, carinhosamente chamada por todos de “profe Xanda”, é formada em pedagogia, pós-graduada em psicopedagogia, alfabetização e letramento em capacitação para atendimento de aluno com deficiência, na sala de recursos da escola.
Dos diversos programas e recursos que a escola recebeu de incentivo para adaptação, inclusão e aperfeiçoamento das crianças e jovens no meio escolar e para a convivência no meio social, destaca-se o Boardmaker.
O Boardmaker é um programa para computador que contém um banco de dados gráficos com 4.500 símbolos de comunicação em português podendo-se estender para 11.000 símbolos. Ele é utilizado para ajudar em todas as disciplinas escolares incluindo na organização e disciplina do aluno. Este aplicativo é utilizado para qualquer idade e tipo de deficiência como síndrome de daw, deficiência intelectual, deficiência múltipla, paralisia cerebral e autismo, pois ajuda quando há a dificuldade em estabelecer uma comunicação no meio onde o aluno vive e convive com outros que não tem uma deficiência e ajudar na organização de sua rotina.
O trabalho da professora Alexandra atinge 22 alunos na inclusão sendo 09 alunos na parte da manhã e 13 alunos na parte da tarde. O atendimento se faz no horário inverso das aulas e a escola é preparada para atender a qualquer tipo de deficiência.
Com o uso desse aplicativo a professora Alexandra obteve melhoras na comunicação do aluno com deficiência, entre os colegas alfabetizados e sua própria família além de ajudar na sua organização de rotina do aluno com deficiência em seu dia a dia.
O uso desse aplicativo amplia o repertório da comunicação entre todos os alunos e professores onde envolve expressões e ajuda na compreensão com o auxílio de figuras e vocábulos de palavras fora ou dentro do computador. Para cada tipo de deficiência há o recurso de personalizar a comunicação atendendo as necessidades de cada aluno.
O Broardmaker que é o instrumento de comunicação entre o aluno com deficiência, o aluno alfabetizado e os professores também é conhecer as realidades e desafios a serem enfrentados. A escola não possui muitos recursos, pois quando precisa trabalhar fora do computador com os alunos o conteúdo precisa ser impresso e isso torna a funcionalidade do programa limitado, mas nem por isso se deixa de atendê-los, pois a professora monta seu cenário de aula com os recursos alternativos que ela possui para que seus alunos se tornem os jovens e adultos na escola da inclusão.
Protocolo 15/09/2017 201709155770416967CFE

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